Currículos

27/03/2017

  • Solange Garcia

    Graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Mestrado em Matemática pela Universidade de Brasília (UNB), Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Pós-doutorado na Heriot-Watt University na Escócia (Bolsa FAPESP). Atualmente é professora do Departamento de Contabilidade da FEARP-USP. Pesquisa na área de Contabilidade Social e Ambiental, com ênfase na integração de indicadores financeiros, sociais e ambientais nos sistemas de controle gerenciais e na divulgação de empresas (Relato Integrado, Global Reporting Initiative GRI, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ODS). Trabalha com metodologias ativas e simulação para ensino com modelos multicritério de apoio a decisão (MCDA). É líder dos Grupos de Pesquisa Tecnologias Educacionais para o Desenvolvimento Sustentável aplicadas à Contabilidade e Administração (AME4S) e Métricas para Sustentabilidade Corporativa (MP4S).

    Lattes, AME4S, MP4S, Research Gate, ORCID

  • Lara Bartocci Liboni

    Bolsista Pós-doutorado no Exterior CNPq 2019-2020 – University of Western Ontario (UWO), Ivey Business School. Professora Associada do Departamento de Administração, da FEARP/USP. Graduada em Administração pela FEARP/USP (2002), mestre (2005) e doutora-Phd (2009) em Administração pela FEA – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP – Universidade de São Paulo. Pós-doutora pela UNESP (FEB-Bauru). Livre-docente pela FEARP/USP? Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Linhas de pesquisas desenvolvidas: sustentabilidade e educação para a sustentabilidade; green supply chain; capacidades dinâmicas e competências; e visão sistêmica. Atua como coordenadora brasileira do Golden for Sustainability, em parceria com a Universidade Luigi Bocconi (Milao – Itália), Coordena o Center on Innovation, Systems and Sustainability e participa do NEB ? Núcleo de Economia de Baixo Carbono da USP e do Inint ? Grupo de pesquisa em Internacionalização na FEARP. É vice-presidente da Sociedade Latino Americana de Sistemas e Sustentabilidade. É parecerista de congressos e periódicos internacionais, além de atuar como membro de corpo editorial de periódicos. É editora executiva do Latin American Journal of Management for Sustainable Development.

    Lattes

  • Ian Thomson

    Professor de Contabilidade e Sustentabilidade na Escola de Negócios da University of Birmingham (UK). Bacharel em Contabilidade e Finanças pela Heriot-Watt University (UK) e Contador Gerencial Certificado (ACMA). É diretor do centro de pesquisas Lloyds Banking Group Centre for Responsible Business (LBGC) e presidente do Centre for Social and Environmental Accounting Research (CSEAR). Sua pesquisa é direcionada à análise de práticas contábeis existentes e o design de novas práticas híbridas de contabilidade e sustentabilidade alinhadas com os conceitos de desenvolvimento sustentável. Possui vasta pesquisa multidisciplinar incluindo estudos sobre implementação de tecnologias limpas, engajamento de stakeholders, ensino, contabilidade cidadã e mídias sociais, prestação de contas de programas de desenvolvimento social, prestação de contas de emissões de carbono e benchmarking de negócios responsáveis.

    Página, LBGC, CSEAR

  • Luiz Antonio Titton

    Graduação e Doutorado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), Mestrado em Administração de Organizações e Pós-Doutorado em Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEARP-USP). Atualmente é sócio-fundador da startup News Cool Tecnologia Educacional, incubada no Polo Tecnológico SUPERA, no campus da USP de Ribeirão Preto SP. Foi membro do conselho consultivo da International Simulation and Gaming Association (ISAGA), Holanda. Pesquisa Metodologias Ativas e desenvolveu ao longo de sua carreira diversos simuladores que foram adotados por Instituições Financeiras e Universidades. Tem atuado como facilitador de jogos de empresas e outras atividades educacionais com uso de simuladores e atualmente produz EAD com enfoque no ensino de empreendedorismo e gestão de startups.

  • Maria Lúcia Bahia Lopes

    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Pará ? UFPA (1989), mestrado em Economia pela Universidade da Amazônia ? UNAMA (2001) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa ? UFV (2008). Atualmente atua como Técnica Científica VI, Economista da Coordenadoria de Sustentabilidade, Meio Ambiente e Estudos Econômicos, do Banco da Amazônia, e Editora Técnica da Revista Amazônia: Ciência & Desenvolvimento. Docente do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano da UNAMA. Atuou como avaliadora dos Prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente, edições 2015, 2017 e 2018; Avaliadora dos projetos submetidos ao Edital Público de Pesquisa 2018, do Banco da Amazônia; Avaliadora dos projetos submetidos ao chamamento público para seleção de organizações da sociedade civil e/ou instituições de ensino, pesquisa e extensão para executar projetos de Tecnologias Sociais, dentro do Programa TecSocial, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica ? SECTET, em 2018. Avaliadora de artigos submetidos aos Congressos da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural ? SOBER, Edições 2009-2019.

    Lattes

  • Adriana Maria Procópio de Araujo

    Graduação em Administração de Empresas; Graduação em Ciências Contábeis; Mestrado em Contabilidade e Controladoria pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Livre Docente pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorada em Educação pela UFSCar, Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Pós-doutorada no College of Law, University of Illinois (Bolsa FAPESP). Pesquisadora na University of Illinois em 2016-2017, Law School. Atualmente é Professora Titular da Universidade de São Paulo, Departamento de Contabilidade.

  • Marcia Athayde Moreira

    Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo, mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília, especialista em Magistério Superior pela Universidade Ceuma e graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará. Atua como professora e pesquisadora em duas instituições de ensino: Universidade Federal do Pará e Universidade da Amazônia, sendo que suas pesquisas estão concentradas em duas áreas: contabilidade de gestão e empreendedorismo, e, sustentabilidade empresarial, com forte viés para a educação. Atualmente encontra-se vinculada à três Grupos de Pesquisa, ao Grupo de Pesquisa NEGOA (UNAMA), ao Grupo de Pesquisa CGET (UFPA) e ao Grupo de Pesquisa AME4S (USP). É editora-chefe da Revista Paraense de Contabilidade, vinculada ao Conselho Regional de Contabilidade do Pará desde o ano de 2016. Além das atividades acadêmicas, realiza atividades de consultoria para o desenvolvimento e fortalecimento do empreendedorismo e em contabilidade gerencial, com ênfase em análise de investimentos, planejamento estratégico, implantação de sistemas de custos e controles.

    Lattes, Orcid

  • Luciana Oranges Cezarino

    Pesquisadora científica da área de Ciências Sociais Aplicadas no campo da Administração de Organizações. Compõen seus principais temas de pesquisaa sustentabilidade corporativa, em especial a ligação sistêmica entre a estratégia empresarial, competências socioemocionais e as operações mais limpas. Em termos de formação profissional tem pós-doutorado no Politécnico de Milão, Itália, pelo Programa Erasmus Smart-2, doutoramento e mestrado em organizações pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP). Sanduiche no período do doutoramento na Universidade Luigi Bocconi em Milão, Itália, sob a supervisão do Professor Maurizio Zollo. Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atuação didática como professora adjunta nível II em regime de dedicação exclusiva na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Os grupos de pesquisa que atua como coordenadora são SSYSD – Social Systems and Sustainable Development (SSYSD) e Núcleo de Estudos Aplicados à Gestão Integrada de Operações (NEAGIO) na UFU. Como membro, faz parte do Golden for Sustainability sediado pela Unversidade Bocconi e ISSS (Capítulo Brasileiro) – International Society for the System Sciences na FEARP-USP. É editora chefe da Latin American Journal of Management for Sustainable Development (inderscience). Orientadora nível mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional (PPGO) ambos da UFU e ainda, pelo Programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações (PPGAO) da FEARP/USP. Em termos de extensão preside o Comitê Gestor de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CGODS) da UFU e o projeto Principles of Responsible Management Education (PRME) na Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen) da UFU. Mãe de dois filhos.

    Golden

  • Idalberto José das Neves Júnior

    Doutorado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB), Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela UCB. Graduações em Ciências Contábeis e em Tecnologia em Processamento de Dados pela Associação Cultural e Educacional de Barretos. Professor da Universidade Católica de Brasília – UCB. Gerente de Soluções da Diretoria de Controladoria do Banco do Brasil S.A. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Comunidade Escolar: Encontros e Diálogos Educativos – CEEDE. Tem experiência na área de Educação, Ensino Superior, Ciências Contábeis e Administração. Temas de estudo: Educação: ensino e aprendizagem, teoria da complexidade e pensamento ecossistêmico; Administração: gestão estratégica, gestão do conhecimento, arquétipos, modelos mentais e aprendizagem organizacional; Ciências Contábeis: ensino e pesquisa em contabilidade, controladoria, contabilidade de custos e perícia contábil.

    Lattes, LinkedIn

  • Fernando Fonseca

    Economista com MBA em Finanças e certificado pelo IIRC no Programa de Treinamento de Relato Integrado. Mais de cinco anos atuando como empreendedor em projetos relacionados às questões econômicas, ambientais, sociais e de governança (EESG, na sigla em inglês) por meio da consultoria Multi Capital Solutions, da qual é CEO e fundador. Experiência de mais de 20 anos no segmento financeiro atuando como consultor nas áreas de comunicação corporativa e relações institucionais e como auditor na área de auditoria interna, período em que desenvolveu habilidades no processo de elaboração de relatórios corporativos não financeiros que seguem as melhores práticas internacionais como a Global Reporting Initiative (GRI) e o International Integrated Reporting Council (IIRC). É um dos coordenadores da Comissão Brasileira de Acompanhamento do Relato Integrado (CBARI), ex-diretor executivo de sustentabilidade e relato integrado na Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contábeis (ANEFAC), membro da Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento sustentável (ABRAPS), professor das disciplinas Governança Corporativa, Sustentabilidade e Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e instrutor do módulo adicional do Programa de Treinamento de Relato Integrado do IIRC.

    LinkedIn

  • Flavio Pinheiro Martins

    Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, FEA-RP/USP. Aluno de mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Administração de Organizações da FEA-RP/USP na linha: Inovação e Sustentabilidade. Atualmente trabalha Superintendência de Gestão Ambiental da USP (SGA-USP). É membro da Comissão do Principles For Responsible Management Education (PRME) da FEA/RP-USP e dos Grupos de Trabalhos – Sustentabilidade na Administração, Uso e Ocupação do Solo e Educação Ambiental da Comissão Técnica de Gestão Ambiental do Campus USP Ribeirão Preto. Tem experiência na área de licitações e contratos públicos. Pesquisa políticas públicas para o desenvolvimento sustentável e formação de lideranças responsáveis, em especial sob a lente dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

    Lattes

  • Rafael Arantes

    Desenvolvedor de sistemas computacionais. Graduado em Informática Biomédica pela Universidade de São Paulo (USP) com mestrado e doutorado na área de Física Aplicada à Medicina e Biologia pela mesma instituição. A enfase do mestrado e doutorado se deu na área de física computacional, que envolve modelagem matemática e simulação computacional de fenômenos físico, no caso envolvendo seres vivos. Após a formação passou por um treinamento técnico onde colaborou com o desenvolvimento do OpenDataBio. Entrou para a equipe para implementar parte do sistema computacional utilizado nas atividades do grupo.

    Lattes, LinkedIn, Github