Informações adicionais

Quer saber mais sobre a alimentação dos animais de laboratório?
A dieta dos animais possui uma composição adequada para a espécie, com vitaminas e minerais necessários para seu bom desenvolvimento, além de possuir uma dureza necessária para que os animais possam praticar o ato de roer. Na grande maioria dos centros de pesquisa essa dieta passa por processo de esterilização por irradiação ou por autoclave.

Como é a gaiola onde os animais são alojados?
Essa é uma gaiola para alojamento de ratos que permite que eles tenham acesso a água e ração à vontade. As gaiolas possuem uma altura que permitem que os animais se levantem e possam manter os movimentos naturais da espécie. Eles são mantidos agrupados por sexo, respeitando o número máximo permitido para a espécie e espaço físico, dentro das recomendações estabelecidas pela legislação brasileira. O agrupamento dos ratos é necessário devido ao seu comportamento sociável. As gaiolas são identificadas individualmente para que o pesquisador tenha acesso as informações dos animais como: espécie, modelo animal, data de nascimento, número de animais, sexo e outras que forem necessárias. Nesse compartimento (foto do comedouro) estão armazenadas a ração e os bebedouros onde os animais podem ter livre acesso. A água e a ração devem ser esterilizadas para evitar contaminação aos animais.

Conheça mais sobre a cama e o enriquecimento ambiental
Sempre que possível é recomendado a inclusão de um item para enriquecimento do ambiente, que permita aos animais expressarem seus comportamentos naturais, como por exemplo: esconder, cavar túneis, entre outros comportamentos característicos da espécie.
Neste caso foi introduzido um tubo de papelão, próprio para animais de laboratório, devidamente esterilizado.
Os tubos permitem aos animais usarem o material para construção de ninhos ou apenas utilizar como esconderijo e descanso.