OBSERVASANCA

Este projeto foi realizado a muitas mãos. Foi um longo trabalho que exigiu muita dedicação e contou com a colaboração de muitas pessoas. Compartilhar os resultados com toda a comunidade através deste portal que, além de ser uma forma de democratizar o conhecimento, é também um espaço interativo para seguirmos realizando atividades de forma colaborativa, é um momento de muita alegria para nós! Por isso, aqui você pode conhecer um pouquinho das pessoas que “colocaram a mão na massa” para que tudo isso acontecesse!

ANTONIO SIMPLICIO DE A. NETO (AUTOR)

Professor Associado da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Departamento de História. Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela PUC-SP, Mestrado e Doutorado pela FEUSP. Atua na formação de professores de História e nos PPGs História e ProfHistória.

CHRISTIANA ANDRÉA V. PRUDÊNCIO (AUTORA)

Professora Adjunta da Universidade de Santa Cruz em Ilhéus/BA, Departamento de Ciências Biológicas. Pesquisadora da área de ensino de ciências e formação de professores. Desenvolve pesquisas sobre Educação CTS e sobre as Relações étnico-raciais no ensino e formação de professores de ciências.

DENISE DE FREITAS (ORGANIZADORA E AUTORA)

Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/SP). Pesquisadora da área de formação de professores de Ciências, processos de ensino e aprendizagem, educação em ciências e biologia e ambientalização curricular. Desenvolve pesquisas abordando as relações Ciência-Tecnologia e Sociedade na educação científica.

MARCELO ADORNA FERNANDES (AUTOR)

Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar/SP. Graduado em Ciências Biológicas pela UFSCar, mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar e doutor em Geologia/Paleontologia pela UFRJ. Desenvolve pesquisa e orienta alunos de graduação e pós-graduação em Paleoecologia e Paleoicnologia.

MARCIO HENRIQUE BERTAZI (AUTOR)

Doutor em Ciências da Engenharia Ambiental pela USP, Mestre em História pela FCL-UNESP, Bacharel em Filosofia pela UFSCar e Engenheiro Ambiental pela USP. Trabalha na área de história ambiental, educação ambiental e ecologia política.

PAULO HENRIQUE PEIRA RUFFINO (REVISOR DE CONTEÚDO ESPECÍFICO)

Pesquisador Científico – nível V do Instituto de Pesquisas Ambientais /Secretaria da Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Ecólogo e mestre em Engenharia Civil. Atua em Áreas Protegidas e Unidades de Conservação, principalmente com os seguintes temas: educação ambiental e conservação da biodiversidade.

RITA DE CÁSSIA DE ALMEIDA (AUTORA)

Professora da Rede Estadual de Ensino de São Carlos. Licenciada em História e Geografia, Doutora e Mestre em Ciências Ambientais. Tem experiência, tanto como pesquisadora quanto na formação de professores em Projetos de Educação Ambiental e tutoria em cursos de ensino a distância.

ANGELINA SOFIA ORLANDI

Funcionária do Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo – Campus São Carlos (CDCC/USP), chefe da Seção de Divulgação Científica e responsável pelo setor de Química. Bacharelado em Química, Doutorado em Ciências Ambientais e Especialização em Formação de Agentes Locais de Sustentabilidade Sócio-Ambiental. Tem experiência na área de resíduos sólidos urbanos, ensino de Ciências e Química, formação de professores e produção de materiais didáticos.

SALETE LINHARES QUEIROZ

Professora Livre Docente do Instituto de Química da Universidade de São Paulo – Campus São Carlos/SP (IQSC). Diretora do Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (CDCC/USP) e Coordenadora do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino de Ciências Naturais lato sensu da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora da área de Educação, com ênfase em Educação Química: linguagem, novas tecnologia e estado da arte no ensino de química.

SILVIA APARECIDA M. DOS SANTOS (ORGANIZADORA E AUTORA)

Funcionária do Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo – Campus São Carlos (CDCC/USP), responsável pelo setor de Biologia e Educação Ambiental. Ecóloga e doutora em Ciências Ambientais. Tem experiência na área de educação ambiental, ensino de Ciências e Biologia, formação de professores e produção de materiais didáticos.

PAOLA CAMARGO SARTORI

Ex-estagiária do Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo – Campus São Carlos (CDCC/USP), pelo setor de Biologia e Educação Ambiental. Possui formação técnica em Administração pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (2018). Graduanda em Gestão e Análise Ambiental na UFSCar. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC (2021/2022 e 2022/2023). Interesse acadêmico e profissional em Saneamento Ambiental e Gestão de Águas, com foco em temas relacionados à Educação Ambiental, Percepção Ambiental, Divulgação Científica e Alfabetização Científica.