São softwares e serviços disponíveis em plataformas digitais comercializados ou fornecidos gratuitamente por desenvolvedores de soluções de tecnologia da informação aplicadas à pesquisa científica que permitem que pesquisadores constituam seus próprios bancos de referências bibliográficas, as citem de maneira prática e automatizada em seus trabalhos e as insiram com facilidade na relação de fontes consultadas ao final deles. Revelam-se especialmente úteis durante o planejamento da pesquisa e o processo de redação de documentos acadêmicos.
Graças à integração desses gerenciadores com renomadas fontes de conteúdos e bases de dados, como a Web of Science, o Portal de Periódicos Capes e mesmo o Portal de Busca Integrada da USP, é possível criar verdadeiras bibliotecas pessoais contendo referências, resumos, links para acesso e – quando de acesso aberto – até mesmo arquivos de artigos, monografias, livros, dissertações de mestrado, teses de doutorado e de outros documentos importados diretamente dos acervos desses repositórios digitais. Dentro dessas bibliotecas, os pesquisadores podem agrupar as referências e os arquivos por temas, gerenciá-los e organizá-los em coleções específicas de modo a tornar seu trabalho de pesquisa e seu processo de escrita mais cômodos – algumas delas possuem até mesmo ferramentas nativas que permitem tanto a leitura quanto o fichamento de textos armazenados. Por meio das plataformas digitais que hospedam esses gerenciadores, conseguem também compartilhar suas bibliotecas e coleções pessoais com outros pesquisadores e grupos de pesquisa e trocar com eles informações, referências e documentos. Essas coletâneas podem ainda ser incrementadas e abastecidas com referências de documentos que não estejam nas bases de dados integradas – alguns desses gerenciadores oferecerem, inclusive, extensões para alguns navegadores de internet que possibilitam reconhecer e capturar dados referenciais de alguns documentos diretamente das páginas da web em que eles podem ser consultados.
Outro recurso extremamente útil oferecido por alguns desses gerenciadores é um plug-in que pode ser instalado em softwares de edição e processamento de textos como Microsoft Word e LibreOffice e que permite que o pesquisador cite de maneira prática, automatizada e nos formatos exigidos por algumas das principais normas de citação adotadas no meio acadêmico – ABNT, APA, Chicago, Vancouver, entre outras – as referências bibliográficas armazenadas em sua biblioteca pessoal enquanto redigi seu trabalho.
Diante das diversas funcionalidades oferecidas por esses gerenciadores de referências e citações, incentivamos os pesquisadores a explorarem cada um dos aqui indicados para encontrarem aquele que melhor atenda às suas necessidades e se adeque às suas rotinas de trabalho.
Para mais informações sobre essas ferramentas de gestão da pesquisa, consulte:
Gerenciadores de referências e citações – Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da USP
* Os processos de celebração e vencimento de assinaturas de algumas das ferramentas de gestão da pesquisa indicadas são muito dinâmicos, por isso, nem sempre conseguimos atualizar o status de disponibilidade de recursos aqui em tempo real. Caso não consiga utilizar alguma das ferramentas sugeridas, por favor, confira a situação da assinatura diretamente no portal da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da USP e no Portal de Periódicos Capes.
Acesso aberto
Acesso restrito à comunidade USP disponível
Acesso restrito à comunidade USP indisponível
Quando o ícone de acesso aberto estiver acompanhado de um de acesso restrito, parte dos recursos é de acesso aberto e parte de acesso restrito – disponível (verde) ou indisponível (preto)
seg. a sex.
8h às 21h
seg. a sex.
8h30 às 18h
seg. a sex.
8h às 15h / 16h às 22h
seg. a sex.
9h às 22h