Universidades, institutos de pesquisa, entidades de classe profissional, publicações científicas e determinadas áreas de concentração exigem que a formatação de trabalhos acadêmicos em suportes digital e impresso desenvolvidos por pesquisadores vinculados a eles observe regras e diretrizes específicas. Elas determinam padrões para aspectos como organização geral de documentos, medidas de margens e de espaçamentos, tamanhos e estilos de fontes a serem utilizados, tipos e posicionamento de paginação e para formatos de capas, lombadas, folhas de rosto, erratas, folhas de avaliação/aprovação, dedicatórias, agradecimentos, epígrafes, resumos, listas de siglas, abreviaturas e tabelas, sumários, títulos, subtítulos, citações, referências bibliográficas, glossários, apêndices, anexos e de índices.
O programa de pós-graduação da Faculdade de Direito da USP, por exemplo, prescreve a adoção das normas de apresentação definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Reunimos aqui algumas fontes de informações acerca das principais normas e diretrizes de apresentação de trabalhos acadêmicos adotadas na Universidade de São Paulo e na Faculdade de Direito.
* Os processos de celebração e vencimento de assinaturas de algumas das ferramentas de gestão da pesquisa indicadas são muito dinâmicos, por isso, nem sempre conseguimos atualizar o status de disponibilidade de recursos aqui em tempo real. Caso não consiga utilizar alguma das ferramentas sugeridas, por favor, confira a situação da assinatura diretamente no portal da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da USP.
Acesso aberto
Acesso restrito à comunidade USP disponível
Acesso restrito à comunidade USP indisponível
Quando o ícone de acesso aberto estiver acompanhado de um de acesso restrito, parte dos recursos é de acesso aberto e parte de acesso restrito – disponível (verde) ou indisponível (preto)
seg. a sex.
8h às 21h
seg. a sex.
8h30 às 18h
seg. a sex.
8h às 15h / 16h às 22h
seg. a sex.
9h às 22h