Turnitin é uma ferramenta dedicada à verificação de similaridade entre textos que tem por objetivo prevenir a ocorrência de plágios. Ela é especialmente útil durante o processo de elaboração e escrita de artigos, monografias, teses, dissertações e demais trabalhos acadêmicos, pois permite que seus autores identifiquem passagens do texto e citações que, em meio ao atribulado processo de redação, por descuido, não tenham sido devidamente creditadas, apresentadas – isto é, que estejam em desacordo com as normas técnicas de citação – ou ainda que mereçam maior atenção e reformulação por apresentarem elevada semelhança com textos de outros autores.
Com exceção dos docentes vinculados a programas de graduação e pós-graduação, que são credenciados para uso da ferramenta diretamente pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da USP, discentes, egressos cadastrados na plataforma Alumni USP e funcionários da Faculdade de Direito podem usufruir desses recursos preenchendo o formulário de inscrição na estação de autochecagem do Turnitin disponível ao lado/abaixo. Após o preenchimento do formulário, os inscritos recebem um e-mail de boas-vindas do Turnitin acompanhado de um link para a criação de uma senha de acesso. Concluída essa etapa, já é possível acessar a ferramenta por meio do endereço de e-mail informado no preenchimento do formulário de inscrição – o qual recomendamos que seja, preferencialmente, um e-mail institucional da USP – e da senha criada. No primeiro acesso, é solicitado que os usuários definam uma pergunta e uma resposta secreta para recuperação da senha em caso de esquecimento e que concordem com os termos de uso da plataforma Turnitin. Finalizados todos esses trâmites, o usuário poderá acessar o serviço diretamente no endereço da plataforma na internet, sem a necessidade de estar conectado à rede privada da universidade por meio do software de conexão remota VPN-USP.
Na estação de autochecagem, os usuários podem submeter seus trabalhos e avaliar o grau de similaridade com autonomia, sem depender do suporte de docentes, e com sua privacidade resguardada, sem que o uso que fazem da ferramenta seja monitorado por qualquer indivíduo. Os textos submetidos são comparados àqueles encontrados na web, na base de artigos indexados Crossref, em uma base de dados contendo publicações coletadas ao longo de mais de 10 anos e em outra contendo trabalhos de estudantes de algumas instituições clientes do Turnitin. Em questão de minutos, os usuários têm acesso a um robusto relatório de similaridade, no qual trechos dos textos em que foram encontradas similaridades são destacados, inclusive as passagens devidamente citadas – o que simplifica a tarefa de revisar as citações para se certificar de que elas estão em concordância com as normas técnicas de apresentação.
Os arquivos a serem submetidos devem ter, no máximo, 100 MB, no mínimo, 20 palavras e, no máximo, 800 páginas de conteúdo escrito e podem estar nos formatos Microsoft Word, Power Point, WordPerfect, PostScript, PDF, HTML, RTF, OpenOffice (ODT), Hangul (HWP), Google Docs ou textos simples. A verificação de similaridade é realizada em todos os conteúdos em formato de texto – inclusive tabelas e equações que estiverem em formato de texto e não em formato de imagem. É possível solicitar até quatro verificações de similaridade de um mesmo arquivo num período de 24 horas; alcançado esse limite, novas verificações só poderão ser realizadas após o fim desse prazo.
Confira mais informações, outras funcionalidades e orientações de uso detalhadas do Turnitin em:
Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da USP – Integridade e Prevenção do Plágioseg. a sex.
8h às 21h
seg. a sex.
8h30 às 18h
seg. a sex.
8h às 15h / 16h às 22h
seg. a sex.
9h às 22h