Modelagem matemática e computacional da dinâmica populacional de Aedes Aegypti

Grigori Chapiro – grigori@ice.ufjf.br

Data: 10 de outubro de 2024

Horário: 15h

Local:  sala 249 do bloco A – IME

Transmissão:  https://meet.google.com/ssy-gyjx-iys 


Resumo

O mosquito Aedes aegypti é o principal vetor transmissor de várias doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Seu controle requer um melhor entendimento da dinâmica populacional espacial do mosquito, incluindo seu ciclo de vida. A maioria dos modelos descrevem a dinâmica da população total dos mosquitos. Esta abordagem não permite tratar aspectos espaciais do Aedes aegypti importantes o ponto de vista da saúde pública. Nesta palestra será mostrado como modelar a dinâmica populacional espacial deste mosquito usando equações diferenciais parciais. Os modelos desenvolvidos foram aplicados em dois estudos comparando os casos homogêneo (os valores dos parâmetros não dependem da topografia) e heterogêneo (alguns valores dos parâmetros mudam com a topografia, i.e., diferenciam ruas, casas, parques, etc.). O primeiro estudo [1] focou na utilização de inseticidas. A partir do modelo foram obtidas fórmulas relacionando o coeficiente de capacidade de suporte da fase aquática às quantidades mensuráveis experimentalmente, como o número máximo de mosquitos fêmeas, ovos e larvas. Simulações computacionais apontam que a frequência semanal de aplicação de inseticida resulta no maior controle do vetor. Além disso, resultados do cenário heterogêneo, mostram que a população de mosquitos permanece dentro dos blocos de casas, limitando a aplicabilidade de inseticidas. O segundo estudo [2] focou na utilização de mosquitos geneticamente modificados. A partir do modelo é possível determinar analiticamente os valores críticos da periodicidade de liberação e da quantidade de mosquitos geneticamente modificados para o controle populacional. As estimativas analíticas foram validadas através de simulações computacionais e a frequência de aplicação ótima obtida é próxima da reportada na literatura.

Referências:

[1] Silva, M.R., Lugão, P.H. and Chapiro, G., Modeling and simulation of the spatial population dynamics of the Aedes aegypti mosquito with an insecticide application, Parasites & Vectors, 13, pp.1-13, 2020.

[2] Silva, M.R., Lugão, P.H., Prezoto, F. and Chapiro, G., Modeling the impact of genetically modified male mosquitoes in the spatial population dynamics of Aedes aegypti, Scientific Reports, 12(1), p.9112, 2022.de dezembro de 2024

Scroll to top