FacebookTwitterGoogle Plus

Bolsa de PD em Engenharia de Materiais

Universidade de São Paulo, Pirassununga/SP, Brasil

Dentro do escopo do projeto de pesquisa Tecnologias Ecoeficientes Avançadas em Produtos Cimentícios-AECem, o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Materiais para Biossistemas (NAP BioSMat) da Universidade de São Paulo (USP), Brasil, está selecionando candidato(a) a pós-doutoramento interessado(a) em trabalhar nesse projeto de longa duração.

O Projeto, que se vincula ao Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), tem por objetivo central o desenvolvimento e a disseminação de diferentes tecnologias para produtos cimentícios mais sustentáveis. Os principais objetivos do projeto são a redução da emissão de gases de efeito estufa, da demanda de energia, do gasto de água e de outros insumos naturais. Tendo em vista as tendências de crescimento populacional e expansão da infraestrutura civil nos países em desenvolvimento, fatores econômicos são igualmente essenciais para o desenvolvimento sustentável, por conta dos limitados recursos financeiros nessa área.

Os objetivos específicos a serem atingidos pelo candidato são:
– O aumento da eficiência de aglomerantes para atendimento da demanda de produtos cimentícios, com impacto ambiental reduzido;
– O desenvolvimento de nanopartículas e fibras funcionais, de modo a aumentar a funcionalidade e o desempenho dos produtos finais;
– A implantação de ferramentas para otimizar a pegada de CO2 desses materiais.

Espera-se que o(a) candidato(a) desempenhe suas atividades com especial atenção para sistemas de aglomerantes com capacidade de incorporar CO2 por carbonatação acelerada de cimentos alternativos, em conjunção com a incorporação de partículas lignocelulósicas. As atividades a serem desempenhadas pelo(a) candidato(a) devem incluir:
– Tratamentos funcionais e nanofibrilação de fibras lignocelulósicas para aplicações de alto desempenho;
– Estudo da zona de transição entre fibra vegetal e matriz cimentícia;
– Carbonatação acelerada como um procedimento de cura para materiais compósitos de fibrocimento;
– Otimização dos aglomerantes cimentícios não convencionais;
– Avaliação da evolução da hidratação de pastas à base de cimento ao longo do tempo, com sua caracterização mecânica e microestrutural;
– Caracterização física, química e mineralógica das cinzas de biomassa para análise da sua possível atividade pozolânica;
– Exequibilidade técnica e científica de produtos de cimento contendo cinzas agroindustriais.

Candidatos(as) elegíveis interessados devem apresentar grau de doutor completo há menos de sete anos e experiência de pesquisa em materiais de construção, resíduos agroindustriais, materiais pozolânicos, e técnicas de caracterização de materiais (ou outros tópicos correlatos). São igualmente essenciais a demonstração clara de capacidade de comunicação oral e por escrito em inglês, bem como a habilidade de trabalho, ao mesmo tempo independente e cooperativo em um time multidisciplinar. No processo seletivo, será fortemente valorizada a robustez em publicação dos resultados científicos em periódicos internacionais de alto impacto, com processo editorial seletivo e bem definido.

Para participar, por favor submeter carta de interesse, CV completo e referências pessoais para prof. Holmer Savastano Jr., NAP BioSMat, FZEA USP, Av. Duque de Caxias Norte, nº 225, CEP 13635-900, telefone (19) 99417 7040, ou preferencialmente por e-mail para holmersj@usp.br (com o assunto “PD FAPESP BioSMat”), até 10/12/2020.

Informações adicionais sobre a bolsa FAPESP:
– Dedicação – integral (40 h/semana);
– Duração – 16 meses (início previsto até março/21);
– Valor – R$ 7.373,10/mês (tabela FAPESP).

O Projeto Tecnologias Ecoeficientes Avançadas em Produtos Cimentícios-AECem é coordenado pelo prof. Vanderley John, da Escola Politécnica (Pesquisador Responsável, Poli-USP). A presente bolsa PD é para trabalho integrado junto à equipe do Projeto, sob a supervisão direta do prof. Holmer Savastano Junior (Pespquisador Principal), NAP BioSMat USP, Campus de Pirassununga, SP.