Fale conoscoFacebook

Histórico

A proposta de criação de um curso de Bacharelado em Biotecnologia nasceu a partir de discussões entre docentes que atuam em diferentes áreas do conhecimento na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, considerando a experiência docente e a qualidade de infraestrutura de ensino, pesquisa e serviços que a USP dispõe para garantir o sucesso na formação de recursos humanos nessa área. Tal proposta foi, inicialmente, apresentada em uma reunião geral dos docentes do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza (LCN) em setembro de 2015. No dia 01/03/2016, a Comissão de Coordenação de Curso de LCN, em sua 96ª Reunião Ordinária, oficializou a criação de um grupo de trabalho para se estudar a viabilidade de criação do novo curso de Biotecnologia, cuja proposta foi aprovada no mês de outubro de 2016. A continuidade do processo se deu com a apreciação e aprovação da proposta pela Comissão de Graduação da EACH no dia 27/10/2016 e pela Congregação da Unidade em 30/11/2016. Finalmente, o novo curso foi aprovado pelo Conselho de Graduação em 28/06/2017 e pelo Conselho Universitário em 04/07/2017. A abertura da primeira turma do curso de Bacharelado em Biotecnologia deve ocorrer já em 2018, com oferecimento de 42 vagas via vestibular da FUVEST e 18 vagas via SISU. O curso tem duração mínima de 8 semestres e aulas no período diurno.

Reunião do Grupo de trabalho. De esquerda à direita: Profa. Dra. Patrícia Oliveira, Prof. Dr. Tiago Francoy, Prof Dr. Rodrigo Willemart, Prof. Dr. Felipe Chambergo, Prof. Dr. Carlos Molina, Profa. Dra. Viviane Nunes, Profa. Dra. Káthia Honório, Prof. Dr. Luis Conti e Prof. Dr. Diego Falceta (no PC).

A proposta aprovada do curso de Bacharelado em Biotecnologia visa à formação de um profissional multidisciplinar com habilidades científicas e de empreendedorismo necessárias para sua atuação nas diversas áreas de pesquisa e em empresas de Biotecnologia, como na produção de vacinas, fármacos, anticorpos, além de alimentos, insumos agrícolas e de biocombustíveis, entre outros, explorando de forma sustentável a vasta biodiversidade presente no país.

Além disso, tal curso pretende preencher uma lacuna, na USP, de um curso de graduação por ingresso direto em Biotecnologia e, assim, a EACH deverá contribuir com a formação de recursos humanos nesta área, colaborando para o atendimento da Política Nacional de Desenvolvimento da Biotecnologia e também com o desenvolvimento do estado de São Paulo, o maior pólo biotecnológico do país.