De acordo com a ONU, Biotecnologia significa qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica (ONU, Convenção de Biodiversidade 1992, Art. 2).

A Graduação em Biotecnologia

Na 983ª Sessão do Conselho Universitário (04/07/2017) da Universidade de São Paulo e com 95 votos favoráveis foi aprovada à criação do curso de Bacharelado em Biotecnologia, proposto pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), localizada na área Leste do campus capital da USP. O curso de graduação, carreira 400 – Bacharelado em Biotecnologia, com total de 8 semestres, oferece 60 vagas no período diurno. Em cerimônia realizada no dia 05 de setembro de 2017, na sala do Conselho Universitário da Universidade de São Paulo, com a presença do Magnífico Reitor Prof. Dr. Marco Antonio Zago, do Ilmo vice-reitor Prof. Dr. Vahan Agopyan, do Ilmo Pró-reitor de Graduação Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes, da Diretora da EACH Profa. Dra. Maria Cristina Motta de Toledo, da vice-diretora da EACH Profa. Dra. Neli Aparecida de  Mello-Théry, do Presidente da Comissão de graduação da EACH Prof. Dr. Luciano Digiampietri e da Coordenadora pró-tempore do curso de bacharelado em Biotecnologia Profa. Dra. Viviane Abreu Nunes, foi realizada a inauguração do curso de Bacharelado em Biotecnologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades.

A proposta aprovada do curso de Bacharelado em Biotecnologia visa a formação de um profissional multidisciplinar com habilidades científicas e de empreendedorismo necessárias para sua atuação nas diversas áreas de pesquisa e em empresas de Biotecnologia, explorando de forma sustentável a vasta biodiversidade presente no país, contribuindo com o desenvolvimento do pais.

Visite o Curso de Graduação em Biotecnologia

Turmas da graduação em Biotecnologia

A graduação em Biotecnologia em Fotos

A Pós-Graduação em Biotecnologia

O Programa de Pós-Graduação Interunidades em Biotecnologia (PPIB) da Universidade de São Paulo é um programa stricto sensu de formação de recursos humanos em nível de pós-graduação para a atuação em Biotecnologia. O PPIB é constituído por 3 instituições: a Universidade de São Paulo (USP), o Instituto Butantan da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (IBu) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), as quais são amplamente reconhecidas em seus campos de atuação.  As unidades da Universidade de São Paulo que participam do PPIB são: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), Instituto de Biociências (IB), Escola Politécnica (EP) e Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ).

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia iniciou suas atividades em 1991, ao nível de Mestrado, com a participação de 4 Unidades da Universidade de São Paulo (USP), além do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e do Instituto Butantan da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (IBu). A aprovação pela USP foi publicada no DO em 13/04/1991. Nessa ocasião, foram credenciados 26 orientadores, oferecidas 55 disciplinas e o Programa admitiu 14 alunos ingressantes. O Programa iniciou suas atividades em 1991, inicialmente em nível de Mestrado, com a admissão de 14 estudantes ingressantes. Em 1998, o Programa solicitou extensão para o nível de Doutorado aos órgãos competentes da Universidade de São Paulo. Os 6 primeiros estudantes de doutorado foram admitidos em 1999.

Visite o Programa de Pós-Graduação Interunidades em Biotecnologia