A Festa do Livro da USP: tradição, democratização e uma parceria que fortalece o conhecimento.
A Festa do Livro da USP é um evento tradicional que começou em 1999, no campus do Butantã, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Inicialmente, ela foi idealizada para divulgar as publicações universitárias, com preços acessíveis, e promover o encontro entre leitores, autores e editoras. Ao longo de mais de duas décadas, tornou-se um dos maiores eventos literários de São Paulo, oferecendo descontos de no mínio 50% em milhares de títulos.
A chegada da Festa à EACH: uma nova fase.
Em 2008, a festa expandiu-se para a EACH- USP, na Zona Leste, por iniciativa de docentes e discentes do curso de Gestão de Políticas Públicas (GPP), que coordenaram as primeiras edições locais.
Entre 2008 e 2015, ocorreram oito edições na EACH. Após uma pausa em 2016 e 2017, a Edusp assumiu a organização em 2018, realizando a 9ª e 10ª edições. Com o retorno pós-pandemia, as edições de 2023 e 2024 (11ª e 12ª) reforçaram o sucesso do evento, que ganhou destaque na mídia, incluindo matérias no SP1-GLOBO, ESTADÃO, TERRA, VEJA-SP e ANTENA 1.
O papel fundamental da Biblioteca da EACH
Desde a primeira edição na Zona Leste, a Biblioteca da EACH assumiu um papel estratégico:
- Curadoria do acervo
- Seleciona ativamente os títulos doados pelas editoras participantes;
- Realiza buscas minuciosas nos catálogos e no sistema Dedalus para evitar duplicações;
- Prioriza obras que complementam as áreas de ensino e pesquisa da EACH.
- Resultados expressivos
- Mais de 5.000 títulos incorporados ao acervo desde 2008;
- Destaque para obras de alto valor acadêmico, como:
– Produções de Djamila Ribeiro e Sueli Carneiro (questões raciais);
– Autores de relevância da sociologia e psicologia social (bell hooks e Regina Navarro Lins) ;
– Literatura premiada (ex.: Annie Ernaux -Nobel de Literatura 2022; “Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior).
- Ação para além dos livros:
- Enriquecimento de nosso acervo e do patrimônio;
- Construção ativa da história da EACH-USP;
- Valorização da cultura universitária e da Comunidade do entorno do campus
A 13ª Festa do Livro da USP
Neste ano de 2025, acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de abril a 13ª Feira, das 9h30 às 21h, com a participação de 48 editoras, com descontos de no mínimo 50% sobre o preço de catálogo.
Organizada pela Edusp em parceria com o Cursinho EACH/USP, o evento reúne 40 editoras que oferecerão seus títulos com 50% de desconto, incluindo grandes nomes como Companhia das Letras, Editora 34, Grupo Record, Martins Fontes, Editora UNESP, Edições Sesc, Vozes, a própria Edusp, dentre outras:
Além da comercialização de livros, a programação cultural contará com debates e encontros com personalidades como Jean Wyllys, Marco Bettine, Gabriela Azevedo, Bianca e Jonas Maria, abordando temas que vão desde literatura até questões sociais e ambientais.
Gratuito e aberto ao público, o evento reforça o compromisso da USP com a democratização do acesso ao conhecimento e a valorização da produção editorial. Mais informações podem ser obtidas no site oficial da FESTA DO LIVRO.
Por Fábio Takao Masuda e Sandra Tokarevicz.
Contribuição: Pedra Margarete de Siqueira Guidil Pires.