
O Dedalus é o Catálogo online de Acesso Público das bibliotecas da ABCD – Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da Universidade de São Paulo, compreende a coleção de livros, produção intelectual dos docentes, teses, dissertações e trabalhos acadêmicos, existentes nas bibliotecas de forma física e/ou disponíveis em meio eletrônico.
Você sabe como localizar um livro no Dedalus e na estante? Você sabe como é formado o número de chamada de um livro? Vamos explicar
Número de chamada
O número de chamada é composto primeiramente por um número de classificação. Na biblioteca da EACH, adotamos a Classificação Decimal de Dewey.
Classificação de Dewey
Para classificar e organizar o livro nas estantes e no catálogo online, é utilizado o sistema de Classificação Decimal criado em 1876 pelo bibliotecário Melvil Dewey (EUA, 1851-1931). Nele, podemos dividir o conhecimento em dez classes:
000 – Generalidades;
100 – Filosofia;
200 – Religião;
300 – Ciências Sociais;
400 – Linguagem;
500 – Ciências Naturais;
600 – Ciências Aplicadas;
700 – Artes;
800 – Literatura/Teatro;
900 – Geografia/História.
Cada uma dessas classes foram subdivididas em mais dez e assim por diante, por exemplo
500 – Ciências Naturais
510 – Matemática
510.9 – História da Matemática
Às classes principais podem ser acrescentados outros números para complementar o assunto, como por exemplo, delimitar o espaço geográfico.
711.4 – Planejamento Territorial Urbano
711.40981 – Planejamento Territorial Urbano – Brasil
711.4098161 – Planejamento Territorial Urbano – Brasil – São Paulo
Além do número de classificação do assunto abordado na obra, o número de chamada é composto por:
- Primeira letra do sobrenome e número designado ao autor, seguida da primeira letra do título da obra;
- Outros dados: número do volume, número da edição, número do exemplar, entre outros.
Exemplo, o livro do autor Brito:
BRITO, F. A. ; CÂMARA, João B.D. Democratização e gestão ambiental em busca do desenvolvimento sustentável. 3ª ed. 577.068 B862d 3.ed
577.068 → Gestão Ambiental
Brito ← B862 d → Democratização
3.ed → 3ª edição
Alguns livros possuem entrada pelo título, principalmente nos casos em que existem vários autores, organizadores ou editores. Por exemplo:
PURVES, William K.; SAVADA, David; ORIANS, Gordon H.; HELLER H. Craig. Vida: a ciência da biologia. Porto Alegre: Artmed, 2006. 570.7 V648p v1 6ed 2006 e2
570.7 → Biologia: Estudo e ensino
V648p → Vida
v1 → Volume 1
6ed → Sexta edição da obra
2006 → Ano da publicação
e2 → Exemplar 2
Fazendo pesquisa na base Dedalus
Exemplo – Busca do livro: Bioquímica Celular e Biologia Molecular

Ao digitar o título da obra no campo de pesquisa, não indicamos digitar as partícula “e”; “de”; “para”; “em” e etc.

Selecionar a EACH como base para busca ou deixar como catálogo geral para pesquisar em todas as bibliotecas da USP.
Quando encontrar um resultado satisfatório para a busca realizada, clicar em cima do título da obra.

Irá aparecer então, uma tela com as especificidades da obra, bem como, em quais bibliotecas ela se encontra. Na opção Itens na Biblioteca, clicar na biblioteca de interesse.

Na tela seguinte aparecerá todos os exemplares do material pesquisado constantes na Biblioteca escolhida. Na coluna Status, podemos visualizar quais exemplares circulam, ou seja, que podem ser emprestados, e quais exemplares não circulam. Outra coluna importante de ser analisada é a com a informação Emprestado até, que consta a data de devolução dos materiais emprestados.

Reserva Didática
No acervo da biblioteca da EACH, alguns exemplares podem não circular. Eles podem ser obras de referência, ou seja, dicionários e enciclopédias; ou reservas didáticas. Estas obras apresentam uma etiqueta amarela em sua lombada como forma de identificação.
Para mais informações, sobre como fazer uma pesquisa no Dedalus, visite o tutorial criado pela Biblioteca da ECA no canal do Youtube em: youtube.com/watch?v=fZtXMxuRBuc