
Empréstimos
Os empréstimos são realizados diretamente entre a biblioteca da EACH e os usuários, ou seja, quando a obra escolhida se encontra disponível para empréstimo no acervo da EACH no momento da procura. Para que o usuário consiga realizar o empréstimo de obras, é necessário que seja apresentado o e-card, ou comprovante de vínculo com a Universidade acompanhado de documento com foto.
Alunos especiais matriculados na EACH e alunos do Programa USP 60+, podem solicitar inscrição na Biblioteca da EACH pelo período de um semestre. Para isso, é necessário a comprovação do vínculo institucional.
Quantidade de obras e prazo para devolução dos empréstimos:
- Docentes: Podem pegar até 20 obras e tem até 30 dias para realizar a devolução;
- Alunos de Pós-Graduação: Podem pegar até 15 obras e tem até 21 dias para realizar a devolução;
- Alunos de Graduação: Podem pegar até 10 obras e tem até 10 dias para realizar a devolução;
- Servidores técnico-administrativos: Podem pegar até 10 obras e tem até 10 dias para realizar a devolução;
Durante o empréstimo, as obras ficam de inteira responsabilidade do usuário, que deve zelar pelo material e garantir que este será devolvido no prazo estipulado e sem sinal de avarias.
EEB – Empréstimo entre Bibliotecas

O empréstimo entre bibliotecas (EEB), deve ser solicitado quando alguma obra de interesse do usuário não está disponível na biblioteca da EACH, porém, possui exemplares disponíveis para empréstimo em outras bibliotecas de instituições de ensino superior como UNESP, UNG, outros campi da USP, entre outras bibliotecas de ensino superior presentes na cidade ou no estado de São Paulo.
Prazo de chegada
Os empréstimos solicitados em outras unidades USP, ou nas bibliotecas da UNESP, quando aceito, tem um prazo de 10 a 15 dias para chegada na unidade de origem do usuário via malote, nesse caso, o usuário irá retirar e devolver a obra solicitada em sua unidade de origem.
Já em outras bibliotecas, assim que o empréstimo é aprovado, é necessário que o usuário entre em contato presencialmente com sua unidade de origem para retirar uma guia de empréstimo, que deverá ser levada até a biblioteca onde encontra-se o livro solicitado. Nestes casos, tanto a retirada quanto a devolução deverão ser realizadas na biblioteca de origem do material solicitado.
As obras emprestadas via sistema EEB, deverão ser retiradas na unidade em um prazo máximo de 7 dias, caso a retirada não ocorra, a obra voltará a sua biblioteca de origem e o usuário solicitante ficará suspenso por um prazo de 15 dias.
Devolução e renovação
Os usuários terão o prazo de 30 dias para usufruir das obras emprestadas, podendo solicitar a renovação do prazo para a biblioteca de origem da obra, que poderá ser aceita ou não, de acordo com os critérios da unidade.
SISWEEB
As solicitações de empréstimo devem ser realizadas por intermédio do sistema SISWEEB, nele, o usuário deverá primeiramente realizar um cadastro com suas informações pessoais e unidade de origem. Após o cadastro, o usuário receberá em seu e-mail uma senha que deverá ser trocada no primeiro acesso.
Pelo sistema SISWEEB será possível acompanhar o andamento das solicitações e solicitar a renovação do prazo de empréstimo, se necessário.
Em caso de dúvidas, entrar em contato com a biblioteca por meio do e-mail: eeb-each@usp.br