Especial de férias: Indicações de livros (Final) – Literatura

Para a parte final da nossa postagem de férias, traremos nesse último dia de fevereiro três indicações de literaturas nacionais e três indicações de literaturas internacionais presentes em nosso acervo.

O Pequeno Príncipe – Saint-Exupéry, Antoine de

Uma das obras literárias mais lidas e conhecidas do mundo, conta a história do encontro e da amizade entre um aviador perdido no deserto e o pequeno príncipe, um menino dos “cabelos cor de ouro” que conta sobre a rotina em seu planetinha de origem, o asteroide B612, sobre a rosa que ele deixará lá, o perigo dos baobás, e seu encontro com moradores dos planetas vizinhos. 

Localização na biblioteca: 808.899282 S137p

Blade Runner: Androides sonham com ovelhas elétricas? Dick, Phillip K.

Em uma terra decadente coberta por uma poeira radioativa e devastada por uma guerra atômica, Rick Deckard é um caçador de recompensas. Para melhorar seu precário padrão de vida, Deckard sonha em substituir sua ovelha de estimação elétrica por um animal verdadeiro – um sonho de consumo que vai além de sua condição financeira. Ele vê a chance de realizar esse desejo ao ser chamado para um novo trabalho: perseguir e aposentar seis androides que assassinaram seus mestres e estão refugiados. Androides sonham com ovelhas elétricas? retrata uma atmosfera sombria e perturbadora para contar uma história impressionante e abordar questões filosóficas profundas sobre a natureza da vida, da religião, da tecnologia e da própria condição humana.

Localização na biblioteca: 813.5 D547br 3.ed.

Semente de bruxa – Atwood, Margaret

Félix está em seu melhor momento como diretor artístico do Festival de Teatro de Makeshiweg. Suas produções costumam encantar e desconcertar o público. Agora, ele irá produzir A tempestade de um jeito inédito: a peça não apenas aumentará sua reputação, mas servirá para curar antigas feridas emocionais…

… ou este era o plano. Após um ato de traição inimaginável, Felix exilou-se em uma cabana caindo aos pedaços, assombrado pelas memórias de uma filha perdida, enquanto espera por vingança.

Essa oportunidade chega doze anos depois, na forma do cargo de professor em um presídio. Ali, Felix e seus atores encarcerados finalmente montam A tempestade e preparam uma armadilha para os traidores que o destruíram. Mas a queda de seus inimigos será suficiente para reconstruir a vida de Felix?

Nesta primorosa atualização de A tempestade de Shakespeare, Margaret Atwood nos faz refletir sobre vingança, redenção e magia em camadas magistrais.

Localização na biblioteca: 813.5c A887s

O cheiro do ralo – Mutarelli, Lourenço

O livro que deu origem ao filme de Heitor Dhalia, protagonizado por Selton Mello, traz uma narrativa vertiginosa das obsessões crescentes de um cruel proprietário de uma loja de quinquilharias, que vive incomodado com o cheiro do ralo. Apesar de ser uma narrativa introspectiva, a ação não cessa em nenhum momento dessa obra violentamente poética, que deu novo rumo à ficção brasileira contemporânea. 

Localização na biblioteca: 869.935 M992c

Inferno – Mello, Patrícia 

Vencedor do Prêmio Jabuti, Inferno, tem como cenário uma favela carioca e como protagonista um menino que começa a trabalhar para o tráfico de drogas aos 11 anos. Numa narrativa rápida e tensa, a autora traça um panorama da violência e da face caótica da metrópole. Enquanto explora cada fato da vida de Reizinho – do mergulho no universo das drogas aos problemas com a família, a polícia e as facções rivais –, a autora penetra na mente do personagem, que fantasia, entre outras situações, o encontro com o pai que não conheceu, e cujo instinto de sobrevivência vai se tornando mais aguçado, ao mesmo tempo em que o que resta da inocência infantil desaparece.

Localização na biblioteca: 869.935 M528i

Jorge Amado – Bahia de Todos-os-Santos: Guia de ruas e mistérios

Neste guia informal da cidade de Salvador, Jorge Amado compõe um panorama que privilegia a cultura popular, os personagens, a topografia e a magia, sem esquecer a crítica social. Não se trata de um guia preocupado apenas com a descrição do pitoresco, mas de uma narrativa múltipla sobre o cotidiano da cidade e suas transformações ao longo das décadas. Do dia a dia do trabalhador braçal às receitas de quitutes baianos, da arte dos mestres da capoeira ao misticismo dos terreiros de candomblé, dos pequenos crimes dos “capitães da areia” à dura poesia dos pescadores e mestres de saveiros, da universidade às festas religiosas e pagãs, a vida de Salvador pulsa a cada parágrafo.

Localização na biblioteca: 869.935 A481bt

VOCÊ PODE GOSTAR ...