
Você sabia que a EACH possui localizada no acervo da Tecidoteca um conjunto de peles de animais?
Em abril de 2022, a Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos recursos Naturais Renováveis – IBAMA, doou um conjunto de peles de animais que foram confiscadas por serem resultantes de caça e do comércio ilegal. Com o objetivo de ressignificar o uso para a divulgação científica, o Instituto tornou a EACH responsável pela preservação desse material, não podendo comercializá-lo nem transferi-lo a terceiros.

A Exposição PELES: Água; Terra; Passarela, traz exemplares de pele já tratadas e tingidas no momento da apreensão para o comércio, visando despertar nos visitantes a responsabilidade ecológica.
Jacaré do pantanal (cayman yacare)

Lagarto monitor (varanus)

Pirarucu (arapaima gigas)

Píton-real (python reticulatus)

Sabendo que a caça e a execução de animais para a produção de roupas e acessórios é crime, a Tecidoteca expõe junto as peles, tecidos sintéticos que reproduzem o aspecto e o toque do couro e da pele de diversos animais. Esses tecidos podem substituir peles e couro natural no uso indumentário, ou seja, na confecção de sapatos, bolsas e os demais tipos de vestimentas.

As peles e os tecidos sintéticos estarão expostos para reforçar que através da tecnologia dos processos têxteis, os tecidos sintéticos podem se tornar uma alternativa para a representação da fauna nas passarelas sem agredir o meio ambiente.
