Atendimento

O balcão de atendimento é fundamental para a interação entre usuário e biblioteca. É no balcão de atendimento que os usuários têm o primeiro contato com a biblioteca e seus serviços, sendo uma área vital para a reprodução e divulgação de conhecimentos.
Dia a dia dos funcionários
Um dos funcionários responsáveis pelo atendimento ao usuário, Sidinei Basil, nos contou quais são as suas principais funções. Entre elas, podemos destacar, o serviço de empréstimo e devolução, atividades essenciais para a circulação do acervo, e para o compartilhamento de conhecimento. O retorno das obras no mesmo estado de conservação em que foi retirado da biblioteca, também é de suma importância para que o conhecimento possa ser sempre repassado a todos os usuários interessados.
Outras funções importantes realizadas pelos funcionários do atendimento são:
- Atendimento ao público, estudantes de graduação, pós graduação, docentes, comunidade 60+ e comunidade externa, de forma presencial, por e-mail ou contato telefônico, e também a outras seções da faculdade;
- A organização e cuidado do acervo por meio dos fundamentos da biblioteconomia;
- A instrução aos usuários de como buscar obras dentro do acervo por meio do banco de dados Dédalus;
- Controle do estado em que o acervo é devolvido, e encaminhamento para a restauração, se necessário;
- Controle da entrada de usuários;
- Guarda no acervo das obras emprestadas;
- Empréstimo entre bibliotecas (EEB), serviço de comutação bibliográfica (COMUT), entre outros.
Para Sidinei, a biblioteca serve não só como um espaço de estudo ou empréstimo de livros, mas sim como um ponto de troca de ideias e informações que a tornam um espaço vivo dentro da Universidade.
Contatos do atendimento:
Telefone: (11) 3091-1035
Email: bibatende-each@usp.br