Bibliotecas

Os estudantes da USP têm à disposição um sistema integrado de bibliotecas (SIBiNet), por meio do qual é possível ter acesso ao banco de dados bibliográficos, que localiza acervos disponíveis nas 39 bibliotecas da USP (capital e interior), abrangendo cerca de 4,5 milhões de volumes.

O SIBiNet também permite acesso a textos completos de revistas eletrônicas e dá informações sobre outros serviços como empréstimo domiciliar, empréstimo entre bibliotecas e comutação bibliográfica, que é a obtenção de fotocópias de artigos de revistas, via internet.

No sistema, o aluno encontra ainda o Catálogo Coletivo Regional de Livros do Estado de São Paulo, o catálogo online de livros em braille e os livros falados pertencentes às bibliotecas da região metropolitana de São Paulo.

– Bibliotecas no Campus

Mais de 112.000 livros; 41.300 periódicos e 9.500 teses, além de inúmeros materiais especiais de audiovisual e multimídia. Este é o acervo das bibliotecas instaladas no Campus da USP-São Carlos.

Ligadas diretamente às Unidades de Ensino e à Prefeitura do Campus, as bibliotecas dispõem de profissionais qualificados, serviços específicos – como reprografia, comutação bibliográfica e laboratório de idiomas – e infra-estrutura física adequada, que vai desde salas de estudo e vídeo a microcomputadores com acesso à internet.

» Biblioteca EESC
» Biblioteca IAU
» Biblioteca ICMC
» Biblioteca IQSC
» Biblioteca IFSC
» Biblioteca PUSP-SC

– Biblioteca Digital

A USP disponibiliza em sua Biblioteca Digital teses e dissertações apresentadas em todos os campi da Universidade. Assim, por meio da internet, alunos, pesquisadores e demais interessados do mundo inteiro podem consultar e até fazer donwnload do conteúdo gerado na pós-graduação.

Para ter o benefício: assim que o cadastro for efetivado no sistema, o que acontece alguns dias após matrícula, o aluno interessado poderá retirar obras das bibliotecas apresentando a carteirinha de estudante da USP.

» Clique aqui para acessar a biblioteca digital