Roseli Fígaro

biografia

Roseli Figaro formou-se em Jornalismo pela Faculdade Casper Líbero (1981), fez mestrado e doutorado na Escola de Comunicações e Artes, onde ingressou em 2001, no Departamento de Comunicações e Artes, na área de Comunicação e Linguagem. Realizou pós-doutorado na Université Aix-Marseille (2007) e fez estágio pós-doutoral no CIESPAL, Equador, (2016). Foi pesquisadora visitante no Instituto Tecnológico de Estudos Superiores do Ocidente, ITESO, México (2016); e professora convidada no CELSA – Université Sorbonne (2018).

É coordenadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho, CPCT da ECA-USP, primeiro centro de investigação a tratar da comunicação no mundo do trabalho e a compreender o trabalho como processo de comunicação. As pesquisas que coordena têm mostrado a relevância dos processos comunicacionais como trabalho e para a identificação das dramáticas do mundo do trabalho.

ensino

GRADUAÇÃO

Ministra disciplinas que propõem estudos sobre a Linguagem verbal nos meios de comunicação. Orienta TCCs e projetos de iniciação científica. Foi uma das fundadoras do curso Licenciatura em Educomunicação, implantado durante sua gestão como chefe de departamento.

PÓS-GRADUAÇÃO:

É orientadora de projetos de mestrado e doutorado, ministra as disciplinas Comunicação no mundo do trabalho: recepção e mediações; Atividade de Comunicação e de trabalho: implicações teórico-metodológicas. Coordenadora da Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da USP, período 2017-2019; 2019-2021.

pesquisa

É pesquisadora da bolsa Produtividade do CNPq nível 2. Dedica-se a pesquisa sobre as mudanças no mundo do trabalho dos comunicadores em face do trabalho digital e em empresas de plataformas. Estuda os processos de mudanças no trabalho no Brasil e na América Latina. Tem inúmeros projetos financiados pelas agências Fapesp e CNPq. Participa e coordena redes nacionais e Latino Americana de pesquisa sobre comunicação e trabalho.

cultura e extensão

Diretora editorial da revista Comunicação & Educação; e membro da comissão editorial da revista MATRIZes. Oferece cursos, seminários e palestras sobre os temas da comunicação no mundo do trabalho, o impacto das tecnologias digitais e do trabalho remoto na mudança das profissões da Comunicação. Atua em entidade científicas como diretora e conselheira.

atividades administrativas

Coordenadora do programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação nos períodos de 2017-2019 e 2019-2021. Chefe de Departamento por dois mandatos (2012 a 2016). Foi inúmeras gestões vice-chefe de departamento e também representante departamental no Comissão de Graduação.

produção intelectual

Tem 11 livros publicados, mais de 30 capítulos de livros e 70 artigos publicados em periódicos da área. O livro que deu origem às pesquisas sobre comunicação e trabalho denomina-se Comunicação e Trabalho. Estudo de Recepção: o mundo do trabalho como mediação da Comunicação (2001).

vídeos

Roseli Figaro ECA-USP | Seminário Estadual sobre Inovação e Gestão do Conhecimento – https://www.youtube.com/watch?v=JDDBweXo0Rk

Aula Pública Roseli Fígaro: qual o papel da Comunicação nas mudanças no mundo do trabalho? (Part. 1) Projeto Opera mundi –  https://www.youtube.com/watch?v=PyIt24finLk

Profa Dra Roseli Figaro – Censura e liberdade de expressão na atualidade https://www.youtube.com/watch?v=02Ki1ZNOHUI