ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES DO BLOG

XIV Workshop Saúde e Direitos Humanos e VII Workshop de Liderança e Mobilização Social.
O Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento (GEPESADES), em uma colaboração estratégica com o Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDiHuS) e a Liga de Direitos Humanos e Saúde (LIDIHUS), tem o prazer de anunciar a realização conjunta de dois grandes eventos: o XIV Workshop Saúde e Direitos Humanos e o VII Workshop de Liderança e Mobilização Social. Este evento é um convite à reflexão e à ação. Nosso objetivo central é debater a importância da participação social e política dos profissionais de saúde

Participação Social na prática: Trajetórias que valem memórias – Helen Morenghi
É no encontro entre experiência e compromisso que situamos a trajetória de Helen Morenghi, psicóloga, especialista em transtornos de aprendizagem e militante do Movimento Social de Educação Popular Emancipa, cuja atuação se enraíza nas periferias de Ribeirão Preto. Seu percurso profissional e político sempre esteve atravessado pela defesa dos direitos humanos, pelo acesso à educação e pela dignidade dos sujeitos — pilares que sustentam seu modo de estar no mundo. Essa mesma ética de compromisso encontra expressão concreta em sua atuação junto ao povo Warao, percurso que a conduziu ao

Participação social na prática: Trajetórias que valem memórias – Roberta Rodrigues
As teorias nos contam o que é possível, o que é comum, mas as vivências nos revelam as singularidades. Na América Latina, nos alimentamos com histórias, com elas aprendemos e ensinamos, por isso hoje contaremos um pouco da trajetória de Roberta Rodrigues, 43 anos, mulher negra, mãe e moradora do Ribeirão Verde (Ribeirão Preto-SP). Ela atua como agente comunitária de saúde, tem formação técnica em Enfermagem, graduação em Gestão Pública e Pós-Graduação em Saúde Pública. Neste material, destacamos, no entanto, outra de suas características constitutivas: o protagonismo que ocupa na

Educação Popular: perspectiva ética e política que orienta a formação de lideranças comprometidas com a transformação social.
Ao longo dos textos anteriores, refletimos sobre a participação como fundamento da cidadania e da democracia, e sobre a mobilização social como força coletiva capaz de gerar consciência política e transformar realidades. Essas discussões nos mostraram que a ação transformadora nasce tanto das estruturas sociais quanto das trajetórias pessoais que nelas se entrelaçam. Agora, voltamos o olhar para a educação popular, perspectiva que une essas dimensões ao reconhecer o diálogo e a partilha de saberes como caminhos de emancipação. Inspirada em Paulo Freire e Carlos Rodrigues Brandão, a educação popular