LINHAS DE PESQUISA

As linhas dos pesquisadores pertencentes ao Centro de Estudos em Direitos Humanos e Saúde, se dividem nas seguintes áreas: 

DIREITOS HUMANOS, DIREITO À SAÚDE E SAÚDE MENTAL

Os projetos buscam compreender as relações entre o processo de consolidação dos direitos humanos, especialmente do direito à saúde, e as mudanças nos serviços de saúde e de saúde mental, com base nos pressupostos da Reforma Sanitária e da Reforma Psiquiátrica e sobre a perspectiva de diferentes grupos da população. Dessa forma, são desenvolvidos projetos mais abrangentes, buscando aprofundar conhecimentos sobre tratados internacionais de direitos humanos e a jurisprudência de Cortes Internacionais, como a Corte Interamericana de Direitos Humanos. Há também projetos com foco no direito comparado. Com o objetivo de compreender a perspectiva de diferentes grupos sobre os direitos humanos e o direito à saúde, estão em andamento projetos desenvolvidos com pessoas com transtornos mentais, usuários de drogas e seus familiares, profissionais de saúde de diversos serviços e profissionais do direito. Com base nos resultados destes projetos iniciais, estão sendo desenvolvidas intervenções utilizando metodologias participativas.

SAÚDE E DESENVOLVIMENTO: DIREITO À SAÚDE E CONTROLE SOCIAL

Os projetos vinculam os fundamentos do direito humano à saúde com o exercício da cidadania por meio da participação social em diferentes instâncias. Além disso, aborda as possibilidades de controle social na área da saúde por meio dos Conselhos Municipais de Saúde, da Liderança e da Mobilização Social com foco na Participação Social em saúde.

CIÊNCIAS HUMANAS E A PROMOÇÃO DO CUIDADO EM SAÚDE

Esta linha de pesquisa prioriza as contribuições das ciências humanas em suas interfaces com os campos da saúde e da enfermagem, destacando as diversidades e particularidades teóricas e metodológicas das ciências sociais, dos direitos humanos, da educação, da filosofia, da psicologia e da história da enfermagem e da saúde à compreensão da promoção do cuidado em saúde.

SAÚDE GLOBAL E DIPLOMACIA EM SAÚDE

Os projetos desta linha de pesquisa buscam compreender as negociações no âmbito da cooperação internacional em saúde, com foco nas diretrizes estabelecidas no contexto do direito internacional e na influência dos determinantes sociais de saúde para sua concretização. Além deste enfoque mais abrangente, também estão sendo desenvolvidos projetos específicos sobre os currículos de enfermagem e a introdução de conceitos relacionados à saúde global. O processo de internacionalização e sua influência na formação de alunos e professores também é objeto de algumas investigações.

ÉTICA, BIOÉTICA E BIODIREITO

Esta linha de pesquisa busca compreender dilemas éticos, analisando-os com base em conceitos da bioética e do direito.