O “XI Workshop Saúde e Direitos Humanos: Reconstruindo crenças e ampliando o cuidado em saúde mental na Atenção Primária à Saúde” foi promovido pela Liga de Direitos Humanos e Saúde (LIDIHUS) e pelo grupo de pesquisa GEPESADES, no dia 22 de novembro de 2022, a partir das 14h, no Teatro do Campus da USP de Ribeirão Preto. O workshop faz parte do projeto “Explorando Estigma, Discriminação e Perspectivas de Recuperação relacionados aos Transtornos Mentais e Uso de Substâncias Psicoativas junto a Profissionais de Unidades Básicas de Saúde em Ribeirão Preto, Brasil: Ensaio Controlado Randomizado”, que é desenvolvido em Ribeirão Preto, em Unidades de Saúde de Atenção Primária à Saúde, desde 2018, e contou com três mesas redondas. Antes das mesas redondas, houve a abertura do evento com a Profa. Dra. Carla Aparecida Arena Ventura, que apresentou o projeto, os resultados parciais do projeto e a proposta do workshop.

Na primeira mesa redonda, intitulada “Convivendo com sofrimento mental: desafios e superações” foi composta por duas pessoas que convivem com sofrimento mental. Nessa oportunidade, os participantes compartilharam suas histórias de vida, experiências e percepções sobre como é conviver com um sofrimento mental e como é ser usuário da Atenção Primária à Saúde.
Na segunda mesa redonda, intitulada “Experiências de profissionais de saúde com as atividades do projeto de pesquisa e Exposição da Arte” foi composta por três pesquisadores que participam ativamente do projeto mencionado anteriormente e desenvolveram oficinas de intervenções anti-estigma com profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde, e por profissionais de saúde que participaram das oficinas. Os pesquisadores e profissionais de saúde compartilharam, de forma muito positiva, suas experiências com o projeto. Os profissionais de saúde refletiram sobre mudanças necessárias em suas condutas ao atenderem pessoas com sofrimentos mentais. Além disso, foi possível contemplar quadros que foram pintados pelos profissionais de saúde durante as oficinas.


A terceira mesa redonda, intitulada “Lidando com desafios e construindo caminhos”, contou com a participação do coordenador de saúde mental de Ribeirão Preto e de uma representante da saúde da família de Ribeirão Preto, ambos membros representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto. Nessa oportunidade, surgiram reflexões acerca de como o sistema pode ser um entrave para um bom atendimento em saúde mental na Atenção Primária à Saúde e sobre quais caminhos podem ser vislumbrados a partir de mudanças comportamentais dentro do sistema de saúde.
O workshop foi encerrado com o oferecimento de um coffee break como forma de celebrar a tarde de apresentações, compartilhamentos e reflexões.
RAQUEL HELENA HERNANDEZ FERNANDES
Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Franca (2010). É mestre e doutoranda em Ciências pelo programa de pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (EERP/USP). É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento (GEPESADES). É membro do Centro de Educação em Direitos Humanos e Saúde (CEDiHus).