Direito Humano à Saúde: disseminando informações e promovendo saúde
As Ligas Acadêmicas são um fenômeno ascendente no cenário brasileiro que eclodiu no recorte temporal, coincidindo com as reformas curriculares. A partir do tripé da universidade, as Ligas Acadêmicas possibilitam a formação diferenciada em saúde, antecipam a inserção de seus participantes nos campos de atuação e preenchem as lacunas do conhecimento encontradas na graduação por meio do protagonismo e autonomia discentes. Justificativa: é importante que o conhecimento científico produzido pelos membros da Liga Direitos Humanos e Saúde – LiDiHuS e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento (GEPESADES) seja difundido para a comunidade em geral, por meio de publicações em sites e mídias digitais, cursos de extensão e palestras.
Este projeto é financiado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo, por meio do Programa Unificado de Bolsas (PUB) e tem por objetivo promover ações de fortalecimento dos Direitos Humanos, saúde e Enfermagem por intermédio da Liga de Direitos Humanos e Saúde, fortalecendo o desenvolvimento de atividades, conteúdos e materiais digitais.
Sendo assim, este projeto visa promover ações de fortalecimento do movimento de afirmação de direitos humanos e sua relação com a saúde por meio da difusão do conhecimento para além da comunidade científica com ações da Liga de Direitos Humanos e Saúde da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Portanto, o projeto desenvolverá ações culturais e de difusão, comunicação e visibilidade, como principal intermediário entre a Liga de Direitos Humanos com a comunidade científica e o público em geral.
Bolsista Atual: Maria Luiza dos Santos Barbosa (marialuizabarbosa@usp.br)