Liderança e mobilização social: estimulando a compreensão da participação social em crianças do ensino público fundamental

Sobre

O objetivo do projeto é desenvolver habilidades de liderança e promover a mobilização social em alunos de graduação em enfermagem e em alunos da rede básica de ensino. O projeto começou em 2017, resultado da participação da idealizadora deste projeto, Profa. Dra. Carla A. A. Ventura, no Programa Leaders for Health Equity. Desenvolvido em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento (GEPESADES), a Liga de Direitos Humanos e Saúde (LIDiHuS) e o Centro de Educação em Direitos Humanos e Saúde (CEDiHUS), o projeto conta com a participação de alunos de graduação e pós-graduação.

O desenvolvimento do projeto ocorre ao longo do ano, e está estruturado em duas etapas. Primeiro, abarca a realização do Workshop de Liderança e Mobilização de Pessoas que tem o intuito de promover diálogo sobre acerca da Participação Social nos sistemas de saúde, suas potencialidades, limites e desafios, bem como aproximar o Conselho Municipal de Saúde (CMS) da comunidade, refletindo sobre a importância do controle social democrático no SUS. E a segunda etapa trata do desenvolvimento de atividades educativas com alunos do ensino fundamental, médio e EJA sobre os temas participação social, liderança e mobilização social em saúde.

Integrantes

Artigos

BARBOSA, M. L. S. ; VENTURA, C. A. A. ; LIBERALE, M. ; FERNANDES, R. H. H. . Right to health and encouragement of social participation in elementary education. Investigación y Educación en Enfermería, v. 41, p. 89-105, 2023. Citações:1 disponível em: https://doi.org/10.17533/udea.iee.v41n1e08
BARBOSA, M. L. S. ; VENTURA, C. A. A. ; LIBERALE, M. ; FERNANDES, R. H. H. . brAÇÕES DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL, LIDERANÇA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL DESENVOLVIDAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REVISÃO INTEGRATIVA. EDUCAÇÃO BÁSICA REVISTA, v. 7, p. 05-24-24, 2021. Disponível em: http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/67

Capítulo de livro

GOMES, J. S. B. ; SILVA, M. B. P. ; SILVA, B. H. L. ; SANTOS, J. C. ; BARBOSA, M. L. S. ; VENTURA, M. P. A. ; LIBERALE, M. . Vulnerabilidades na Infância e na Adolescência: legislações, cenários, perspectivas e a pandemia de COVID-19.. In: Carla Aparecida Arena Ventura; Emanuele Seicenti de Brito; Gustavo D’Andrea. (Org.). Pandemia, Direitos Humanos e Vulnerabilidade Social. 1ed.Ribeirão Preto: FVM, 2021, v. 1, p. 131-155. Disponível em: https://www.iff.fiocruz.br/pdf/covid19_saude_crianca_adolescente.pdf

Cartilhas Educativas

VENTURA, C. A. A. ; LIBERALE, M. ; BARBOSA, M. L. S. ; FERNANDES, R. H. H. ; VIDIGAL, B. A. A. . Liderança e Mobilização Social para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental 2020 (Cartilha Educativa). Disponível em: https://sites.usp.br/cedihus/wp-content/uploads/sites/1280/2023/04/Lideranca-e-Mobilizacao-Social.pdf

TCC

Maria Luiza dos Santos Barbosa. Estimulando a participação social em saúde – aplicação de um cenário de simulação de uma reunião do Conselho Municipal de Saúde. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem da EERP-USP) – Universidade de São Paulo. Orientador: Carla Aparecida Arena Ventura.

Mestrado (Em Andamento)

Maria Luiza dos Santos Barbosa. O ensino da Participação Social nos cursos de graduação em enfermagem: construção, validação e avaliação de cenário de simulação do Conselho Municipal de Saúde.. Início: 2024. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) – Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador)

Planos de Aula sobre liderança e mobilização social

Tenha acesso aos planos de aula das atividades realizadas com o ensino fundamental I e II, ensino médio e EJA.