Artigos do Núcleo de Climatologia são premiados em Simpósio de Climatologia

Dois trabalhos do Núcleo de Climatologia Aplicada ao Meio Ambiente, apresentados no XIII Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, foram destaque entre os melhores artigos científicos publicados no evento científico.

O trabalho COBERTURA E FACHADA VERDE ANÁLISE DE EPISÓDIO CLIMÁTICO REPRESENTATIVO DE CALOR EM CÉLULAS DE TESTES de Thiago Youzi Kussaba Kayano, mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental, orientado pelo Prof. Dr. Gustavo Zen de Figueiredo Neves e Prof. Assoc. Francisco Arthur da Silva Vecchia, avaliou o comportamento de fachadas e coberturas vegetadas em sistemas construtivos de alvenaria. Os resultados apresentados na pesquisa revelaram que a temperatura do ar pode ser até 7ºC inferior nas células de teste com paredes e cobertura vegetadas quando comparada ao sistema sem vegetação.

O segundo trabalho premiado é de autoria dos Doutorandos Bruno César dos Santos, Mauricio Sanches Duarte Silva, Isabela Taici Lopes Gonçalves Horta, orientado pelo Prof. Assoc. Adriano Rogério Bruno Tech, da FZEA/USP, intitulado EFEITO OROGRÁFICO E A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DAS CHUVAS NO MUNICÍPIO DE ITIRAPINA-SP . A pesquisa analisou a influência da compartimentação geomorfológica da Serra de Itaqueri, entre os Municípios de São Carlos e Itirapina, nos acumulados de chuvas em diferentes anos. Os autores observaram que existe uma grande variação da distribuição das chuvas nas décadas analisadas e que o relevo influencia o aumento dos totais pluviométricos na região de Itirapina-SP, nas proximidades da represa do Broa, onde se localiza o Centro de Recursos Hídricos e Estudos Ambientais (EESC-USP).

Os trabalhos premiados no Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica farão parte da edição especial da Revista de Geografia (Qualis Capes B1 – Geografia), do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Os integrantes do Climatologia Aplicada ao Meio Ambiente (PPGSEA) apresentaram outros 4 trabalhos científicos em diferentes eixos temáticos do Simpósio. A relação dos artigos completos e autores encontram-se a seguir:

ESTUDO CIENCIOMÉTRICO DA REVISTA BRASILEIRA DE CLIMATOLOGIA ENTRE 2005 A 2018, Gustavo Zen de Figueiredo Neves;
AS CHUVAS NO MUNICÍPIO DE ALFENAS/MG: ANÁLISE PLUVIOMÉTRICA DIÁRIA POR MEIO DE ÍNDICES CLIMÁTICOS, 1984-2016, Rafael Grecco Sanches, Bruno César dos Santos, Paulo Henrique de Souza e Adriano Rogério Bruno Tech;
THERMOHYGROMETRIC ANALYSIS OF THE URBAN BOUNDARY LAYER BY RPA/DRONE IN SÃO CARLOS, BRAZIL, Rafael Gotardi Brússolo e Francisco Arthur da Silva Vecchia;
DESENVOLVIMENTO DE UM TERMOHIGRÔMETRO DE BAIXO CUSTO PARA ESTUDOS CLIMÁTICOS E AMBIENTAIS, Mauricio Sanches Duarte Silva, Rafael Grecco Sanches, Bruno César dos Santos e Francisco Arthur da Silva Vecchia;

O evento científico de climatologia, realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora, contou com a participação de 400 pesquisadores e professores de diferentes partes do país e do exterior. Foram apresentados mais de 300 trabalhos completos no evento. Outras informações e fotos do simpósio estão disponíveis na página da Associação Brasileira de Climatologia: https://bit.ly/2AWuuwv

Os pesquisadores Bruno e Thiago recebendo o reconhecimento pela Profa. Dra. Cássia Castro (UFJF – ABClima).