Participação no Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica 2018

Os pesquisadores do Núcleo de Climatologia Aplicada ao Meio Ambiente participaram do XIII Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora-MG, em novembro de 2018.

Durante o evento científico a participação dos integrantes do Núcleo foi bastante efetiva. O doutorando Rafael Brússolo ministrou o minicurso intitulado: “Instrumentação em meteorologia: Aplicações em estação padrão e experimentação agrometeorológica“, com mais de 20 simposistas inscritos.

Foram apresentados 6 trabalhos científicos em diferentes eixos temáticos do Simpósio. A relação dos artigos completos e autores encontram-se a seguir:

ESTUDO CIENCIOMÉTRICO DA REVISTA BRASILEIRA DE CLIMATOLOGIA ENTRE 2005 A 2018, Gustavo Zen de Figueiredo Neves;
COBERTURA E FACHADA VERDE: ANÁLISE DE EPISÓDIO CLIMÁTICO REPRESENTATIVO DE CALOR EM CÉLULAS DE TESTES, Thiago Youzi Kussaba Kayano, Gustavo Zen de Figueiredo Neves e Francisco Arthur da Silva Vecchia;
AS CHUVAS NO MUNICÍPIO DE ALFENAS/MG: ANÁLISE PLUVIOMÉTRICA DIÁRIA POR MEIO DE ÍNDICES CLIMÁTICOS, 1984-2016, Rafael Grecco Sanches, Bruno César dos Santos, Paulo Henrique de Souza e Adriano Rogério Bruno Tech;
ANÁLISE DO EFEITO OROGRÁFICO NA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DAS CHUVAS NO MUNICÍPIO DE ITIRAPINA-SP, Bruno César dos Santos, Mauricio Sanches Duarte Silva, Isabela Taici Lopes Gonçalves Horta e Adriano Rogério Bruno Tech;
THERMOHYGROMETRIC ANALYSIS OF THE URBAN BOUNDARY LAYER BY RPA/DRONE IN SÃO CARLOS, BRAZIL, Rafael Gotardi Brússolo e Francisco Arthur da Silva Vecchia;
DESENVOLVIMENTO DE UM TERMOHIGRÔMETRO DE BAIXO CUSTO PARA ESTUDOS CLIMÁTICOS E AMBIENTAIS, Mauricio Sanches Duarte Silva, Rafael Grecco Sanches, Bruno César dos Santos e Francisco Arthur da Silva Vecchia;

O Dr. Gustavo Zen de Figueiredo Neves, Professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental e pesquisador do Núcleo de Climatologia (EESC-USP), foi um dos palestrantes do evento. O professor participou da mesa redonda sobre “Climatologia Regional e Agroclimatologia“, apresentando os resultados de sua pesquisa relacionadas à dinâmica climática do centro-oeste do Brasil e a distribuição das chuvas no Estado de Goiás e Distrito Federal. A mesa redonda contou com a participação de professores e pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Londrina (UEL), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Mais de 400 pesquisadores e professores de diferentes partes do país e do exterior participaram do evento. Outras informações e fotos do simpósio estão disponíveis na página da Associação Brasileira de Climatologia: https://bit.ly/2AWuuwv

Confira algumas fotos do evento:

Participação do Núcleo de Climatologia no SBCG 2018.