Gislene Aparecida dos Santos Coordenadora

Mulher, cis, preta.
É Professora Associada III da Universidade de São Paulo (USP). Possui mestrado em Filosofia (USP), especialização em Epistemologia da Psicologia e da Psicanálise (UNICAMP), Doutorado em Psicologia (USP), pós-doutorado pelo Kings College London (área de Estudos Portugueses e Brasileiros) e York University (Estudos sobre Brasil-Canadá).
Atualmente, é Coordenadora da Clínica de Direitos Humanos das Mulheres da USP (CDHM- USP) e do nPeriferias. Grupo de Pesquisa das Periferias do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-USP). Líder do GEPPIS- Grupo de Estudos e Pesquisas das Políticas Públicas para a Inclusão Social. Leciona no curso de graduação em Gestão de Políticas Públicas na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), no Programa de Pós-graduação em Direito, área de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da USP.
Discute os temas direitos humanos, direitos humanos das mulheres, estudos críticos do direito, estudos pós-coloniais e decoloniais, políticas públicas para inclusão social, vulnerabilidade social, diversidades, discriminação e racismo.
É autora dos livros: A invenção do ser negro; Reconhecimento Utopia e distopia: os sentidos das políticas de cotas raciais; Mulher Negra. Homem Branco.