Seminário “Diversity, Mental Health and Affirmative Action in Universities” organizado pelo nPeriferias foi um sucesso

Em 16 de agosto de 2022, o grupo de pesquisa nPeriferias, do qual a Clínica de Direitos Humanos das Mulheres da USP faz parte, organizou o seminário “Diversity, Mental Health and Affirmative Action in Universities” que contou com a presença da coordenadora Gislene Santos e outros integrantes da Clínica, além de pesquisadores do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) e do Grupo de Pesquisa Psicologia e Relações Étnico-raciais (IP-USP).
Na mesa de abertura do seminário, foram feitas valiosas contribuições de Maria Aparecida Silva Bento, fundadora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), de Juarez Tadeu de Paula Xavier, professor doutor do departamento de Comunicação Visual da UNESP de Bauru e do co-coordenador do evento, professor Alessandro de Oliveira dos Santos.
O evento contou ainda com a presença da presidente e CEO da Fundação Kettering, Sharon Davies, que discutiu sobre o histórico legal das políticas de cotas relativas à admissão de estudantes nas Universidades nos Estados Unidos. Apresentou os dados com Edwin Dorn, membro do conselho da Fundação Ketering e professor da LBJ School of Public Affairs, que palestrou sobre a relação entre democracia, diversidade e a luta por direitos humanos nas Universidades.

Ao final do evento, foi realizado um fórum para discutir recomendações e lições aprendidas.