Estudos Aplicados ao Comportamento Motor – Esquema

Docente Responsável: Prof. Dr. Cássio M. Meira Jr. (cmj@usp.br)

Aulas: Terças-feiras, 12h – 13h45min

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Oferecimento: 5º semestre

Objetivos

Oferecer aos alunos oportunidades para:

• diagnosticar e solucionar situações-problema em comportamento motor
• planejar e implementar ações com base em conhecimentos de comportamento motor
• aplicar conhecimentos de comportamento motor a situações reais

Ementa

Aplicação e integração de conhecimentos de Controle Motor, Aprendizagem Motora e Desenvolvimento Motor a situações reais com base na metodologia de resolução de problemas

Programa

1. Relação Comportamento Motor e Ciências da Atividade Física: habilidades motoras
2. Revisão sintética de conceitos de Comportamento Motor
3. Conceitos aplicáveis de Comportamento Motor
4. Modelos básicos de apoio para intervenção: tríade ecológica e modelo de performance humana
5. Plano de intervenção: análise, diagnóstico, planejamento, execução e avaliação
6. Lista de checagem para análise e diagnóstico em Comportamento Motor
7. Lista de checagem para planejamento em Comportamento Motor
8. Projeto de intervenção: cenário, introdução, objetivos, conteúdo, estratégias, avaliação, referências

Pré-requisitos: Aprovação nas disciplinas Aprendizagem Motora, Controle Motor e Desenvolvimento Motor.

Avaliação: Relatórios, Participação e Projeto de intervenção.

Bibliografia

Básica

Fairbrother, J.T. (2012). Fundamentos do comportamento motor. Manole, São Paulo.

Gallahue, D.L, Donnelly, F.C. (2008). Educação física desenvolvimentista pata todas as crianças. Phorte, São Paulo.

Magill, R.A. (2000). Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. Edgard Blücher, São Paulo.

Schmidt R.A., Wrisberg C.A. (2010). Aprendizagem e performance motora: uma abordagem da aprendizagem baseada na situação. Artmed, Porto Alegre.

Complementar

Lee, T.D. (2011). Motor control in everyday actions. Human Kinetics, Champaign.

Schmidt R.A., Lee T.D. (2011). Motor control and learning: a behavioral emphasis. Human Kinetics, Champaign.

Tani, G. (2005). Comportamento motor: aprendizagem e desenvolvimento. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro.

Wrisberg, C.A. (2007). Sport skill instruction for coaches. Human Kinetics, Champaign.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top