Oficina de Compostagem

A Oficina de Compostagem foi realizada na tarde do dia 19 de maio de 2022, no Instituto de Biologia (IB), mais especificamente no chamado Jardim.

Na data marcada, bolsistas do Projeto, auxiliadas por monitores do projeto social Girassol, baseado na São Remo, e alguns moradores adultos caminharam com as crianças pelas ruas da Universidade, tendo como destino o Instituto de Biologia.

 

Trajeto percorrido da São Remo até o IB

Todos os participantes, crianças do projeto Alavanca e Girassol, ambos baseados na São Remo, e alguns moradores adultos, foram recebidos pelo Professor Paulo Diaz e convidados a saborear as frutas, separando em diferentes montes de folhas as cascas das diferentes frutas. Estas foram, então, cortadas em pedaços menores e misturadas com as folhas para aguardar a transformação em composto, ação que leva entre um e três meses.

Paulo explicou, então, que a decomposição dos materiais orgânicos tem diferentes fases: decomposição parcial – quando ainda aparecem resíduos maiores, ainda não totalmente degradados e decomposição total – quando a mistura de folhas e cascas se torna uma terra escura e muito fértil para plantio. Essas fases foram ilustradas por amostras trazidas pelo professor. 

Eu achei muito interessante, educativo, e informativo. E acho que mais pessoas deveriam conhecer a compostagem e o "paraíso"
sem nome
Legal. Muito bom, criativos, delicia, foi muito, muito, mas muito bom. Gostei, ops, Amei
Jhon
Achei muito interessante. Adquiri muito conhecimento, gostei muito da interação com as crianças e adolescentes. Aprendi como fazer compostagem utilizando as sobras de cascas de frutas e verduras.
Mônica