Visita ao Varre Villa e Mulheres do GAU
A oficina ocorreu no dia 11 de junho de 2022. Na visita ao Ecoponto foi oferecido café da manhã, e os moradores da São Remo participaram de uma roda de conversa sobre o problema do lixo na comunidade e das ações realizadas pelo Varre Vila em diferentes regiões de São Paulo para solucioná-lo. Além do debate, houve apresentação de diferentes pontos onde o projeto exposto agiu/age e os resultados obtidos neles.

Em seguida outros pontos foram visitados, como a sede do projeto, o túnel e, por fim, o viveiro escolar, composto pela horta urbana e o restaurante das Mulheres do GAU (Grupo de Agricultura Urbana), onde foi servido um delicioso almoço, com uma apresentação sobre o coletivo.
Esta oficina, assim como as outras oferecidas pelo projeto Comunica São Remo, foi desenvolvida com o intuito de conscientizar os moradores da comunidade, e especialmente para inspirá-los e integrá-los nas possíveis formas de solução para a questão dos resíduos.
Apresentá-los o Varre Vila foi importante para que eles compreendessem por quais meios, com quem e como podem agir para a mudança social que almejam, principalmente ao formarem redes de ação comunitária, que se ajudam e fortalecem o sentimento de pertença e identidade com o território que habitam. Além disso, esses estímulos contribuem fortemente para evolução de uma sociedade com mais saúde e bem-estar.
A atividade ocorreu no Ecoponto do Varre Vila e em sua sede, no bairro Vila Santa Inês, Ermelino Matarazzo, zona leste da cidade de São Paulo. Passando, também, pelo túnel revitalizado pelo projeto e pelo Viveiro Escola das Mulheres do GAU.
















Apoio:

