13 de novembro de 2024
8h – Abertura
Revisitando Ana C. | Italo Moriconi (UERJ)
9h30 – Mesa 1 – Ana Cristina Cesar e Endereçamento
Das incoincidências permanentes: Ana Cristina Cesar e as poéticas da resposta | Marcos Siscar (Unicamp)
“É para você que escrevo, hipócrita”: Ana Cristina Cesar, Baudelaire e o endereçamento |Rita Loiola (Unicamp)
Entre Camerado e Amor: Ana Cristina Cesar amante-leitora de Walt Whitman | Sofia de Almeida e Mello (Unicamp)
14h30 – Mesa 2 – Correspondências de Ana Cristina Cesar [ sala 261 da Letras ]
Ana Cristina Cesar: a carta como gênero e performance | Bruno Oliveira Couto (Unicamp)
Amor à resposta: cenas do endereçamento na correspondência de Ana Cristina Cesar a Luiz Augusto | Talissa Ancona Lopez (Unicamp)
Requintes da sedução: a voz poética de Ana Cristina Cesar | Adriana Salerno (USP)
16h – Palestra
E “tudo começou com Ana Cristina”, dizem. | Maria Lucia de Barros Camargo (UFSC)
14 de novembro de 2024
8h – Mesa 3 – Nas Tramas da Crítica de Ana Cristina Cesar
Amor e medo, poses e máscaras: o lirismo sereísta de Ana C. | Masé Lemos (Unirio)
Ana Cristina Cesar leitora enfurecida: diálogos entre a poeta carioca e a Crítica Feminista | Erica Martinelli Munhoz (Unicamp)
A bibliografia viva de Ana Cristina Cesar | Raquel Machado Galvão (USP)
9h30 – Mesa 4 – Ana Cristina Cesar Comparada
Tea for three: conversas de poetas com Ana C. | Viviana Bosi (USP)
Escrever-se, fotografar-se | Júlia Pasinato Izumino (USP)
Ancorar um navio no espaço: Ana Cristina Cesar e Mira Schendel | Ana Beatriz Cursino de Araújo (Unifesp)
10h45 – Painel de Encerramento
Ana Cristina Cesar, regime de escrita | Michel Riaudel (Sorbonne Université)