26/05 às 9h

Workshop – “Recursos Humanos e Técnicos para a produção cultural na USP”

Rogerio Candido (TUSP), Mário de Castro (EAD) e Gustavo Viggiano (CAC)
Mediação: Maestro Sérgio Alberto de Oliveira.

Transmissão Youtube – https://youtu.be/oFEMA5__kKc

A mesa abordará a função de Sonoplasta/Iluminador na universidade, suas características, atribuições e competências. Além de colocar uma lente de aumento na importância desses profissionais para o setor cultural universitário. Trataremos das práticas diárias aos desafios de implementação das normas regulamentadoras, da Lei Nº 6.533, que dispõe sobre a regulamentação da profissão até as NR 10 e NR 35, para chegarmos às condições estruturais e necessidades técnicas dos espaços culturais da USP, com a perspectiva de responder: “Enfim, custo ou investimento?”

Gustavo Viggiano
Especialista Técnico em Laboratório, graduado em Psicologia e com curso técnico em interpretação teatral. Trabalha com iluminação teatral há mais de 30 anos e, na USP, atua no Dep. De Artes Cênicas  da Escola de Comunicações e Artes. 

Mário de Castro
Iluminador e Sonoplasta, com formação em Licenciatura em Artes Cênicas pela FATEA. Eletricista de Manutenção e Eletrotécnica pele SENAI. Desde 1990 trabalha na Universidade de São Paulo como Iluminador e Sonoplasta na Escola de Arte Dramática (EAD), onde exerceu a função de Chefe da Seção Técnica do Teatro Laboratório da Escola de Comunicações e Artes da USP. Foi também Professor de Educação Artística na Rede Estadual de Ensino.

Rogério Candido
Eletricista pelo SENAI-SP, Iluminador profissional, trabalha com iluminação há 27 anos. Na Universidade de São Paulo, exerce a função de Sonoplasta/Iluminador junto ao Teatro da USP há 19 anos, destacando-se os trabalhos como coordenador técnico dos projetos “Circuito TUSP de Teatro”, “Mostra de Teatro Universitário” e “Bienal Internacional de Teatro da USP”.

Maestro Sergio Alberto de Oliveira (mediador)
Tem sua formação acadêmica na UNICAMP,  é Bacharel em Composição e Regência, Mestre em Artes e cursou Doutorado em Música. Fez cursos com renomados professores nas áreas de piano e regência no Brasil e exterior. Seja como pianista, regente ou palestrante, apresentou-se em países da Europa, Ásia, América do Norte e do Sul. Regeu centenas de concertos corais, concertos sinfônicos e óperas. É Diretor Artístico e Regente Titular dos Corais da USP de Ribeirão Preto desde sua fundação, em 1983. Atua na área de teatro como compositor e arranjador de trilhas e ambientações sonoras, tendo participado de diversas produções contempladas no PROAC.