O Programa de Pós-Graduação em Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro possui conceito 7, considerado de excelência pela CAPES desde 2001. Tem como objetivo oferecer uma formação abrangente em três grandes linhas de pesquisa: Biologia Molecular, Bioquímica e Biologia Celular de parasitos e vetores; Epidemiologia de doenças infecciosas e parasitárias; e Imunologia de doenças infecciosas e parasitárias.
O programa enfatiza o estudo de aspectos contemporâneos da interação entre parasitos e seus hospedeiros vertebrados e vetores, para a formação de mestres e doutores capacitados para o exercício de atividades de docência e pesquisa no país e no exterior, ultrapassando as fronteiras tradicionais entre disciplinas clássicas como a Parasitologia, a Microbiologia, a Imunologia e a Saúde Pública. Oferece uma grade curricular flexível, que permite ao aluno cursar disciplinas nos diversos programas de excelência sediados no campus principal da USP, em São Paulo, bem como em outros campi da USP e de outras universidades brasileiras. Além disso, todos os orientadores permanentes do programa oferecem regularmente disciplinas em suas áreas de atuação.
Os estudantes têm pleno acesso à infraestrutura laboratorial do ICB-USP, que compreende laboratórios especializados e equipamentos de grande porte de uso comum, além de biotérios de criação e de experimentação em animais e insetários. Conta também com uma importante coleção biológica, de tripanossomatídeos humanos e de
animais domésticos e silvestres, a maior do gênero em todo o mundo.
Além disso, em nosso departamento fica localizado laboratório de biossegurança de nível 3 (NB3) e diversos laboratórios NB2 para o desenvolvimento de pesquisas avançadas em diversos patógenos.
Diversos pesquisadores mundialmente renomados fizeram ou fazem parte do nosso corpo docente, como Prof. Dr. Erney Plessmann Camargo (in memorian) e Prof. Dr. Jeffrey Jon Shaw.
