DAmateria

AUT2518

Materiais e Processos de Produção I

Nesta disciplina, os alunos têm seu primeiro contato com a variedade de materiais utilizados no ofício do Design, com foco especial nos diferentes tipos de madeira e papel, desenvolvendo projetos nos quais a experimentação e o aprendizado durante o processo são os principais objetivos. Aqui encontram-se os registros do desenvolvimento dos trabalhos finais produzidos ao longo do semestre.

2022 | T17

Atividade 1

Trabalhos produzidos pela turma ingressante em 2022, com foco na fabricação de jogos educativos utilizando madeira de poda.

1. Objetivo do trabalho final:
Conceber o projeto e produzir o protótipo de jogo educativo com os materiais abordados na disciplina, com ênfase no uso da madeira proveniente de podas urbanas do campus da CUASO – USP. O projeto deve incluir um folheto explicativo e a embalagem do produto. Utilizar pelo menos outros dois materiais diferentes apresentados no conteúdo da disciplina, também considerar o produto como um mostruário lúdico de espécies de madeiras maciças.

2. Roteiro e conteúdo do trabalho:

i. Pesquisa de similares e projetos de referência – a equipe deve realizar a pesquisa de produtos similares de jogos educativos em sites de empresas, estúdios ou outras bases de imagens e projetos que utilizem madeira, materiais derivados de madeira, papéis e papelão. Considere na pesquisa identificar as configurações e lógicas construtivas em 2D/3D dos jogos, público-alvo, regras e tipologia da embalagem.
ii. Especifique os materiais a serem utilizados no trabalho – especifique todos os materiais utilizados nas peças, componentes, folhetos e na embalagem do jogo, em especial, aprofunde a pesquisa sobre as madeiras e materiais derivados da madeira, pesquise o nome vulgar, o nome científico, a origem, características, propriedades, formatos comerciais e suas aplicações.
iii. Defina conceitualmente o projeto – a equipe deve apresentar o conceito adotado no jogo por meio de um breve texto, considerar o público alvo e a concepção da atividade lúdica, com sugestões considerar os seguintes aspectos: jogos com forte interação entre pessoas, atividade educativa associada a raciocínios lógicos, processos educativos participativos, coordenação motora com uso de processos de montagem e encaixes de peças, atividades lúdicas competitivas ou colaborativas em grupo ou individuais.
iv. Apresente o processo de concepção do projeto – apresente as etapas do processo de concepção e desenvolvimento técnico do projeto com a elaboração de sketches manuais de criação, mock-ups, desenhos técnicos finais com vistas ortogonais cada peça (com dimensões e escala), perspectiva do conjunto, perspectivas explodidas e modelagem virtual das peças e do conjunto. Dentro do possível, utilizar os conteúdos e as orientações da disciplina Técnicas de Visualização e Representação I. v. Defina do nome do projeto, a concepção da embalagem e do folheto: dê um nome ao projeto; desenvolva uma embalagem de proteção e apresentação, além de um folheto contendo as regras do jogo e as especificações das madeiras utilizadas. Os materiais da embalagem e do folheto devem ser escolhidos dentre aqueles estudados durante o semestre. Quando possível utilizar os conteúdos e as referências da disciplina Tipografia.
vi. Apresente do trabalho final –  a apresentação final do trabalho deve seguir as especificações dos conteúdos definidos na seção 3, abaixo. De forma geral, a apresentação deve abordar todas as etapas do roteiro proposto, desde as pesquisas de referência, a definição conceitual, as especificações técnicas dos materiais, até o processo criativo e de desenvolvimento projetivo, da embalagem e do folheto.

Trabalho 01: Animadeira

Giulia Yamaguchi, Heitor Ferreira, Laura Wakai, Theo Amagasa

Trabalho 02: Atlantica

Isabely Morato, Maria Fernanda, Renan Nishimura

Trabalho 03: Blok

Ana Luiza Coimbra, Gabriela Rivas, Isabela Castro, Sofia Samara

Trabalho 04: Cubix

Heitor Feletti, Pedro Galbe, Rodrigo Luz

Trabalho 05: Encaixa

Giovani Favaretto, Matheus Catalani, Yukie Camila, Thais Midori

Trabalho 06: Mentale

Giulia Akemi

Trabalho 07: Nova Hanói

Andressa Barbosa, Bruno Henrique, Bruno Souza, Davi Galvani

Trabalho 08: Pebolim FAUFLIX

Cleo Minutti, Guilherme Lourenço, Júlia Palma e Vinicius Ruas

Trabalho 09: Rivus

Glaucia Ribeiro, Júlia Zacchi, Joana Thomaz e Rodrigo Vasconcelos

Trabalho 10: Shisima

Catharina Pedro, Elisa Pedrosa, Felipe Minutti, Fernanda Bruneli e Vinícius Marques

Atividade 2

Trabalhos produzidos pela turma ingressante em 2023, com foco no desenvolvimento de painéis decorativos ou quebra-cabeças que contenham peças padronizadas de madeira.

Objetivos da atividade.

Estimular o aluno na busca de conhecimentos técnicos e analíticos sobre o emprego de madeiras e materiais derivados de madeira. Promover a pesquisa e a identificação das etapas e dos processos produtivos destes materiais. Promover a aplicação das madeiras e seus materiais derivados em um protótipo de quebra-cabeça e/ou painel decorativo com emprego de encaixes e peças padronizadas de madeira.

1. Etapas relacionadas à atividade:

i. Pesquise e selecione referências e produtos similares que abordem o uso de encaixes e composições estético-formais, com peças de madeira e/ou materiais derivados de madeira.
ii. Pesquise e apresente informações técnicas sobre os materiais utilizados na A2, suas propriedades, características, especificações e formatos comerciais;
iii. Identifique e apresente um conjunto de informações relacionadas ao conceito e ao processo projetivo do produto (textos, sketches, esboços, estudos preliminares, renders, desenhos técnicos, imagens de apresentação do produto);
iv. Registre e descreva o processo produtivo utilizado para a elaboração do trabalho (por exemplo: processos de corte, aplainamento, furação, lixamento, pintura, entre outros).

2. O que é para apresentar (Formato e conteúdo das pranchas):

i. A partir das etapas descritas acima desenvolva e apresente um relatório do processo de projeto e produção, em até 12 pranchas, em formato slides (preferencialmente 16:9). Fazer upload do arquivo em PPT ou PDF no e-disciplina até o prazo indicado abaixo, nomeando-o da seguinte forma: A2_nomedoaluno_nomedoaluno. (o trabalho deve ser realizado em duplas, preferencialmente as mesmas da A1). As pranchas devem conter as seguintes informações:

a) conceito do produto e identificação das referências utilizadas;
b) desenhos e textos explicativos do projeto;
c) informações técnicas sobre os materiais utilizados;
d) descrição sobre os processos de fabricação e;
e) apresentação do produto final, imagens síntese do projeto (objeto acabado).

ii. Um modelo físico montado e acabado. O trabalho deve estar inserido em um espaço de 30x30cm. Poderão ser utilizadas as madeiras maciças disponíveis no STMEEC (Pinus, Cedro, Tipuana, Sibipiruna, Jambolão) e materiais derivados da madeira (chapas de compensado e MDF). Podem ser utilizados equipamentos de corte a laser e equipamentos mecânicos de corte e lixamento de peças, sempre com apoio dos técnicos da STMEEC. Também são disponibilizados materiais de acabamento como cola, verniz, cera e stain.

Trabalho 01: Sem título

Equipe: Aline Alves Costa

Trabalho 02: Sem título

Equipe: Ana Clara Pasqua Paulino, Ariel Porto de Assis

Trabalho 03: Glam.io

Equipe: Beatrice Lisa, Isabella Santos Tarossi

Trabalho 04: Sem título

Equipe: Ana Giovanetti Oranje, Beatriz D. A. da Silva, Gabriel Codognato

Trabalho 05: Sem título

Equipe: Ana Clara dos Santos Silva, Denise Tiemi Miura

Trabalho 06: Sem título

Equipe: Ana Teresa Turri, Eduarda Cunha Goulart

Trabalho 07: Sem título

Equipe: Estêvão Turbay de Lyra, Marcelo Hsu de Oliveira

Trabalho 08: Sem título

Equipe: Ana Cristina da Costa Santana, Fábio Campaner Suzuki

Trabalho 09: Sem título

Equipe: Gabriel Zomignani, João Paulo Speciari

Trabalho 10: Sem título

Equipe: Karen Ueta Tamaki, Maria Júlia de Melo Barraza

Trabalho 11: Quadro montável

Equipe: Keyske Higa, João Vitor Araújo de Sá

Trabalho 12: Composição com bandeirinhas com madeira

Equipe: Larissa Helena Klug Runge, Marina Mas Santacreu Nobre

Trabalho 13: Aracnídeo

Equipe: Laura Santos Bueno Sala, Mariana Souza Santos, Sabrina Bavaresco Aguiar

Trabalho 14: Sem título

Equipe: Lucas Akira Yamazato, Kristin Shin In Lin

Trabalho 15: Cidade em cubos

Equipe: Mariana Pataro M. A. Santos, Hellen Kuwano

Trabalho 16: Sem título

Equipe: Mauricio Maciel dos Santos, Tiago Aquino Mota, Vinicius Lobato de Bellis

Trabalho 17: Cazumbá

Equipe: Nicole Ribeiro de Carvalho, Rafaela Pereira Silva

Trabalho 18: Sem título

Equipe: Raíssa Rodrigues Pererira, Heloisa Furtado de Andrade 

Trabalho 19: Portabilidade aquarelas

Equipe: Raquel M Abe

Trabalho 20: Sem título

Equipe: Sophia Mayumi, Giovanna Victoria

Trabalho 21: Sem título

Equipe: Taly Sincofsky Valdman, Tiago Lo Ribeiro

Trabalho 22: Sem título

Equipe: Vivian de Araujo Souza, Alexandre Schumacher

Atividade 1

Trabalhos produzidos pela turma ingressante em 2024, com foco na produção de esculturas feitas de papel e papelão.

Objetivos da Atividade 1 (A1)
Estimular o aluno a buscar os conhecimentos técnicos e tecnológicos a respeito dos tipos, formatos comerciais e especificações de papel e papelão utilizados no design. Promover a pesquisa e a identificação das etapas e dos processos produtivos dos diferentes tipos de papel e papelão. Realizar
experimentações e capacitar o aluno para que compreenda os potenciais usos e aplicações destes materiais em projetos e produtos em design.

1. Conteúdo teórico a ser pesquisado na atividade 1
1.1 Investigar e compreender a classificação dos materiais papel e papelão;
1.2 Estudar e entender as principais propriedades, tipos e especificações (gramaturas e formatos comerciais), processos de fabricação de papeis e papelão. Esta etapa visa dar fundamento, a partir de um panorama amplo de produtos, para a escolha do material a ser utilizado na atividade 1;
1.3 Pesquisar aplicações destes materiais em modelos, protótipos e produtos em design.
1.4 Criar um painel visual demonstrando possíveis aplicações, processos produtivos e potencialidade
dos materiais.

2. Atividade prática (Atividades em sala de aula e no STMEEC – Antigo LAME)
2.1 Escolha um tipo de papel ou papelão para o desenvolvimento da atividade 1;
2.2 Selecione, pesquise e apresente as propriedades e formatos comerciais do tipo de papel ou papelão que irá trabalhar (considere utilizar na pesquisa, além das referências indicadas abaixo, outras fontes de pesquisa);
2.3 Pesquise e descreva as etapas do processo produtivo do material escolhido;
2.4 Projete e produza um modelo experimental com o tema: Modelagem tridimensional com papelão ou papelão, de acordo com as etapas descritas abaixo – Atividade prática em casa e principalmente no STMEEC.

a. Realize opções de experimentação com o material (de acordo com direcionamentos no item a do anexo)
b. Observe, analise e mapeie aspectos de caracterização do técnica do material de acordo com exercícios e tabela de apoio (Itens b e c do anexo)
c. Preencha os exercícios de caracterização experiencial do material (Item d do anexo)
d. Com base nas informações sistematizadas a respeito dos materiais, elabore o projeto de um modelo tridimensional com corte, vinco, dobra, encaixe, colagem (ver item 2.5 b);
e. Proponha e apresente a planificação das peças do modelo e realize o processo de corte e dobra do material. Nesta etapa poderão ser utilizados os equipamentos de corte a laser e plotter de recorte disponíveis na STMEEC e sobretudo processos manuais;
f. Realize a etapa de montagem e acabamento do modelo (corte, vinco, dobra, encaixe e colagem).

Trabalho 01: Artenus

Sophia de Assis, Matheus Bodstein

Trabalho 02: Supernova

Giovanna Taraborelli, Marcelo Zanotto, Ryan Eliseu, Marina Monzillo

Trabalho 03: Luminária Flor

André Branco, Julia Schimidt, Laura Apa, Pedro Garcia

Trabalho 04: Faces

Geovana Moreira, João Henrique

Trabalho 05: Sem título

Andressa Licka Shimizu, Giovanna de Melo Andrade, Marina Odaguiri Kobori, Marina Rodrigues dos Santos

Trabalho 06: Dorsal

Camilla Martins, Johnny Dotta, Rafael Gonçalves Silva, Rayanny Salgado

Trabalho 07: Serpentina Vertebral

Eliseu Araújo da Silva, Fernanda Aler Ferreira Torquato, Rebeca Freita Dias

Trabalho 08: Cordilheira

Ester Crespo Maciel, Isabeli Santana Souza, Mariana Carneiro Marques, Victória Lopes Ilarina dos Reis

Trabalho 09: Modularidade

Bianca Yuri Okahisa, Kayky Jhoy Araujo dos Santos, Dandara Araujo Dantas

Trabalho 10: FAUpelão

Caio Reis, Leonardo Siqueira, Ademilson Ferreira

Trabalho 11: As curvas da estrada de Santos

Caio Carvalho, Julia Reis, Luiz Felipe Petilli, Maria Mantovani

Trabalho 12: Medusa

Marina Rodrigues da Silva, Caio Maruyama, Henrique Pedro, Tom Baroni, Rafael Akio

Trabalho 13: O artesanato das juntas de papelão

Océane Raffestin, Francisca Navarrete Mella, Diana Ramos

Trabalho 14: Eixo Giratório

Raphael Estevam Dantas Orlando, João Iwamoto Feitosa, Henrique Comunhão Napimoga

Atividade 2

Trabalhos produzidos pela turma ingressante em 2024, com foco na produção de quebra-cabeças ou painéis decorativos utilizando peças modulares em madeira.

Objetivos da atividade.

Estimular o aluno na busca de conhecimentos técnicos e analíticos sobre o emprego de madeiras e materiais derivados de madeira. Promover a pesquisa e a identificação das etapas e dos processos produtivos destes materiais. Promover a aplicação das madeiras e seus materiais derivados em um protótipo de quebra-cabeça e/ou painel decorativo com emprego de peças modulares de madeira.

 1. Etapas relacionadas à atividade:

i. Pesquise e selecione referências e produtos similares que abordem composições estético-formais, com peças de madeira e/ou materiais derivados de madeira.
ii. Pesquise e apresente informações técnicas sobre os materiais utilizados na A2, suas propriedades, características, especificações e formatos comerciais;
iii. Identifique e apresente um conjunto de informações relacionadas ao conceito e ao processo criativo e projetivo do produto (textos, sketches, esboços, estudos preliminares, renders, desenhos técnicos, imagens de apresentação do produto);
iv. Registre e descreva o processo produtivo utilizado para a elaboração do trabalho (por exemplo: processos de corte, aplainamento, furação, lixamento, pintura, entre outros).

Sem título

Ester Crespo Maciel, Isabelli Santana Souza, Marina Monzillo de Almeida, Victoria Lopes Lima Ilarina dos Reis

Tectônica

Matheus Bodstein, Sophia de Assis, Tom Baroni

Aventure-se no Folclore

Rafael Akio Okuda, Marina Rodrigues da Silva, Caio Maruyama

Melancolia

Amanda Silva, Giovanna Taraborelli, Mariana Carneiro, Sabrina Sanches

Estelário

Geovana Moreira, João Henrique, Marcelo Zanotto , Ryan Eliseu

Mosaico composto por módulos de madeira

Bianca Yuri Okahisa, Kayky Jhoy Araujo dos Santos, Dandara Araujo Dantas, Ana Alice Koga Ferreira

Dentro da Caixinha

Julia Reis, Luiz Felipe, Maria Mantovani, Caio Carvalho

Mandalótus

Eliseu Araújo da Silva, Fernanda Aler Ferreira Torquato, Rebeca Freitas Dias

Irrupção Advertida

Leonardo Siqueira, Caio Reis, Ademilson Ferreira

Sem título

João Iwamoto Feitosa, Henrique Comunhão Napimoga, Raphael
Estevam Dantas Horlando, Henrique Lopes Pedro

Composição Decomposta

Océane Raffestin, Francisca Navarrete Mella, Diana Ramos, Iris Dabernat

Skrik

Andressa Licka Shimizu, Giovanna de Melo Andrade, Marina Odaguiri Kobori, Marina Rodrigues dos Santos

Labirinto

Camilla Martins, Johnny Dotta, Rafael Gonçalves Silva, Rayanny Salgado

Atividade 1

Trabalhos produzidos pela turma ingressante em 2025.

Objetivos da atividade.

Trabalho 01

Aluno 1, aluno 2, aluno 3.

Ementa da disciplina

Programa da disciplina

Créditos aula: 2
Créditos trabalho: 0
Carga horária total: 30h
Tipo: semestral

Objetivos

Dotar o aluno de conhecimentos técnicos e teóricos básicos, sobre os materiais e processos de produção utilizados no design em diferentes campos, de modo a identificá-los, conhecer seus limites e possibilidades, assim como suas aplicações em diferentes situações de projeto. Ênfase especial será dada aos materiais naturais: papel e papelão, madeiras e materiais derivados da madeira, fibras e polímeros naturais.

Programa

– A importância dos materiais para os designers;
– Classificação dos materiais, principais propriedades, formatos comerciais;
– Aspectos relevantes para seleção dos materiais, sustentabilidade e materiais;
– Fontes de informação técnica sobre materiais;
– Papel e papelão: principais tipos, características, processos e aplicações no design;
– Madeira: principais tipos, características, processos e aplicações no design;
– Fibras naturais: principais tipos, características, processos e aplicações no design;
– Polímeros naturais: principais tipos, características, processos e aplicações no design;
– Aplicações experimentais em design.

Metodologia de ensino

Aulas expositivas dialogadas com material didático de apoio; análise de casos práticos; palestras com convidados e atividades práticas dirigidas com atendimento para realização dos trabalhos.