Trabalhos desenvolvidos na disciplina
AUT2518 - Materiais e Processos de Produção I
Nesta disciplina, os alunos têm seu primeiro contato com a variedade de materiais utilizados no ofício do Design, com foco especial nos diferentes tipos de madeira e papel, desenvolvendo projetos nos quais a experimentação e o aprendizado durante o processo são os principais objetivos. Aqui encontram-se os registros do desenvolvimento dos trabalhos finais produzidos ao longo do semestre.
2022 | T17
Trabalhos produzidos pela turma ingressante em 2022, com foco na fabricação de jogos educativos utilizando madeira de poda.
1. Objetivo do trabalho final:
Conceber o projeto e produzir o protótipo de jogo educativo com os materiais abordados na disciplina, com ênfase no uso da madeira proveniente de podas urbanas do campus da CUASO – USP. O projeto deve incluir um folheto explicativo e a embalagem do produto. Utilizar pelo menos outros dois materiais diferentes apresentados no conteúdo da disciplina, também considerar o produto como um mostruário lúdico de espécies de madeiras maciças.
2. Roteiro e conteúdo do trabalho:
i. Pesquisa de similares e projetos de referência – a equipe deve realizar a pesquisa de produtos similares de jogos educativos em sites de empresas, estúdios ou outras bases de imagens e projetos que utilizem madeira, materiais derivados de madeira, papéis e papelão. Considere na pesquisa identificar as configurações e lógicas construtivas em 2D/3D dos jogos, público-alvo, regras e tipologia da embalagem.
ii. Especifique os materiais a serem utilizados no trabalho – especifique todos os materiais utilizados nas peças, componentes, folhetos e na embalagem do jogo, em especial, aprofunde a pesquisa sobre as madeiras e materiais derivados da madeira, pesquise o nome vulgar, o nome científico, a origem, características, propriedades, formatos comerciais e suas aplicações.
iii. Defina conceitualmente o projeto – a equipe deve apresentar o conceito adotado no jogo por meio de um breve texto, considerar o público alvo e a concepção da atividade lúdica, com sugestões considerar os seguintes aspectos: jogos com forte interação entre pessoas, atividade educativa associada a raciocínios lógicos, processos educativos participativos, coordenação motora com uso de processos de montagem e encaixes de peças, atividades lúdicas competitivas ou colaborativas em grupo ou individuais.
iv. Apresente o processo de concepção do projeto – apresente as etapas do processo de concepção e desenvolvimento técnico do projeto com a elaboração de sketches manuais de criação, mock-ups, desenhos técnicos finais com vistas ortogonais cada peça (com dimensões e escala), perspectiva do conjunto, perspectivas explodidas e modelagem virtual das peças e do conjunto. Dentro do possível, utilizar os conteúdos e as orientações da disciplina Técnicas de Visualização e Representação I. v. Defina do nome do projeto, a concepção da embalagem e do folheto: dê um nome ao projeto; desenvolva uma embalagem de proteção e apresentação, além de um folheto contendo as regras do jogo e as especificações das madeiras utilizadas. Os materiais da embalagem e do folheto devem ser escolhidos dentre aqueles estudados durante o semestre. Quando possível utilizar os conteúdos e as referências da disciplina Tipografia.
vi. Apresente do trabalho final – a apresentação final do trabalho deve seguir as especificações dos conteúdos definidos na seção 3, abaixo. De forma geral, a apresentação deve abordar todas as etapas do roteiro proposto, desde as pesquisas de referência, a definição conceitual, as especificações técnicas dos materiais, até o processo criativo e de desenvolvimento projetivo, da embalagem e do folheto.
2023 | T18
Trabalhos produzidos pela turma ingressante em 2023, com foco no desenvolvimento de painéis decorativos ou quebra-cabeças que contenham peças padronizadas de madeira.
Objetivos da atividade.
Estimular o aluno na busca de conhecimentos técnicos e analíticos sobre o emprego de madeiras e materiais derivados de madeira. Promover a pesquisa e a identificação das etapas e dos processos produtivos destes materiais. Promover a aplicação das madeiras e seus materiais derivados em um protótipo de quebra-cabeça e/ou painel decorativo com emprego de encaixes e peças padronizadas de madeira.
1. Etapas relacionadas à atividade:
i. Pesquise e selecione referências e produtos similares que abordem o uso de encaixes e composições estético-formais, com peças de madeira e/ou materiais derivados de madeira.
ii. Pesquise e apresente informações técnicas sobre os materiais utilizados na A2, suas propriedades, características, especificações e formatos comerciais;
iii. Identifique e apresente um conjunto de informações relacionadas ao conceito e ao processo projetivo do produto (textos, sketches, esboços, estudos preliminares, renders, desenhos técnicos, imagens de apresentação do produto);
iv. Registre e descreva o processo produtivo utilizado para a elaboração do trabalho (por exemplo: processos de corte, aplainamento, furação, lixamento, pintura, entre outros).
2. O que é para apresentar (Formato e conteúdo das pranchas):
i. A partir das etapas descritas acima desenvolva e apresente um relatório do processo de projeto e produção, em até 12 pranchas, em formato slides (preferencialmente 16:9). Fazer upload do arquivo em PPT ou PDF no e-disciplina até o prazo indicado abaixo, nomeando-o da seguinte forma: A2_nomedoaluno_nomedoaluno. (o trabalho deve ser realizado em duplas, preferencialmente as mesmas da A1). As pranchas devem conter as seguintes informações:
a) conceito do produto e identificação das referências utilizadas;
b) desenhos e textos explicativos do projeto;
c) informações técnicas sobre os materiais utilizados;
d) descrição sobre os processos de fabricação e;
e) apresentação do produto final, imagens síntese do projeto (objeto acabado).
ii. Um modelo físico montado e acabado. O trabalho deve estar inserido em um espaço de 30x30cm. Poderão ser utilizadas as madeiras maciças disponíveis no STMEEC (Pinus, Cedro, Tipuana, Sibipiruna, Jambolão) e materiais derivados da madeira (chapas de compensado e MDF). Podem ser utilizados equipamentos de corte a laser e equipamentos mecânicos de corte e lixamento de peças, sempre com apoio dos técnicos da STMEEC. Também são disponibilizados materiais de acabamento como cola, verniz, cera e stain.
Equipe: Larissa Helena Klug Runge, Marina Mas Santacreu Nobre
2024 | T19
Trabalhos produzidos pela turma ingressante em 2024, com foco na produção de esculturas feitas de papel e papelão.
Objetivos da Atividade 1 (A1)
Estimular o aluno a buscar os conhecimentos técnicos e tecnológicos a respeito dos tipos, formatos comerciais e especificações de papel e papelão utilizados no design. Promover a pesquisa e a identificação das etapas e dos processos produtivos dos diferentes tipos de papel e papelão. Realizar experimentações e capacitar o aluno para que compreenda os potenciais usos e aplicações destes materiais em projetos e produtos em design.
1. Conteúdo teórico a ser pesquisado na atividade 1
1.1 Investigar e compreender a classificação dos materiais papel e papelão;
1.2 Estudar e entender as principais propriedades, tipos e especificações (gramaturas e formatos comerciais), processos de fabricação de papeis e papelão. Esta etapa visa dar fundamento, a partir de um panorama amplo de produtos, para a escolha do material a ser utilizado na atividade 1;
1.3 Pesquisar aplicações destes materiais em modelos, protótipos e produtos em design.
1.4 Criar um painel visual demonstrando possíveis aplicações, processos produtivos e potencialidade
dos materiais.
2. Atividade prática (Atividades em sala de aula e no STMEEC – Antigo LAME)
2.1 Escolha um tipo de papel ou papelão para o desenvolvimento da atividade 1;
2.2 Selecione, pesquise e apresente as propriedades e formatos comerciais do tipo de papel ou papelão que irá trabalhar (considere utilizar na pesquisa, além das referências indicadas abaixo, outras fontes de pesquisa);
2.3 Pesquise e descreva as etapas do processo produtivo do material escolhido;
2.4 Projete e produza um modelo experimental com o tema: Modelagem tridimensional com papelão ou papelão, de acordo com as etapas descritas abaixo – Atividade prática em casa e principalmente no STMEEC.
a. Realize opções de experimentação com o material (de acordo com direcionamentos no item a do anexo)
b. Observe, analise e mapeie aspectos de caracterização do técnica do material de acordo com exercícios e tabela de apoio (Itens b e c do anexo)
c. Preencha os exercícios de caracterização experiencial do material (Item d do anexo)
d. Com base nas informações sistematizadas a respeito dos materiais, elabore o projeto de um modelo tridimensional com corte, vinco, dobra, encaixe, colagem (ver item 2.5 b);
e. Proponha e apresente a planificação das peças do modelo e realize o processo de corte e dobra do material. Nesta etapa poderão ser utilizados os equipamentos de corte a laser e plotter de recorte disponíveis na STMEEC e sobretudo processos manuais;
f. Realize a etapa de montagem e acabamento do modelo (corte, vinco, dobra, encaixe e colagem).
Andressa Licka Shimizu, Giovanna de Melo Andrade, Marina Odaguiri Kobori, Marina Rodrigues dos Santos
Ester Crespo Maciel, Isabeli Santana Souza, Mariana Carneiro Marques, Victória Lopes Ilarina dos Reis
Trabalhos produzidos pela turma ingressante em 2024, com foco na produção de quebra-cabeças ou painéis decorativos utilizando peças modulares em madeira.
Objetivos da atividade.
Estimular o aluno na busca de conhecimentos técnicos e analíticos sobre o emprego de madeiras e materiais derivados de madeira. Promover a pesquisa e a identificação das etapas e dos processos produtivos destes materiais. Promover a aplicação das madeiras e seus materiais derivados em um protótipo de quebra-cabeça e/ou painel decorativo com emprego de peças modulares de madeira.
1. Etapas relacionadas à atividade:
i. Pesquise e selecione referências e produtos similares que abordem composições estético-formais, com peças de madeira e/ou materiais derivados de madeira.
ii. Pesquise e apresente informações técnicas sobre os materiais utilizados na A2, suas propriedades, características, especificações e formatos comerciais;
iii. Identifique e apresente um conjunto de informações relacionadas ao conceito e ao processo criativo e projetivo do produto (textos, sketches, esboços, estudos preliminares, renders, desenhos técnicos, imagens de apresentação do produto);
iv. Registre e descreva o processo produtivo utilizado para a elaboração do trabalho (por exemplo: processos de corte, aplainamento, furação, lixamento, pintura, entre outros).
Ester Crespo Maciel, Isabelli Santana Souza, Marina Monzillo de Almeida, Victoria Lopes Lima Ilarina dos Reis
Bianca Yuri Okahisa, Kayky Jhoy Araujo dos Santos, Dandara Araujo Dantas, Ana Alice Koga Ferreira
João Iwamoto Feitosa, Henrique Comunhão Napimoga, Raphael
Estevam Dantas Horlando, Henrique Lopes Pedro
Andressa Licka Shimizu, Giovanna de Melo Andrade, Marina Odaguiri Kobori, Marina Rodrigues dos Santos
2025 | T20
Trabalhos produzidos pela turma ingressante em 2025, com foco na produção de esculturas feitas de papel e papelão.
Objetivos da Atividade 1 (A1)
Estimular o aluno a buscar os conhecimentos técnicos e tecnológicos a respeito dos tipos, formatos comerciais e especificações de papel e papelão utilizados no design. Promover a pesquisa e a identificação das etapas e dos processos produtivos dos diferentes tipos de papel e papelão. Realizar experimentações e capacitar o aluno para que compreenda os potenciais usos e aplicações destes materiais em projetos e produtos em design.
1. Conteúdo teórico a ser pesquisado na atividade 1
1.1 Estudar as principais propriedades, gramaturas, formatos comerciais, processos de fabricação e aplicações em design de: a) 1 tipo de papel ou b) 1 tipo de papelão, conforme listas de sugestões de materiais disponíveis no item 7. Esta etapa visa dar fundamento técnico e tecnológico aos alunos e ampliar a base de dados do site https://sites.usp.br/damateria;
2. Atividade prática (Atividades em sala de aula e no STMEEC – Antigo LAME)
2.1 Escolha um tipo de papel ou papelão disponível no STMEEC/LAME para o desenvolvimento da atividade 1;
2.2 Registre e descreva as etapas do processo projetivo e produtivo do modelo tridimensional a ser desenvolvido de acordo com as etapas descritas abaixo:
Obs.: Nesta etapa poderão ser utilizados os equipamentos e ferramentas do STMEEC-LAME, com prioridade para processos manuais.
Equipe: Gaston Cherel, Bérénice Brebion, Andréa Wambre
Equipe: Bryan Baptistella da Silva, Carlos Eduardo da Silva Costa, Gabriel Gonçalves Nascimento
Equipe: Camila Di Lorenzo Borges, Erick José da Silva Santos, Gabriela Rago Garcia
LESKO, Jim. Design industrial – materiais e processos de fabricação. São Paulo: Edgard Blücher, 2004.
LIMA, Marco Antônio Magalhães. Introdução aos materiais e processos para designers. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., 2006.
ASHBY, Michael F. e JOHNSON, Kara. Materiais e design: arte e ciência da seleção de materiais no design de produto. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 2010.
ERHARDT, Theodor et al. Curso técnico têxtil 2: física e química aplicada, fibras têxteis, tecnologia. São Paulo: EPU, 1975-1976.
LEFTERI, Chris. Como se faz: 92 técnicas de fabricação para design de produtos. 2 ed. São Paulo: Blücher, 2013.
____________. Materiais em design: 112 materiais para design de produtos. São Paulo: Blücher, 2017.
MANZINI, Ezio. A Matéria da Invenção. Porto (Portugal): Ed. Porto, 1993. (Centro Português de Design – Coleção Design, Tecnologia e Gestão).
____________; VEZZOLI, Carlo. O Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis. São Paulo: Edusp, 2004.
MANO, Eloisa Biasotto e MENDES, Luis Claudio. A natureza e os polímeros: meio ambiente, geopolímeros, fitopolímeros e zoopolímeros. São Paulo: Blücher, 2013.
Ministério do Meio Ambiente. Lista Nacional Oficial de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção. PORTARIA MMA Nº 443, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014.
http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/static/pdf/portaria_mma_443_2014.pdf
NAHUZ, Marcio Augusto Rabelo. (coord.) Madeiras: material para o design. São Paulo: Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico/Programa São Paulo Design, 1997.
PEREIRA Andrea Franco. Madeiras brasileiras: guia de combinação e substituição. São Paulo: Blucher; Fapemig, 2013.
PEZZOLO, Dinah Bueno. Tecidos: história, tramas, tipos e usos. 1 ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2007.
SOUSA, Maria Helena de. Madeiras tropicais brasileiras. Brasília: Instituto brasileiro do meio ambiente e dos recursos naturais renováveis. Laboratório de produtos florestais, 1997.
TAYLOR, Sir George et al. La madera. Barcelona: Editorial Blüme, 1980.
TWEDE, Diana e GODDARD, Ron. Materiais para embalagens. São Paulo: Editora Blücher, 2010.
ZENID, Geraldo José (coord.) Madeira: uso sustentável na construção civil. São Paulo: Instituto de Pesquisas Tecnológicas: SVMA, 2009. Disponível em: http://www.ipt.br/publicacoes/3.htm
Empapel: https://empapel.org.br/
IBÁ – Indústria Brasileira de Árvores: https://www.iba.org/
International Year of Natural Fibers 2009: https://www.fao.org/natural-fibres-2009/home/en/
Material Connexion: https://materialconnexion.com/
MatériO’: https://materio.com/en
MATREC – Material Recycling: https://www.matrec.com/
Laboratório de Design e Seleção de Materiais UFRGS: https://www.ufrgs.br/ldsm/
Materioteca FEEVALE: https://materiotecafeevale.wordpress.com/
Materia Lab: http://materialab.com.br/
NIT- Materiais: https://www.nit.ufscar.br/
Renourish: https://re-nourish.org/
Espécies florestais. Serviço Florestal Brasileiro (SFB): http://www.florestal.gov.br/snif/recursos-florestais/especies-florestais
Materialize: http://www.materialize.fau.usp.br/
Prêmio Salão Design: http://www.salaodesign.com.br/#/inicio
Prêmio Design Museu da Casa Brasileira: https://mcb.org.br/pt/design_mcb/noticias/
Programa da disciplina
Créditos aula: 2
Créditos trabalho: 0
Carga horária total: 30h
Tipo: semestral
Objetivos
Dotar o aluno de conhecimentos técnicos e teóricos básicos, sobre os materiais e processos de produção utilizados no design em diferentes campos, de modo a identificá-los, conhecer seus limites e possibilidades, assim como suas aplicações em diferentes situações de projeto. Ênfase especial será dada aos materiais naturais: papel e papelão, madeiras e materiais derivados da madeira, fibras e polímeros naturais.
Programa
– A importância dos materiais para os designers;
– Classificação dos materiais, principais propriedades, formatos comerciais;
– Aspectos relevantes para seleção dos materiais, sustentabilidade e materiais;
– Fontes de informação técnica sobre materiais;
– Papel e papelão: principais tipos, características, processos e aplicações no design;
– Madeira: principais tipos, características, processos e aplicações no design;
– Fibras naturais: principais tipos, características, processos e aplicações no design;
– Polímeros naturais: principais tipos, características, processos e aplicações no design;
– Aplicações experimentais em design.
Metodologia de ensino
Aulas expositivas dialogadas com material didático de apoio; análise de casos práticos; palestras com convidados e atividades práticas dirigidas com atendimento para realização dos trabalhos.