AUT2520

Materiais e Processos de Produção II

Nesta disciplina, os estudantes dão continuidade ao seu aprendizado sobre a diversidade de materiais disponíveis para produções de Design. Nesta etapa, a gama de recursos estudados é ampliada, com projetos desenvolvidos utilizando metais e polímeros.  Aqui encontram-se os registros do desenvolvimento dos trabalhos finais produzidos ao longo do semestre.

Atividade 2

Trabalhos produzidos pela turma ingressante em 2022, com foco no desenvolvimento de uma luminária utilizando metal.

1. Objetivo do trabalho:
Conceber e desenvolver o projeto experimental de um protótipo de luminária com emprego de materiais metálicos e materiais poliméricos. Deve-se utilizar pelo menos 2 diferentes materiais apresentados no conteúdo da disciplina Materiais e Processos de Produção II.
2. Formação de equipes, dinâmica de desenvolvimento do trabalho e entrega final:
As equipes devem ser formadas por 3 a 4 alunos, no máximo. A dinâmica de desenvolvimento do trabalho será:

a) apresentação e análise dos materiais e processos disponíveis na Seção Técnica de Modelos, Ensaios e Experimentações Construtivas da FAUUSP (STMEEC, antigo LAME);
b) atendimento às equipes para a elaboração da proposta o desenvolvimento projetivo; c) Experimentação de materiais, processos e produção de protótipo em laboratório;
d) Apresentação e discussão coletiva dos trabalhos finais. No dia da apresentação final, 06/12/2022, as equipes devem fazer o upload dos arquivos finais dos projetos no e-disciplinas, até 18h30.

3. Roteiro para o desenvolvimento o trabalho:

i. Definição conceitual e processo de concepção da luminária – Nesta etapa do trabalho, priorizem a definição de conceitual do produto, o tipo de luminária a ser desenvolvida, possíveis formas de interações com o usuário, os efeitos da luz e sua relação com os materiais. Como forma de representação do conceito adotado utilizem: sketches manuais, modelos virtuais, mock-ups, imagens, textos e infográficos, entre outros recursos.
ii. Pesquisa, seleção de materiais e produção do protótipo – Definam os materiais selecionados e justifiquem as escolhas em função das características da luminária desenvolvida e de suas funções. Apresente um conjunto de informações técnicas que indique a especificação e as propriedades dos materiais escolhidos, incluindo as principais características, propriedades físicas e mecânica e sensoriais, assim como formatos e medidas comerciais encontradas no mercado local. Apresentem os processos de transformação dos materiais e as etapas de produção do protótipo em laboratório (STMEEC).
iii. Apresentação do trabalho final – A apresentação final do trabalho deve seguir as especificações dos conteúdos e pranchas definidos no item 4, abaixo, aplicando também os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de representação gráfica. De forma geral, a apresentação deve abordar todas as etapas do
roteiro proposto, desde as pesquisas conceituais e de referência, as especificações técnicas dos materiais, formatos e quantidades utilizadas. Deve ainda ser feito um projeto de produção (plano de aproveitamento) demonstrando o percentual de aproveitamento dos materiais, considerando as dimensões comerciais), até o processo criativo e de desenvolvimento projetivo da luminária.

4. Especificação de conteúdo das pranchas/slides a serem entregues (até 15 pranchas):

Prancha 1 – Descrevam o conceito adotado no projeto da luminária por meio de breve texto e imagens,
apresentem produtos e projetos de referência.
Prancha 2 – Especifiquem os materiais empregados (nome comercial e técnico) utilizadas no projeto da luminária e justifiquem cada escolha, articulando suas características e propriedades com as funções e demais peculiaridades do projeto da luminária. Quanto aos componentes elétricos e eletrônicos e o tipo de luz, indiquem quais serão utilizados no protótipo.
Prancha 3 – Apresentem os processos criativos de concepção e as etapas de desenvolvimento da luminária; demostrem os processos de geração e seleção de alternativas de projeto pela equipe. Como sugestão indica-se a utilização dos recursos de visualização e representação já citados no item 3, subitem i.
Prancha 4 – Representem de forma técnica o projeto da luminária, procurem empregar diversas formas de representação, visando uma possível produção por terceiros, incluindo, desta forma, todas as informações tais como, vistas ortogonais cotadas, perspectivas explodidas do conjunto, codificação das peças e lista de materiais e componentes para aquisição, com respectivas especificações.
Prancha 5 –Descrevam o processo de experimentação das soluções construtivas, explorem a produção de modelos intermediários e mock-ups da luminária; para esta etapa procurem empregar materiais de fácil manipulação (papel, papelão, isopor, cola, fitas adesivas, entre outros).
Prancha 6 – Descrevam o processo de criação e o processo de montagem, uso e manutenção da luminária.
Prancha 7 – Síntese do projeto, com imagens e textos que visam apresentar o todo do trabalho. Sugere-se utilizar fotos, modelagens virtuais, perspectivas renderizadas, sketches finais da luminária em uso, das peças separadas e do protótipo final.

Trabalho 1

Equipe: Julia da C. Taveira Gomes, Laura Macellari, Pablo R. N. M. da Costa, Rebeca Otávio Pereira

Trabalho 2

Equipe: Andressa Barbosa, Bruno Souza, Thiago Fernandes

Trabalho 3

Equipe: Vinícius Ruas, Julia Zacchi, Guilherme Lourenço, Cleo Minutti 

Trabalho 4

Equipe: Clara Silva, Felipe Minutti, Mateus Catalani, Thais Midori, Vinícius Marques

Trabalho 5

Equipe: Anatasha Allison Li, Bruno Henrique Agostinho da Silva, Julia Luiza de Palma Cardoso, Rodrigo Luz Damasceno

Trabalho 6

Equipe: Ana Carolina Ishida, Gabriel Loureiro, Lidiane Kohatsu, Lucas Kobata

Trabalho 7

Equipe: Heitor Silva Ferreira, Laura Naomi Lopes Wakai, Pedro Henrique Galbe Silva, Theo Amagasa

Trabalho 8

Equipe: Maria Fernanda Jardim, Renan Nishimura de Lima

Trabalho 9

Equipe: Fernando Rodrigues dos Santos Silva

Trabalho 10

Equipe: Nome 1, Nome 2, Nome 3

Trabalho 11

Equipe: Catharina Pedro, Davi Galvani, Fernanda Bruneli, Gabriela Rivas, Isabelly Morato

Trabalho 12

Equipe: Nome 1, Nome 2, Nome 3

Trabalho 13

Equipe: Nome 1, Nome 2, Nome 3

Trabalho 14

Equipe: Giovanni Favaretto, Giulia Beites, Joana Thomaz, Rodrigo Vasconcelos

Atividade 1

Trabalhos produzidos pela turma ingressante em 2023, com foco na criação de uma peça em metal, utilizando artistas famosos (Ligia Clark, Amílcar de Castro e Franz Weissmann) como referência.

1. Objetivos:
Estimular o aluno na assimilação de conhecimentos técnicos e analíticos sobre projetos e
processos de transformação de materiais aplicados ao design com ênfase nos materiais metálicos.
Promover a pesquisa e a identificação das etapas e processos produtivos de diferentes tipos de metais.
Ampliar o repertório do aluno e promover a investigação específica sobre a aplicação do material metal
através da investigação sobre o conceito e a produção de obras de artistas consagrados.

2. Etapas relacionadas à atividade:
As equipes devem ser formadas por 3 a 4 alunos, no máximo. A dinâmica de desenvolvimento do trabalho será:

2.1. Pesquise e selecione a obra ou série de obras dos seguintes artistas: a) Ligia Clark, em especial, a série
“Os bichos”; b) Amílcar de Castro e; c) Franz Weissmann.
2.2. Pesquise e apresente informações relacionadas aos conceitos adotados e aos processos criativos do
artista e suas obras (textos, entrevistas, documentários, esboços, estudos preliminares, imagens de
modelos e obras finais).
2.3. Pesquise e apresente as informações sobre um material (metálico) utilizado nas obras, sua forma
de produção, propriedades, características, especificações e formatos comerciais.
2.4. Pesquise e descreva o(s) processo(s) produtivo(s) utilizado(s) para a materialização das obras (por
exemplo: processos de dobra, cortes, soldas, modelos reduzidos, tipos de acabamento, utilização
de moldes, entre outros).
2.5. A partir das referências e dos conceitos das obras do artista escolhido desenvolva: a) um projeto
básico utilizando sketches manuais e recursos e ferramentas de modelagem virtual; b) modelos de
estudo intermediários utilizando outros materiais (por exemplo: papel cartão, papelão, chapas finas
de MDF, entre outros); c) Produza um modelo físico integralmente em metal com as dimensões
máximas de 45x45x45cm, procure utilizar formas simples e processos de corte, dobra e
calandragem de chapas.

Sem título

Nome 1, Nome 2, Nome 3

Sem título

Nome 1, Nome 2, Nome 3

Átrio

Larissa Klug, Marina Mas Santacreu, Nicole Ribeiro

Stern

Ana Giovanetti Oranje, Beatriz Dias Almeida, Estevão Turbay de Lyra

Mondriana Intencional

Denise Tiemi Miura, Karen Ueta Tamaki

Nautilus 3000

Ana Clara dos Santos Silva, Mariana Souza Santos, Jefferson Wesley de Oliveira Silva

Cadeira

Gabriel Codognato, Keyske Higa

Metais

Ana Teresa Nakahara Turri, Eduarda Cunha Goulart

Lunação

Giovanna Victoria, Laura Sala, Sophia Mayumi

Infinito²

Ana Cristina da Costa Santana, Fábio Campaner Suzuki

Espartilho

Gabriel Zomignani, João Paulo Speciari, Mariana Rizzi

Entre triângulos

Aline Alves Costa, Isabella Santos Tarossi, Sabrina Bavaresco Aguiar

Sem Título

Maurício Maciel dos Santos, Tiago Aquino Mota, Vinícius Lobato de Bellis

Ouriço

Kristin Lin, Taly Valdman, Tiago Lo

Sem Título 188

Heloísa Furtado, Raissa Rodrigues

Atividade 1

Trabalhos produzidos pela turma ingressante em 2024, com foco na criação de uma peça em metal, utilizando artistas famosos (Ligia Clark, Amílcar de Castro e Franz Weissmann como referência.

1. Objetivos:
Estimular o aluno na assimilação de conhecimentos técnicos e analíticos sobre projetos e processos de transformação de materiais aplicados ao design com ênfase nos materiais metálicos.
Promover a pesquisa e a identificação das etapas e processos produtivos de diferentes tipos de metais.
Ampliar o repertório do aluno e promover a investigação específica sobre a aplicação do material metal através da investigação sobre o conceito e a produção de obras de artistas consagrados.

2. Etapas relacionadas à atividade:
2.1 Pesquise e selecione a obra ou série de obras dos seguintes artistas: a) Ligia Clark, em especial, a série
“Os bichos”; b) Amílcar de Castro e; c) Franz Weissmann.
2.2 Pesquise e apresente informações relacionadas aos conceitos adotados e aos processos criativos do
artista e suas obras (textos, entrevistas, documentários, esboços, estudos preliminares, imagens de
modelos e obras finais).
2.3 Pesquise e apresente as informações sobre um material (metálico) utilizado nas obras, sua forma
de produção, propriedades, características, especificações e formatos comerciais.
2.4 Pesquise e descreva o(s) processo(s) produtivo(s) utilizado(s) para a materialização das obras (por
exemplo: processos de dobra, cortes, soldas, modelos reduzidos, tipos de acabamento, utilização
de moldes, entre outros).
2.5 A partir das referências e dos conceitos das obras do artista escolhido desenvolva:
a) um projeto básico utilizando sketches manuais e recursos e ferramentas de modelagem virtual;
b) modelos de estudo intermediários utilizando outros materiais (por exemplo: papel cartão, papelão, chapas finas
de MDF, entre outros);
c) Produza um modelo físico integralmente em metal com as dimensões máximas de 45x45x45cm, procure utilizar formas simples e processos de corte, dobra e
calandragem de chapas.

Sem título

Nome 1, Nome 2, Nome 3

Sem título

Nome 1, Nome 2, Nome 3

Sem título

Nome 1, Nome 2, Nome 3

Sem título

Nome 1, Nome 2, Nome 3

Sem título

Nome 1, Nome 2, Nome 3

Sem título

Nome 1, Nome 2, Nome 3

Sem título

Nome 1, Nome 2, Nome 3

Sem título

Nome 1, Nome 2, Nome 3

Sem título

Nome 1, Nome 2, Nome 3

Sem título

Nome 1, Nome 2, Nome 3

Sem título

Nome 1, Nome 2, Nome 3

Sem título

Nome 1, Nome 2, Nome 3

Sem título

Nome 1, Nome 2, Nome 3

Sem título

Nome 1, Nome 2, Nome 3

Atividade 2

Trabalhos produzidos pela turma ingressante em 2024, com foco no desenvolvimento de uma luminária utilizando polímeros.

1. Objetivos da atividade 2:

Estimular o aluno na busca de conhecimentos técnicos e analíticos
sobre produtos em design e seus processos de transformação com materiais poliméricos e outros
materiais. Promover a pesquisa e a identificação das etapas e dos processos produtivos de
diferentes tipos de polímeros. Ampliar o repertório do aluno através da investigação específica
sobre a aplicação do material polimérico em combinação do outros materiais, visando a aplicação
em um protótipo a partir dos processos de transformação disponíveis no LAME.

2. Etapas relacionadas à atividade
2.1 Pesquise e selecione uma luminária como referência para o seu trabalho, prioritariamente um
produto premiado e que empregue polímeros como material principal;
2.2 Identifique e apresente, dentro das informações disponíveis, um conjunto de informações
relacionadas ao projeto do produto escolhido (sketches, esboços, estudos preliminares,
renders, desenhos técnicos, imagens de apresentação do produto, textos, entrevistas,
documentários).
2.3 Pesquise e apresente as informações sobre os materiais utilizados no produto, suas
propriedades, características, especificações e formatos comerciais.
2.4 Pesquise e descreva o/s processo/s produtivo/s utilizado/s na fabricação do produto
selecionado (por exemplo: processos de extrusão, termo-formação a vácuo, injeção, utilização
de moldes, entre outros).
2.5 A partir das referências e dos conceitos da luminária escolhida faça a releitura do projeto e
desenvolva: a) um projeto básico de luminária que adote como princípio construtivo sólidos
de revolução, ou seja, a repetição de elementos de mesmo formato ou com poucas variações
que ocupe um espaço em torno de um eixo de rotação; b) Utilize sketches manuais, recursos e
ferramentas de modelagem virtual para representar sua ideia; c) Elabore modelos de estudo
intermediários utilizando outros materiais (por exemplo: papel cartão, papelão, chapas finas
de MDF, entre outros); d) Produza um modelo físico em polímero com uso da cortadora e
gravadora a laser CNC e que tenha as dimensões máximas de 45x45x45cm, procure utilizar
formas simples e processos de ligações por encaixe, parafusadas ou/e rebitadas.

Sem título

Nome 1, Nome 2, Nome 3

Sem título

Nome 1, Nome 2, Nome 3

Sem título

Nome 1, Nome 2, Nome 3

Sem título

Nome 1, Nome 2, Nome 3

Sem título

Nome 1, Nome 2, Nome 3

Sem título

Nome 1, Nome 2, Nome 3

Sem título

Nome 1, Nome 2, Nome 3

Sem título

Nome 1, Nome 2, Nome 3

Sem título

Nome 1, Nome 2, Nome 3

T20

Trabalhos produzidos pela turma ingressante em 2025.

Objetivos da atividade.

Estimular o aluno na busca de conhecimentos técnicos e analíticos sobre o emprego de madeiras e materiais derivados de madeira. Promover a pesquisa e a identificação das etapas e dos processos produtivos destes materiais. Promover a aplicação das madeiras e seus materiais derivados em um protótipo de quebra-cabeça e/ou painel decorativo com emprego de peças modulares de madeira.

 1. Etapas relacionadas à atividade:

i. Pesquise e selecione referências e produtos similares que abordem composições estético-formais, com peças de madeira e/ou materiais derivados de madeira.
ii. Pesquise e apresente informações técnicas sobre os materiais utilizados na A2, suas propriedades, características, especificações e formatos comerciais;
iii. Identifique e apresente um conjunto de informações relacionadas ao conceito e ao processo criativo e projetivo do produto (textos, sketches, esboços, estudos preliminares, renders, desenhos técnicos, imagens de apresentação do produto);
iv. Registre e descreva o processo produtivo utilizado para a elaboração do trabalho (por exemplo: processos de corte, aplainamento, furação, lixamento, pintura, entre outros).

2. O que é para apresentar (Formato e conteúdo do relatório e das pranchas).

i. Modelo físico montado e acabado. O trabalho deve estar inserido em uma moldura de espaço de 30x30cm. Poderão ser utilizadas as madeiras maciças disponíveis no STMEEC (Pinus, Cedro, Tipuana, Sibipiruna, Jambolão) e materiais derivados da madeira (chapas de compensado e MDF). Podem ser utilizados equipamentos de corte a laser e equipamentos mecânicos de corte e lixamento de peças. As operações devem ser realizadas sempre com apoio dos técnicos da STMEEC. Também são disponibilizados materiais de acabamento como cola, verniz, cera e stain. Para o uso da cortadora a lazer as madeiras devem ter espessura de até 3mm.

ii. Relatório do processo de projeto e produção, em até 20 páginas, em formato A4. Fazer upload do arquivo em PDF no e-disciplina até o prazo indicado abaixo, nomeando-o da seguinte forma: Rel_A2_nomedoaluno_nomedoaluno. O conteúdo do relatório deve conter todas a informações relacionadas ao desenvolvimento da atividades 2, sugere-se os seguintes tópicos para o relatório:

a) conceito do produto e identificação das referências utilizadas;
b) desenhos e textos explicativos do processo criativo e desenvolvimento do projeto;
c) informações técnicas sobre os materiais utilizados;
d) descrição sobre os processos de fabricação e;
e) apresentação do produto final, imagens síntese do projeto (objeto acabado).

iii. Slides de apresentação – Apresente e envie os slides da síntese da atividade 2 (A2) de acordo com o formato padrão disponível no e-disciplinas (modelo.ppt). Fazer upload do arquivo em PDF no e-disciplina até o prazo indicado abaixo. O conteúdo deve ser sintetizado em 6 slides: capa/titulo, conceito, materiais, processo criativo/projetivo, processo produtivo e modelo final. Nomeie a apresentação da seguinte forma: Apr_A2_nomedoaluno_nomedoaluno.

Sem título

Nome 1, Nome 2, Nome 3

Sem título

Nome 1, Nome 2, Nome 3