Papelão Ondulado

Definição

O papelão ondulado, que tem como matéria-prima básica a celulose, é composto por elementos ondulados (miolos) que são fixados a elementos planos (capas). O papelão ondulado é composto por várias camadas de papéis, de maneira a formar uma estrutura composta por um ou mais elementos ondulados, chamados miolos, fixados a elementos planos chamados capas. A união das chapas planas e onduladas forma a composição do papelão ondulado, sendo que é possível uma associação de papéis de diferentes tipos com características distintas, o que resulta em diversas composições.

A capa é o elemento plano do papelão ondulado, pode ser colocada, em relação à chapa, de forma externa, intermediaria ou interna. O miolo é o elemento ondulado do papelão e localiza-se no intermédio das capas. Geralmente é produzido com papel reciclável para facilitar a produção das ondas.

Classificação

A classificação do papelão ondulado é definida pelo número de capas e miolos utilizados em sua estrutura:

Face simples

Estrutura formada por um elemento ondulado (miolo) colado a um elemento plano (capa).

Parede simples

Estrutura formada por um elemento ondulado (miolo) colado, em ambos os lados, a elementos planos (capas).

Parede dupla

Estrutura formada por três elementos planos (capas) coladas a dois elementos ondulados (miolos) e intercalados.

Parede tripla

Estrutura formada por quatro elementos planos (capas) colados em três elementos ondulados (miolos) e intercalados.

Parede múltipla

Estrutura formada por cinco ou mais elementos planos (capas) colados a quatro ou mais elementos ondulados (miolos) e intercalados.

Principais aplicações

O papelão ondulado está presente em nosso cotidiano. Ele é responsável pelo transporte e proteção de aproximadamente 75% dos produtos embalados no planeta. Possui diversas aplicações no design e arquitetura, desde a confecção de modelos e protótipos à confecção de embalagens variadas.

Propriedades

A combinação de capa e miolo gera um material leve, resistente, e versátil na especificação de resistência mecânica, resultando em embalagens customizadas, que melhor contribuem para a armazenagem, movimentação, e transporte, sua boa capacidade de receber diferentes tipos de impressões, assim como inesgotável possibilidade de designer, favorecem a exposição do produto no ponto de venda. O papelão ondulado apresenta diferentes características contra choque, compressão e esmagamento, dependendo do tipo de ondulação empregado. Em geral a direção de ondulação numa caixa é vertical, para oferecer máxima resistência ao empilhamento. O tipo de ondulação é caracterizado pela altura das ondas e pelo número de ondas em certo comprimento
Tipo de ondaAltura da OndaNúmero de Ondas em 10 cm
A4,2 a 5,011 a 13
B2,5 a 3,016, 18
C3,5 a 4,013 a 15
E1,2 a 1,531 a 38

Algumas das técnicas de impressão em papelão ondulado podem ser: flexografia, serigrafia, jato de tinta direto e off-set

Fabricação

O papelão tem como matéria prima o papel, podendo ser este o papel kraft, o papel test-liner ou papel reciclado. As matérias-primas utilizadas na fabricação de papel podem ser celulose, papel reciclado ou ainda uma pasta mecânica. A pasta mecânica é formada a partir de celulose e lignina, que é triturada pela ação de moagem do rebolo sobre a madeira. Na etapa de criação da pasta, o material fibroso é colocado em solução aquosa e, em seguida, passa por um processo de depuração com o objetivo de livrar o composto de impurezas. Depois disso, a pasta é refinada e as fibras são moídas. Posteriormente, o material é tingido e colado. O papelão ondulado é fabricado em uma máquina chamada onduladeira (corrugadora) que pressiona o papel entre duas superfícies e cada onda é formada de acordo com o perfil do cilindro ondulador. Cumpre destacar que os diferentes perfis formam diferentes espessuras e número de ondas por superfície.
Máquina onduladeira (corrugadora). Fonte: https://www.dctechnet.com.br/produto/onduladeira-completa/
Para que as chapas sejam transformadas em caixas e outros acessórios, são processadas em máquinas de corte e vinco, as mesmas que permitem a impressão, sendo estas, planas ou rotativas. No processo pode-se contar com outras operações, agregadas por outras máquinas de conversão, tais como: coladeiras, grampeadeiras, vincadeiras etc.

Fontes

  • Papelão ondulado. Empapel. Disponíevl em: https://empapel.org.br/papel/papelao-ondulado/. Acesso em 09/08/2023
  • Conheça o processo de fabricação de caixa de papelão. Caixas imperial. Disponível em: https://www.caixasimperial.com.br/conheca-o-processo-de-fabricacao-da-caixa-de-papelao. Acesso em 09/08/2023
  • DOS SANTOS, Aguinal et al. Design em papelão ondulado. Curitiba : UFPR – Núcleo de Design & Sustentabilidade, 2006