O boletim eletrônico Malala é uma publicação periódica plural e aberta a todos que tenham trabalhos originais, diretamente sobre ou em diálogo com o Islã e com o Mundo Muçulmano.
Neste espaço, buscamos análises e debates relacionados aos desenvolvimentos no Oriente Médio (em seu conceito mais geral, pois pode também incluir a África do Norte). Quanto ao mundo muçulmano, também buscamos uma compreensão com um significado mais amplo – incluindo não apenas as sociedades majoritariamente muçulmanas na Ásia e África, como também suas minorias não muçulmanas – além das minorias muçulmanas na Europa, nas Américas e em outros lugares – e sua interação com o Ocidente. Buscamos também contribuições sobre a própria religião e/ou dizendo respeito a questões teóricas que se encaixam em nosso órbita.
As contribuições podem ser em diferentes formatos: aceitamos ensaios, buscando reflexões e impressões de escopo mais amplo com reflexões e resultado de pesquisas mais maduras. Também podem ser artigos, com reflexões em formato acadêmico com resultado de pesquisas em andamento. Ainda há possibilidade para resenhas tanto de livros como de filmes que colaborem para o debate contemporâneo sobre o Oriente Médio e o mundo muçulmano. Outra possibilidade é o relato de campo direcionado a pesquisadores que estiveram recentemente no Oriente Médio ou em um país cuja temática do Islã ou presença muçulmana se destacam. Outra possibilidade de contribuição é por textos dissertativos/opinativos no qual se espera a defesa argumentativa diante de uma tema ou questão do debate contemporâneo. Recém-doutores ou mestres com trabalhos relacionados ao OMMM também estão convidados a tentar um Resumo de Pesquisa, no qual o pesquisador poderá sintetizar a proposta de seu trabalho bem como seus principais resultados. Por fim, especialistas ou estudiosos de um autor especifico, cuja obra dialóga ou se insere na temática do boletim também poderá propor um Retrato Intelectual apresentando sucintamente a trajetória do autor, seus principais conceitos, dilemas intelectuais e desdobramentos de sua reflexão.
Todas as propostas serão inicialmente avaliadas pela comissão editorial do Boletim podendo também contar com pareceristas independentes.
Pedimos que os autores sigam os seguintes limites e formatação para os textos:
Ensaios – 9000 palavras
Artigos – 8000 palavras
Resumo de Pesquisa/ Retrato Intelectual – 4000 palavras
Resenhas (livros e filmes) / Relato de Campo – 3000 palavras
Textos dissertativos/opinativos – 1500 palavras
Resumo e abstract (artigos, ensaios e relatos de pesquisa)
Sem citação de autores, com no máximo 500 caracteres sem espaço e no início do texto.
Fonte
Times New Roman, título 14, corpo de texto 12 (com espaço 1,5) e subtítulo 12 (em maiúsculo).
Nome do autor
Centralizado, negrito e com nota de rodapé contendo breve biografia, com no máximo 350 caracteres sem espaço.
Citações
Com recuo: recuo 4, fonte 11 (com espaço simples) e sem marcação inicial ou final (por exemplo, texto em itálico ou negrito e aspas).
No corpo do texto: (sobrenome do autor, ano: página), exemplo (Silva, 2009: 23), ou nome do autor (ano: página), exemplo João Silva (2009: 23) – sempre na primeira vez que cita o autor – e, nas outras vezes, pode ser Silva (2009: 23).
No rodapé, citações explicativas. Quando houver citação de autor no corpo da nota utilizar o mesmo formato que no corpo do texto, exemplo: “o Irã perde muito por não ser amigável com o Estado de Israel” (Silva, 2009: 23).
No rodapé, citações de vídeos e jornais (que não contenham autores), nome do jornal ou vídeo e link.
Bibliografia ou referências
Nome do (autor, jornal ou revista), título, ano, editora (quando houver) e link (quando houver). Padrão BNT.
Os textos devem ser submetidos em anexo, formato Word e somente pelo e-mail boletimgtommm@gmail.com.