You are currently viewing Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto lança segunda campanha sobre direitos humanos no ambiente acadêmico

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto lança segunda campanha sobre direitos humanos no ambiente acadêmico

A segunda fase da campanha Formando também melhores seres Humanos: algumas atitudes não são toleráveis #NemUmaVez promovida pela FMRP da USP traz peças publicitárias com discursos que ilustram o preconceito enraizado na sociedade.

O objetivo da ação é conscientizar a comunidade sobre a importância do respeito nas relações interpessoais no ambiente acadêmico, para professores, estudantes e funcionários técnico-administrativos. A campanha enfatiza que atitudes preconceituosas baseadas em cor, gênero, orientação sexual ou poder aquisitivo não podem ser toleradas.

Lançada no dia 4 de novembro, a primeira peça da segunda fase busca discutir a violência, desrespeito e discriminação contra a mulher. “A campanha vem ao encontro com o caso da Mariana Ferrer que foi julgada em 1ª instância pelo moralismo hediondo que ainda existe em nossa sociedade. Condenada pelo machismo sistêmico que influencia julgamentos morais e jurídicos”, afirma a professora Maria Paula Panúncio Pinto do Departamento de Ciências da Saúde e também presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH), ambos da FMRP, citando o manifesto publicado pela Unidade. 

A iniciativa teve início neste ano com a chegada dos calouros na FMRP e abordou as temáticas: racismo, machismo, homofobia e preconceito de classe social. “A formação de seres humanos que privilegiam o respeito e engajamento nos valores de uma sociedade equalitária é um dos nossos compromissos”, conta o  professor Rui Alberto Ferriani, diretor da FMRP.