Profissionais da saúde estão percorrendo todas as regiões da cidade e realizando testagem para a covid-19
A partir desta sexta-feira (1°), profissionais do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HC-RP), com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde começam a mapear a presença do novo coronavírus (covid-19) nas regiões cidade.
Ao todo, 728 casas foram selecionadas e os profissionais pretendem colher amostras – sangue e mucosa nasal – de um morador. O trabalho vai durar até domingo (3) e é importante que a população participe.
O estudo, chamado de inquérito epidemiológico, tem o objetivo de mapear a infecção atual e pregressa do novo coronavírus na população de Ribeirão Preto. São levados em consideração sexo, idade e local de residência. O levantamento é pioneiro no Brasil.
Segundo o superintendente do HC-RP, Benedito Maciel, os profissionais que realização a pesquisa estão identificados com crachá, jaleco colorido e com veículo que transportará as pessoas para os exames.
“Estimar a prevalência […] em determinada população é fundamental não apenas para avaliar a efetividades das medidas de distanciamento social, mas principalmente para nortear a reabertura gradativa e segura das atividades comerciais, indústria, educativas e de lazer”, informam os pesquisadores.
Todo o processo será repetido depois de 4 semanas, com os mesmos participantes. Os resultados serão disponibilizados aos participantes do estudo por acesso digital à plataforma do HC-RP. Já os dados globais, serão divulgados pelos órgãos de vigilância epidemiológica, sem divulgação da identidade dos participantes.