3ª. Edição (2002)

Categoria Individual

MARGARIDA GENEVOIS

A Sra. Margarida Genevois é bastante conhecida, em virtude de sua extensa contribuição para a promoção dos direitos humanos. Bacharel em ciências sociais, pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, iniciou suas atividades profissionais na Fazenda São Francisco da Cia. Rhodia Brasileira, exercendo tarefas de coordenação e direção de programas de atendimento a crianças desnutridas e de orientação às mães quanto aos cuidados com seus filhos. Desde essa época, firmou compromissos e laços indissolúveis com a defesa dos direitos humanos, em especial dos grupos sociais mais vulneráveis a graves violações desses direitos, como mulheres, crianças, adolescentes, internados nas instituições de controle social, trabalhadores empobrecidos, carentes de acesso às instituições de justiça e bem-estar social.
Suas convicções tornaram-se ainda mais sólidas durante a vigência do regime autoritário no Brasil (1964-1985) quando se empenhou pessoalmente na luta contra as prisões arbitrárias, pelo retorno do Estado de direito, pela reconstrução da normalidade democrática nesta sociedade. Encerrada a transição, persistiu no sentido de garantir a universalização dos direitos humanos para o conjunto dos cidadãos e cidadãs brasileiras.
Desde meados da década de 1970, não há movimento, conselho ou comissão de Direitos Humanos que não tenha contado com seu prestígio e com sua moderação fundada em sabedoria pessoal. Basta listar algumas dessas participações: presidência da Comissão Justiça e Paz de São Paulo, coordenadora da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos, membro da Comissão Nacional de Justiça e Paz, do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, da Comissão Teotônio Vilela, do Conselho da Escola de Governo, do Conselho da Comunidade Solidária. Colaborou com inúmeras missões de visitas para monitorar direitos humanos, por todo o país, além de países da América do Sul e América Central.
Tem participado dos mais importantes fóruns nacionais e internacionais, oportunidade em que alia ao relato de suas experiências pessoais a promoção e educação para os direitos humanos. Homenageada com importantes condecorações – como a Medalha Ordre National du Mérite (Governo da França), IV Prêmio Nacional dos Direitos Humanos (Governo Brasileiro), Ordem do Rio Branco (Governo Brasileiro) –, jamais havia sido homenageada por uma Universidade pública. A outorga do Prêmio USP de Direitos Humanos, ano 2002, na categoria individual, vem suprir esta lacuna.

Categoria Institucional

Rede DHNET- Rede de Direitos Humanos

Criada em 1994, a Rede DHNET (www.dhnet.org.br), com sede em Natal (RN), dedica-se à difusão e promoção dos Direitos Humanos. É filiada ao Movimento Nacional de Direitos Humanos, à Rede Brasileira de Educação para os Direitos Humanos e à Rede de Informação para o Terceiro Setor. Pauta-se por uma concepção abrangente, na mais resoluta afinidade com as orientações normativas em vigência na Organização das Nações Unidas- ONU. Alcança não apenas os clássicos direitos civis, como também os direitos sociais, políticos e culturais de última geração. Dedica-se à promoção dos direitos de todos os grupos sociais que constituem, nesta sociedade, alvo privilegiado de graves violações de Direitos Humanos, como aqueles discriminados em virtude de clivagens sócio-econômicas, como pobreza, origem migratória, gênero, geração, raça e etnia, opção sexual, portadores de necessidades especiais. Suas principais características compreendem esforço por cobrir todo o território nacional, prestar informações sobre leis, convenções e direitos, bem como informações úteis quanto à presença, em cada estado da Federação, de instituições, públicas e privadas, encarregadas da promoção e proteção dos Direitos Humanos. A Rede DHnet prioriza o tratamento de temas conexos, como origens históricas e deenvolvimento contemporâneo dos Direitos Humanos, educação para o os Direitos Humanos, cibercidadania, memória histórica, arte e cultura, além de dispor de uma central de denúncia. Um de seus projetos mais inovadores consiste na Enciclopédia Digital de Direitos Humanos, já em sua segunda versão, produzida sob a forma de CD-ROM. Por sua abrangência, por sua capacidade de inovação e de documentação de sua experiência, a Rede DHnet foi agraciada para o Prêmio USP de Direitos Humanos, ano 2002, na Categoria Institucional.