Como denunciar casos de discriminação, violência e assédio na USP

Se você se sente ameaçado(a) ou sofreu alguma violência ou forma de discriminação dentro do campus, por parte de aluno(a) , professor(a)  ou funcionário(a), saiba como fazer a denúncia através dos passos descritos abaixo.

Lembramos que nos casos de violência ou crime é preciso denunciar também à polícia e realizar o Boletim de Ocorrência, cuja cópia poderá ser adicionada aos autos da Sindicância apuratória aberta pela Unidade responsável.

Como denunciar?

1- Comunicar o ocorrido à Diretoria da Unidade a que o(a) denunciante está vinculado(a), oralmente ou por escrito. Essa comunicação é fundamental para que se possa instaurar um procedimento apuratório. O ideal é que a comunicação seja acompanhada do maior número de detalhes possível, inclusive com a indicação de eventuais testemunhas.

2 – Denunciar paralelamente à Ouvidoria Geral da USP;

3 – Informar a Guarda Universitária ou seguranças se você se sente ameaçado(a).

Em casos de emergência, os telefones da Guarda Universitária são: (11) 3091-3222 e (11) 3091-4222.