Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISSN 2448-1181 Universidade de São Paulo (USP) Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP)
[social name="all"]

01. Laboratório de Análise e Controle da Imagem Radiográfica Odontológica (LACIRO)

Luiz Carlos Pardini – {E-mailUSP] Currículo Lattes


página 2

PARDINI, L.C. LACIRO: Atividade de Extensino – Ensino, Pesquisa e Gestão. Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 2 (Série L): página 1, abril, 20112. ISSN 2448-1181


Laboratório de Análise e Controle da Imagem Radiográfica em Odontologia (LACIRO – FORP -USP) foi contemplado (as Pró-Reitoria de Graduação e Pró-Reitoria de Pós-Graduação) o Grupo de Pesquisa LACIRO com dois projetos: 1) Criação e Implantação da homepage “Web Site da Radiologia Odontológica” (hospedada na Home Page da FORP) com a atuação dos funcionários do Comissão de Informática e 2) Criação de Material Didático Multimídia em CD-ROM “Banco de Imagem Interativa em Diagnóstico Bucal”(BIIDB), sendo que, atualmente este “Banco de Imagem” faz parte do Conteúdo Programático da Disciplina de Teleodontologia do Curso de Odontologia (Disciplina Optativa). O Grupo de Pesquisa LACIRO tem contribuído com as atividades: 1) Graduação: Produção de Material Didático, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC); 2) Pós-Graduação (Colaboração em Dissertação de Mestrado e DoutoraDo) e 3) Extensão: Atualização, Especialização e Atendimento à Comunidade (SUS e Entidades Filantrópicas). O Grupo de Pesquisa LACIRO realiza empenho em procedimentos estabelecidos pela USP na modalidade de Extensão Universitária , junto à Pró-Reitoria de Extensão concretizando as parcerias com SEBRAE e CACEX – USP, Indústrias e Entidades de Ensino e de Pesquisa.

Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP – Vídeo Institucional), da Universidade de São Paulo (USP, Brasil) foi criado e implantado o

Em 1997 foi desenvolvida, em fase experimental (Sistema html), a Home Page do LACIRO com a colaboração voluntária dos Docentes, Funcionários, Pesquisadores e alunos do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação.

Home Pagelogolaciro0

O LACIRO visa desenvolver e aprimorar os materiais e os métodos em Diagnóstico Bucal, mediante Metodologias Pedagógicas de Ensino e de Aprendizado (Problematizadora e Construtivista) em Imagenologia Odontológica associada com os Multimeios. A Equipe de Profissionais do LACIRO (Diretório de Grupo – CNPq) tem como missão o incremento e o embasamento da produção científica que ampliam os conhecimentos técnicos e científicos conduzindo par os Métodos Avançados de Diagnóstico: Imagenologia Odontológica.

A Universidade de São Paulo (USP-Brasil) e as suas Pró-Reitoria de Graduação e Pró-Reitoria de Pós-Graduação contemplaram o Grupo de Pesquisa LACIRO com dois projetos: 1) Criação e Implantação da homepage “Web Site da Radiologia Odontológica” (hospedada na Home Page da FORP) com a atuação dos funcionários do Comissão de Informática e 2) Criação de Material Didático Multimídia em CD-ROM “Banco de Imagem Interativa em Diagnóstico Bucal”(BIIDB), sendo que, atualmente este “Banco de Imagem” faz parte do Conteúdo Programático da Disciplina de Teleodontologia do Curso de Odontologia (Disciplina Optativa).O Grupo de Pesquisa LACIRO tem contribuído com as atividades: 1) Graduação: Produção de Material Didático, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC); 2) Pós-Graduação (Colaboração em Dissertação de Mestrado e DoutoraDo) e 3) Extensão: Atualização, Especialização e Atendimento à Comunidade (SUS e Entidades Filantrópicas). O Grupo de Pesquisa LACIRO realiza empenho em procedimentos estabelecidos pela USP na modalidade de Extensão Universitária , junto à Pró-Reitoria de Extensão concretizando as parcerias com SEBRAE e CACEX – USP, Indústrias e Entidades de Ensino e de Pesquisa. Novas ferramentas virtuais facilitadoras da globalização e a divulgação dos conteúdos programáticos técnicos e científicos devem superar a “Exclusão Digital”, tendo como fator de divisor as condições sociais e econômicas, pois, o principal objetivo da Web é a capacidade da universalidade (Inclusão Digital).Neste século, existe a necessidade da interação continuada sendo fundamental a participação ativa com auxílio dos multimeios interativos – virtuais: Ensino a Distância (EaD), Ensino Presencial (EP), Estudo de Casos (Segunda Opinião), Hipertexto, Seminário, Palestra, Discussão de Casos, Teleconferência, Telessaúde, Telediagnóstico (Teleradiologia), Teleconsulta, Tele-educação, Simpósio, Debate, Exposição, Curso e Fórum de Teleodontologia sobre a Odontologia e áreas correlatas [4]. As novas ferramentas virtuais facilitadoras da globalização e a divulgação dos conteúdos programáticos técnicos e científicos devem superar a “Exclusão Digital”, tendo como fator de divisor as condições sociais e econômicas, pois, o principal objetivo da Web é a capacidade da universalidade (Inclusão Digital).


REFERÊNCIAS

1. FREIRE, P. Conscientização. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.[LINK]
2. FREIRE, P. A importância do ato de ler. 23ª ed., São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. [LINK]
3. GADOTTI, M.; FREIRE, P.; GUIMARÃES , S. Pedagogia: diálogo e conflito, 6ª ed.,São Paulo: Cortez, 1995. [LINK]
4. FREIRE, P. Política e educação, 5ª ed, São Paulo: Cortez, 2001. [LINK]


Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP), LACIRO (Laboratório de Análise de Controle da Imagem Radiográfica Odontológica – LACIRO / Diretório de Grupo ). Responsável: Prof. Dr. Luiz Carlos Pardini


Recebido: 3/3/2012 – Publicado: 1/4/2012 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISSN 2448-1181