WEB (Educação Online): Construção da Identidade Digital na FORP
♦ Juliano Pratti Mercanti – Email – Currículo Lattes ♦ Luiz Carlos Pardini – {E-mailUSP] – Currículo Lattespágina 1
◊ MERCANTI, J.P.; PARDINI, L.C. WEB (Educação Online): Construção da Identidade Digital na FORP. Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 2 (Série A): página 1, abril, 2011, ISSN 2448-1181
Arte de Educar é um “Desafio” na Educação, mas para estimular o Ensino e o Aprendizado é instituído “Home Page” como ferramenta pedagógica e Cultural com temas abrangente na atual Diversidade Científica e Educacional 1,2,].
Neste século XXI de contínua na Inclusão Educacional: Ensinar (1º. Momento). Arte de Educar reflete atitude, habilidade, conduta, procedimento (“maneira de ser“) do Educador fato amplamente consolidado por Paulo Freire.
Gestão Educadora efetiva estimula ação educacional (Ambiente Colaborativo de Aprendizagem) no Ensino Superior com ações no diálogo virtual como se fosse um “cronista” , e o educando apenas passivamente observa e escuta mas não ouve (não digere) .
Arte de Educar (Atividade de Primeiro Encontro) incentiva (Aprendizagem Significativa) e conduz o Modelo de Gestão em Educação (Odontologia), obedecendo as orientações do Conselho Federal de Odontologia – CFO). Educar (Qualidade do Ensino) promove as descobertas educacionais (cognitivo, psicomotor, ético e reflexão crítica) e incentiva a colaboração (Educação Participativa). Motivar, facilitar e despertar conduzem para Educação Transformadora, transcendendo a Literatura Educacional das “Classificações das Doenças” [3] e as orientações das condutas e procedimentos em Odontologia [4].
Arte de Educar está intimamente associada a Gestão em Estratégia Educacional, inicia-se muito antes das contextualização e implantação do Projeto Político Pedagógico (PPP). Em Odontologia a “Arte de Educar” é o motor propulsor: “Saber de Qualidade” (BRASIL, Site do MEC). Arte de Educar é foco em ações (formativa e assertiva), desperta e auxilia o Ensino Superior com avaliações periódicas (emec-Avaliador) associados aos processos comportamentais do Educando (“desejo e vontade de aprender“) com apoio das ferramentas virtuais facilitadoras (USP – FORP – PODAE – Laciro), Diretrizes Educacionais (BRASIL, 1996, 2002) estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES, 2004) atuando na globalização e divulgação da ciência (“USP – “Top Institutions“).
REFERÊNCIAS
◊ Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP), Laboratório de Análise de Controle da Imagem Radiográfica Odontológica (LACIRO / Diretório de Grupo do CNpQ) e Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação (PODAE / Diretório de Grupo do CNpQ). Responsável: Prof. Dr. Luiz Carlos Pardini. Colaborador: Juliano Pratti Mercanti (Analista de Sistemas)
Recebido: 30/12/2010 – – Parecerista: 3/1/2011 – Reformulado: 3/1/2011 – Publicado : 3/1/2011 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISSN 2448-1181