Radiologia Odontológica e Imaginologia: Foco Educacional – CFO
Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia
Publicação Anual (Suplemento: Sumário): Setembro 2011 / Série O – 1ª Oficina Online
Tema: Oficina Online (Odontologia) – Ação Educacional – Postulados Técnicos e Científicos
Eixo Educacional: Educação Profissional
♦ Luiz Carlos Pardini – {E-mailUSP] – Currículo Lattes – Informações adicionais
página 2
◊ PARDINI, L.C. Radiologia Odontológica e Imaginologia: Foco Educacional – CFO. Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 1 (Série O): página 2, setembro, 2011, Suplemento. ISSN 2448-1181
Abordagem Articular deve Interação Virtual (Incorporar e Agregar) Conhecimento Virtuais em Polo Educacional com destaque para as Mídias Interativas Educacionais.
Neste século XXI, a Arte de Educar é contínua na Inclusão Educacional: Aprendizagem Colaborativa [1,2,3,4].
Gestão Educadora efetiva estimula ação educacional (Ambiente Colaborativo de Aprendizagem) no Ensino Superior com ações no diálogo virtual como se fosse um “cronista” , e o educando apenas passivamente observa e escuta mas não ouve (não digere) .
Arte de Educar (Atividade de Primeiro Encontro) incentiva (Aprendizagem Significativa) e conduz o Modelo de Gestão em Educação (Odontologia), obedecendo as orientações do Conselho Federal de Odontologia – CFO). Educar (Qualidade do Ensino) promove as descobertas educacionais (cognitivo, psicomotor, ético e reflexão crítica) e incentiva a colaboração (Educação Participativa). Motivar, facilitar e despertar conduzem para Educação Transformadora, transcendendo a Literatura Educacional das “Classificações das Doenças” [3] e as orientações das condutas e procedimentos em Odontologia [4].
Arte de Educar está intimamente associada a Gestão em Estratégia Educacional, inicia-se muito antes das contextualização e implantação do Projeto Político Pedagógico (PPP). Em Odontologia a “Arte de Educar” é o motor propulsor: “Saber de Qualidade” (BRASIL, Site do MEC). Arte de Educar é foco em ações (formativa e assertiva), desperta e auxilia o Ensino Superior com avaliações periódicas (emec-Avaliador) associados aos processos comportamentais do Educando (“desejo e vontade de aprender“) com apoio das ferramentas virtuais facilitadoras (USP – FORP – PODAE – Laciro), Diretrizes Educacionais (BRASIL, 1996, 2002) estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES, 2004) atuando na globalização e divulgação da ciência (“USP – “Top Institutions“).
xxxxArticular deve incluir Ação Educacional Concreta em Programa de Pós-Graduação (Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da Universidade de São Paulo (USP) com foco no contemporâneo e na realidade científica e social.
Abordagem Articular deve incluir Ação Educacional Concreta em Programa de Pós-Graduação (Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da Universidade de São Paulo (USP) com foco no contemporâneo e na realidade científica e social.
Banco de Teses (Catalogo de Teses) é o formato moderno para a divulgações das áreas do saber (FORP/Pós-Graduação): Biologia Oral, Cirurgia-Buco-Maxilo, Odontologia Restauradora, Odontopediatria, Periodontia e Reabilitação Oral.
Banco de Disciplinas (Catálogo de Disciplinas) informa e orienta o Educando (Pós-graduando) para consulta no Programa de Pós-Graduação (FORP / USP): Biologia Oral, Cirurgia-Buco-Maxilo, Odontologia Restauradora, Odontopediatria, Periodontia e Reabilitação Oral.
Neste século XXI amplia-se as ferramentas educacionais em Educação no Ensino Superior com missão de diminuir ou minimizar a “dicotomia” entre o Ensino e o Aprendizado dissociado do das atividades sociais, tendo como meta a inserção do Pós-graduando (futuro profissional) na área da Saúde Bucal conhecimento e aplicações dos conteúdos programático promovendo e estimulando a ampla participação do educando [1,2,3,4].
Abordagem Articular pode ser orientada por Ação Educacional com apoio de Interatividade (“Coaching Educacional”) com profunda experiência em Educação Superior (Odontologia – PODAE – Laciro). e Programa de Pós-Graduação visando empenhar-se para ampliar os conhecimentos técnicos e científicos com ênfase na formação do profissional na área da Saúde Bucal.
REFERÊNCIAS
2. PIRES-DE-SOUZA, F.C.P; PARDINI, L.C.; PANZERI, H.; TIRAPELLI, C. Cirurgião-dentista e o código da defesa do consumidor: uma realidade? Revista ABO Nacional, São Paulo, 12(6):337-341, 2005. [Impresso].
4. ROZENDO, C.A.; CASAGRANDE, L.D.R.; SCHNEIDER, J.F.; PARDINI, L.C. Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde. Rev. latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, 7( 2): 15-23, abril 1999. [LINK].
◊ Universidade de São Paulo (USP), Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PrGra), Sistemas de Apoio à Pós-Graduação (Janus). Faculdade de Odontologia de Ribeirão (FORP) – Programas de Pós-Graduação (PgPG): Programa de Odontopediatria (Pg:Odontopediatria) / Área de Concentração (58135) / Disciplina: Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia (Código 8035743 – 05/05/2000 até é a presente data: Prof. Dr. Luiz Carlos Pardini – Docente Responsável): Conteúdo Programático ( Fórum de Discussão em Sala de Aula).
Recebido: 3/4/2011 – Parecerista: 3/4/2011 – Reformulado: 4/4/2011 – Publicado: 5/4/2011 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia
Imprimir