Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISSN 2448-1181 Universidade de São Paulo (USP) Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP)
[social name="all"]

Odontologia: Acupuntura – Noções Básicas

Maria Cristina Borsatto – {E-mailUSP] Currículo Lattes


página 2

BORSATTO, M.C.  Odontologia: Acupuntura – Noções Básicas. Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 1 (Série A): página 1, janeiro, 2011, ISSN 2448-1181


Acupuntura é um procedimento técnico (origem  oriental) que visa obter o equilibrio  Bioenergético, sendo que as . alterações deste equilíbrio poderá desenvolver alterações e as disfunções no organismo.

Acupuntura é um procedimento técnico (origem  oriental) que visa obter o equilibrio  Bioenergético, sendo que as . alterações deste equilíbrio poderá desenvolver alterações e as disfunções no organismo.A Acupuntura é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa que atua harmonizando a energia que corre dentro dos meridianos. É uma prática milenar, entretanto na Odontologia, ganhou espaço a partir de 1950.

Os primeiros estudos foram realizados na década de 50, sendo que existem várias aplicações da Acupuntura na Odontologia. Atualmente, a Acupuntura é bastante utilizada na Odontologia e deveria fazer parte do currículo das faculdades de Odontologia. 

Como proposta inovadora a Faculdade de Odontologia Ribeirão Preto (FORP / USP), tem em sua Grade Curricular  a Disciplina “Acupuntura em Odontologia” passa a fazer parte do currículo de graduação como uma disciplina optativa (DO), a partir de 2006.

Existem diversos tipos de tratamento que podem ser feitos com  indicações Acupuntura das, sendo o principal a analgesia, existindo mais de 90 trabalhos publicados comprovando sua eficácia. A Acupuntura é muito utilizada também no tratamento das dores e Disfunção Temporomandibular (DTM), na drenagem de abscesso, controle da ansiedade e do estresse do paciente, paralisia facial, controle do stress e ansiedade e controle do reflexo de regurgitação e náusea, além da utilização em pacientes especiais. No tratamento dos pacientes especiais, é possível conseguir o controle dos movimentos involuntários dos pacientes e resultados bem melhores quando eles são submetidos a sessões de 15 minutos, antes do início do atendimento odontológico. Além disso, estão sendo desenvolvidos estudos e teses em relação à atividade dos músculos faciais e a acupuntura aplicada antes e após cirurgias de molares inclusos, sendo que os pacientes tem sido submetidos a este tratamento consumiram muito menos analgésicos.

A Acupuntura contribui também, para controlar o refluxo do reflexo da  regurgitação e náuseas, para pacientes submetidos a exames radiográficos e a moldagem,sendo que esse controle é feito através da pressão em um ponto da mão denominado de Ig4. A  Acupuntura pode contribuir muito em todo tipo de tratamento de lesão bucal: paralisia facial, sensibilidade dentinária, lesão de mucosa, afta, gengivite, perioodontite, entre outras.A atuação da Odontologia e a associação da Medicina Ocidental com a Medicina Oriental, tem contribuído sobremaneira para a obtenção de melhores resultados nos tratamentos odontológicos.

Neste século de inovações tecnológicas  amplia a Arte de Educar (1,2,3,4) que está intimamente associada a Gestão em Estratégia Educacional, inicia-se muito antes das contextualização e implantação das atividades educacionais com apoio de Centro de Excelência em Educação (PODAELaciro) com base nas Diretrizes Educacionais (BRASIL, 1996, 2002) estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC).


REFERÊNCIAS

1. Freire, P. Conscientização. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.[LINK]
2. Freire, P. A importância do ato de ler. 23ª ed., São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989 [LINK]
3. Gadotti M., Freire, P. Guimarães, S. Pedagogia: diálogo e conflito, 4. ed.,São Paulo: Cortez, 1995 [LINK]
4. Freire, P. Política e educação, 5. ed, São Paulo, Cortez, 2001. [LINK]


Recebido: 13/11/2010 – Reformulado: 15/11/2010 – Publicado: 01/01/2011 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISNN 2448-1181