Odontopediatria: Dentes Decíduos – Fragmento Radicular
♦ Maria Cristina Borsatto – {E-mailUSP] – Currículo Lattes –♦ Luiz Carlos Pardini – {E-mailUSP] – Currículo Lattes
página 1
BORSATTO, M.C. ; PARDINI, L.C. Odontopediatria: Dentes Decíduos – Fragmento Radicular. Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 1 (Série A): página 1, janeiro, 2011, ISSN 2418-1181
Laudo Radiográfico (Análise Radiográfica) da incidência de fragmento radicular de Dente Decíduo que permanecem retidos, no interior do complexo Dentomaxilofacial, em pacientes jovens, é de fundamental importância para a conduta do Cirurgião – Dentista, profissional da área da Saúde Bucal [1,2,3,4]
Tem sido demonstrado na Literatura Científica a ocorrência de imagem radiográfica (Imagem Radiopaca) compatível com raiz radicular de Dente Decíduo próximo da raiz (Região Apical) do Dente Permanente (PERUCHI et al, 2000).
Estes achados radiográficos tem contribuído para a orientação dos procedimentos em Odontopediatria. Existem diversos tipos de tratamento que podem ser feitos com indicações que dependem a situação (exame clínico, exame radiográfico ) ponderando os riscos e os benefícos indicando a remoção da raiz ou o controle radiográfico) Fato a destacar é o procedimento relacionado com o Diagnóstico, Planejamento, Tratamento e Controle Radiográfico de situações clínicas (Caso Clínico) envolvendo a patologia denominada de Cisto Dentígero. .
Existe a necessidade de observância da ocorrência em Pacientes (Dentes Decíduos – Fragmento Radicular), com destaque e ênfase ao Tratamento Conservador (PERUCHI et al, 2001).
casa REFERÊNCIAS