Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISSN 2448-1181 Universidade de São Paulo (USP) Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP)
FacebookTwitterGoogle PlusYoutube

Teleodontologia: Educar para a vida profissional

Marisa Semprini {E-mailUSP] Currículo Lattes Indicador de Produção WorldCat Hindawi Google Scholar Academic Search (Microsoft) Scielo
Luiz Carlos Pardini – {E-mailUSP] Currículo Lattes Indicador de Produção Dedalus(USP) STOA (USP) Google Acadêmico ReseachGate Academic.edu WorldCat ResearchID Google Scholar Academic Seach (Microsoft) Scielo Web of Science PubMed Scopus


página 1

SEMPRINI, M; PARDINI, L.C. Abordagem Articular: Ação e Interatividade. Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 1 (Série A): página 1, janeiro, 2011, ISSN 2448-1181


Abordagem Articular (Ação e Interatividade) é uma reflexão sobre as ferramentas pedagógicas na Arte de Educar (BRASIL, e-Proinfo).

Abordagem Articular em Educação deve estabelecer as conexões naturais e mínimas existentes entre dois ou mais seguimentos educacionais (ensino e aprendizado) objetivando a diminuir ou minimizar a “dicotomia” dos conteúdos programático promovendo e estimulando a ampla participação do educando [1,2,3,4].

Ação e Interatividade em Educação Superior (Odontologia) deve estimular e despertar para Educação Transformadora, transcendendo a Literatura Educacional das “Classificações das Doenças” [3] e as orientações das condutas e dos procedimentos (Diagnóstico, Planejamento, Prognóstico, Tratamento e Controle da Doença), mas estimular o desenvolvimento das ferramentas virtuais facilitadoras (USPFORPPODAELaciro) promovendo e auxiliando os processos comportamentais do Educando (futuro profissional da área da saúde: Cirurgião-Dentista).


REFERÊNCIAS

1. BRASIL – Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. [Lei 9.394]
2. BRASIL – Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia, 2002. [Resolução CNE/CES 3]
3. World Health Organization: International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems, Tenth Revision Instruction Manual. Geneva, World Health Organization, 2004. [ICD]
4. World Health Organization. [WHO] casa