Reeducação (Odontologia): Aprendizado Baseado em Erro
♦ Luiz Carlos Pardini – {E-mailUSP] – Currículo Lattes – Indicador de Produção – Dedalus(USP) – STOA (USP) – Google Acadêmico – ReseachGate – Academic.edu – WorldCat – ResearchID – Google Scholar – Academic Seach (Microsoft) – Scielo – Web of Science – PubMed – Scopus –página 2
PARDINI, L.C. Reeducação (Odontologia): Aprendizado Baseado em Erro . Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 1 (Série R): página 2, janeiro, 2015, ISSN 2448-1181
Reeducação, no Curso de Graduação em Odontologia, ações assertivas visando o o aprimoramento do educando no Aprendizado Baseado em Erro.
Pesquisas relacionadas a Aprendizagem Baseado em Erros são relevantes e importante no Processo de Aprendizagem, para a construção da educação em Odontologia.
Conhecimento e reconhecimento aprendizagem a partir do “erro”, o aluno (educando) realiza a reflexão crítica. O “erro” contribui para ao processo de construção do ensino e da aprendizagem no processo educativo e na avaliação da aprendizagem baseada em problemas.
Reeducação em Odontologia está associado com atividades laboratoriais com a utilização de ferramentas pedagógicas simulacros da cavidade oral, tais como Articuladores (Ajustáveis e Semi-Ajustáveis), Dentes Artificiais, Manequim (Simulacro de Crânio em Resina) que contribuem em aulas na Aprendizado Baseado em Erro
Arte de Educar é contínua na Inclusão Educacional: Ensinar (1º. Momento). Arte de Educar reflete atitude, habilidade, conduta, procedimento (“maneira de ser“) do Educador fato amplamente consolidado por Paulo Freire [1,2,3,4,].
Gestão Educadora efetiva estimula ação educacional (Ambiente Colaborativo de Aprendizagem) no Ensino Superior com ações no diálogo virtual como se fosse um “cronista” , e o educando apenas passivamente observa e escuta mas não ouve (não digere) .
Arte de Educar (Atividade de Primeiro Encontro) incentiva (Aprendizagem Significativa) e conduz o Modelo de Gestão em Educação (Odontologia), obedecendo as orientações do Conselho Federal de Odontologia – CFO). Educar (Qualidade do Ensino) promove as descobertas educacionais (cognitivo, psicomotor, ético e reflexão crítica) e incentiva a colaboração (Educação Participativa). Motivar, facilitar e despertar conduzem para Educação Transformadora, transcendendo a Literatura Educacional das “Classificações das Doenças” [3] e as orientações das condutas e procedimentos em Odontologia [4].
Arte de Educar está intimamente associada a Gestão em Estratégia Educacional, inicia-se muito antes das contextualização e implantação do Projeto Político Pedagógico (PPP). Em Odontologia a “Arte de Educar” é o motor propulsor: “Saber de Qualidade” (BRASIL, Site do MEC). Arte de Educar é foco em ações (formativa e assertiva), desperta e auxilia o Ensino Superior com avaliações periódicas (emec-Avaliador) associados aos processos comportamentais do Educando (“desejo e vontade de aprender“) com apoio das ferramentas virtuais facilitadoras (USP – FORP – PODAE – Laciro), Diretrizes Educacionais (BRASIL, 1996, 2002) estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES, 2004) atuando na globalização e divulgação da ciência (“USP – “Top Institutions“).
REFERÊNCIAS