Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISSN 2448-1181 Universidade de São Paulo (USP) Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP)
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Reeducação (Odontologia): Aprendizado Baseado em Erro

Luiz Carlos Pardini – {E-mailUSP] Currículo Lattes Indicador de Produção Dedalus(USP) STOA (USP) Google Acadêmico ReseachGate Academic.edu WorldCat ResearchID Google Scholar Academic Seach (Microsoft) Scielo Web of Science PubMed Scopus


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PARDINI, L.C. Reeducação (Odontologia): Aprendizado Baseado em Erro . Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 1 (Série R): página 2, janeiro, 2015, ISSN 2448-1181


Reeducação, no Curso de Graduação em Odontologia, ações assertivas visando o o aprimoramento do educando no Aprendizado Baseado em Erro.

Pesquisas relacionadas a Aprendizagem Baseado em Erros são relevantes e importante  no Processo de Aprendizagem, para a construção da educação em Odontologia.

Conhecimento e reconhecimento aprendizagem a partir do “erro”, o aluno (educando) realiza a reflexão crítica. O “erro” contribui para ao processo de construção do ensino e da aprendizagem no processo educativo e na avaliação da aprendizagem baseada em problemas.

Reeducação em Odontologia está associado com atividades laboratoriais com a utilização de ferramentas pedagógicas simulacros da cavidade oral, tais como Articuladores (Ajustáveis e Semi-Ajustáveis), Dentes Artificiais, Manequim (Simulacro de Crânio em Resina) que contribuem em aulas na  Aprendizado Baseado em Erro     

Arte de Educar é contínua na Inclusão Educacional: Ensinar (1º. Momento). Arte de Educar reflete atitude, habilidade, conduta, procedimento (“maneira de ser“) do Educador fato amplamente consolidado por Paulo Freire [1,2,3,4,].

Gestão Educadora efetiva estimula ação educacional (Ambiente Colaborativo de Aprendizagem) no Ensino Superior com ações no diálogo virtual como se fosse um “cronista” , e o educando apenas passivamente observa e escuta mas não ouve (não digere) .

Arte de Educar (Atividade de Primeiro Encontro) incentiva (Aprendizagem Significativa) e conduz o Modelo de Gestão em Educação (Odontologia), obedecendo as orientações do Conselho Federal de OdontologiaCFO). Educar (Qualidade do Ensino) promove as descobertas educacionais (cognitivo, psicomotor, ético e reflexão crítica) e incentiva a colaboração (Educação Participativa). Motivar, facilitar e despertar conduzem para Educação Transformadora, transcendendo a Literatura Educacional das “Classificações das Doenças” [3] e as orientações das condutas e procedimentos em Odontologia [4].

Arte de Educar está intimamente associada a Gestão em Estratégia Educacional, inicia-se muito antes das contextualização e implantação do Projeto Político Pedagógico (PPP). Em Odontologia a “Arte de Educar” é o motor propulsor: “Saber de Qualidade” (BRASIL, Site do MEC). Arte de Educar é foco em ações (formativa e assertiva), desperta e auxilia o Ensino Superior com avaliações periódicas (emec-Avaliador) associados aos processos comportamentais do Educando (“desejo e vontade de aprender) com apoio das ferramentas virtuais facilitadoras (USPFORPPODAELaciro), Diretrizes Educacionais (BRASIL, 1996, 2002) estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES, 2004) atuando na globalização e divulgação da ciência (USP – “Top Institutions).


REFERÊNCIAS

1. Freire, P. Conscientização. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.[LINK]
2. Freire, P. A importância do ato de ler. 23ª ed., São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989 [LINK]
3. Gadotti M., Freire, P. Guimarães, S. Pedagogia: diálogo e conflito, 4. ed.,São Paulo: Cortez, 1995 [LINK]
4. Freire, P. Política e educação, 5. ed, São Paulo, Cortez, 2001. [LINK]