Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISSN 2448-1181 Universidade de São Paulo (USP) Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP)
FacebookTwitterGoogle PlusYoutube

Web Educação (Ação Promotora ): EaD

Luiz Carlos Pardini – {E-mailUSP] Currículo Lattes


página 1

PARDINI, L.C. Web Educação (Ação Promotora ): EaD. Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 2 (Série A): página 1, abril, 2017, ISSN 2448-1181


Web Educação (Ação Promotora) promoção da atividade educacional em EaD (Educação Superior a Distância – portal do mec) é contínua na Inclusão Educacional: Ensinar [1,2,3,4].

Neste século XXI de ampla Gestão Educadora efetiva estimula ação educacional (Ambiente Colaborativo de Aprendizagem) no Ensino Superior com ações educacionais.

Arte de Educar (Atividade de Primeiro Encontro) incentiva (Aprendizagem Significativa) e conduz o Modelo de Gestão em Educação (Odontologia), obedecendo as orientações do Conselho Federal de OdontologiaCFO). Educar (Qualidade do Ensino) promove as descobertas educacionais (cognitivo, psicomotor, ético e reflexão crítica) e incentiva a colaboração (Educação Participativa). Motivar, facilitar e despertar conduzem para Educação Transformadora, transcendendo a Literatura Educacional das “Classificações das Doenças” [3] e as orientações das condutas e procedimentos em Odontologia [4].

Arte de Educar está intimamente associada a Gestão em Estratégia Educacional, inicia-se muito antes das contextualização e implantação do Projeto Político Pedagógico (PPP). Em Odontologia a “Arte de Educar” é o motor propulsor: “Saber de Qualidade” (BRASIL, Site do MEC). Arte de Educar é foco em ações (formativa e assertiva), desperta e auxilia o Ensino Superior com avaliações periódicas (emec-Avaliador) associados aos processos comportamentais do Educando (“desejo e vontade de aprender) com apoio das ferramentas virtuais facilitadoras (USPFORPPODAELaciro), Diretrizes Educacionais (BRASIL, 1996, 2002) estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES, 2004) atuando na globalização e divulgação da ciência (USP – “Top Institutions).


REFERÊNCIAS

1. FREIRE, P. Conscientização. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.[LINK]
2. FREIRE, P. A importância do ato de ler. 23ª ed., São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. [LINK]
3. GADOTTI, M.; FREIRE, P.; GUIMARÃES , S. Pedagogia: diálogo e conflito, 6ª ed.,São Paulo: Cortez, 1995. [LINK]
4. FREIRE, P. Política e educação, 5ª ed, São Paulo: Cortez, 2001. [LINK]


Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP), Laboratório de Análise de Controle da Imagem Radiográfica Odontológica (PODAE e Diretório de Grupo do CNpQ). Responsável (2004 até a presente data): Prof. Dr. Luiz Carlos Pardini . Pesquisador Colaborador: Prof. Dr. Amadeu Rodrigues da Silva Júnior


Recebido: 30/1/2017 – Publicado: 1/2/2017  – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISNN 2448-1181