Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISSN 2448-1181 Universidade de São Paulo (USP) Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP)
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WEB Diretório de Grupo (CNPq): FORP – LACIRO

Luiz Carlos Pardini – {E-mailUSP] Currículo LattesInformações adicionais  


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PARDINI, L.C. WEB Diretório de Grupo (CNPq): FORP  – LACIRO. Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 1 (Série A): página 1, janeiro, 2011, ISSN 2448-1181


WEB Diretório de Grupo, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – “National Counsel of Technological and Scientific Development (CNPq) contém informações sobre o Pesquisador inseridos na Plataforma Lattes (Currículo: Cadastrar / Buscar / Atualização) e Diretório de Grupo (Busca / Atualização )

WEB Diretório de Grupo (CNPq) contém informações sobre o Laboratório de Análise e Controle da Imagem Radiográfica Odontológica (acrônimo LACIRO) que promove a “Articulação Educacional” (Ação e Interatividade) entre  o “Educador Pesquisador” com projetos  pedagógicos que estimule a reflexão sobre as ferramentas educacionais ampliando a Arte de Educar com destaque paras as ações construtivas dos multimeios  como instrumentos instrucionais pedagógica para o Educador e despertar para a motivação do “aprender” do Educando tendo como missão alcançar de modo equilibrado o nível de desenvolvimento desejado em harmonia com o projeto pedagógico (cognitivo e  habilidade) na formação de um aluno “futuro pesquisador”.

WEB Diretório de Grupo, do  (CNPq) disponibiliza plataforma virtual para os pesquisadores da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORPUSP)  com atuação da Equipe de Docentes Pesquisadores do  Diretório de Grupo do CNPq  – LACIRO).

Neste século XXI de inovações tecnológicas (Tecnologia da Informação – TI) observa-se a necessidade de ampliar e divulgar os conhecimentos técnicos e científicos para equacionar as considerações entre o Ensino Presencial (EP), Ensino a Distância (EaD) ou Ensino Semipresencial (“Ensino Híbrido”).  

ROZENDO et al (1999) realizaram trabalho de pesquisa que demonstrou em uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde a coleta de informações para caracterizar as práticas docentes (a nível de planejamento, execução e avaliação de atividades e de ensino-aprendizagem) utilizadas por professores de alguns cursos da área de saúde, no Brasil: Odontologia, Medicina, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Nutrição, Serviço Social e Medicina Veterinária. A amostra foi constituída por 29 professores, inscritos em uma disciplina de Didática a nível de Pós-Graduação, que responderam a um questionário composto por questões semi-abertas. As respostas obtidas apontam para uma prática de educação “bancária”, segundo a denominação de Paulo Freire, caracterizada por ênfase na transmissão de informações, cargas horárias muito grandes, pouca integração das disciplinas e aulas expositivas.

Abordagem Articular em Educação deve estabelecer as conexões naturais e mínimas existentes entre dois ou mais seguimentos educacionais (ensino e aprendizado) objetivando a diminuir ou minimizar a “dicotomia” dos conteúdos programático promovendo e estimulando a ampla participação do educando [1,2,3,4]. Ação e Interatividade em Educação Superior (Odontologia) deve estimular e despertar para Educação Transformadora, transcendendo a Literatura Educacional das “Classificações das Doenças” [3] e as orientações das condutas e dos procedimentos (Diagnóstico, Planejamento, Prognóstico, Tratamento e Controle da Doença), mas estimular o desenvolvimento das ferramentas virtuais facilitadoras promovendo e auxiliando os processos comportamentais do Educando (futuro profissional da área da saúde: Cirurgião-Dentista). Abordagem Articular pode ser orientada por Ação Educacional com apoio de Interatividade) com apoio de “Coaching Educacional” com profunda experiência em Educação Superior (Odontologia –   PODAELaciro).


REFERÊNCIAS

1. Freire, P. Conscientização. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.[LINK]
2. Freire, P. A importância do ato de ler. 23ª ed., São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989 [LINK]
3. Freire, P. Política e educação, 5. ed, São Paulo, Cortez, 2001. [LINK]
4. Gadotti M., Freire, P. Guimarães, S. Pedagogia: diálogo e conflito, 4. ed.,São Paulo: Cortez, 1995 [LINK]
5. ROZENDO, C.A.; CASAGRANDE, L.D.R.; SCHNEIDER, J.F.; PARDINI, J.C. Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde. Rev.latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, 7( 2): 15-23, abril 1999. [LINK]


Recebido: 13/11/2010 – Reformulado: 15/11/2010 – Publicado: 01/01/2011 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISSN 2448-1181