WEB Diretório de Grupo (CNPq): FORP – LACIRO
♦ Luiz Carlos Pardini – {E-mailUSP] – Currículo Lattes – Informações adicionaispágina 1
PARDINI, L.C. WEB Diretório de Grupo (CNPq): FORP – LACIRO. Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 1 (Série A): página 1, janeiro, 2011, ISSN 2448-1181
WEB Diretório de Grupo, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – “National Counsel of Technological and Scientific Development (CNPq) contém informações sobre o Pesquisador inseridos na Plataforma Lattes (Currículo: Cadastrar / Buscar / Atualização) e Diretório de Grupo (Busca / Atualização )
WEB Diretório de Grupo (CNPq) contém informações sobre o Laboratório de Análise e Controle da Imagem Radiográfica Odontológica (acrônimo LACIRO) que promove a “Articulação Educacional” (Ação e Interatividade) entre o “Educador Pesquisador” com projetos pedagógicos que estimule a reflexão sobre as ferramentas educacionais ampliando a Arte de Educar com destaque paras as ações construtivas dos multimeios como instrumentos instrucionais pedagógica para o Educador e despertar para a motivação do “aprender” do Educando tendo como missão alcançar de modo equilibrado o nível de desenvolvimento desejado em harmonia com o projeto pedagógico (cognitivo e habilidade) na formação de um aluno “futuro pesquisador”.
WEB Diretório de Grupo, do (CNPq) disponibiliza plataforma virtual para os pesquisadores da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP / USP) com atuação da Equipe de Docentes Pesquisadores do Diretório de Grupo do CNPq – LACIRO).
Neste século XXI de inovações tecnológicas (Tecnologia da Informação – TI) observa-se a necessidade de ampliar e divulgar os conhecimentos técnicos e científicos para equacionar as considerações entre o Ensino Presencial (EP), Ensino a Distância (EaD) ou Ensino Semipresencial (“Ensino Híbrido”).
ROZENDO et al (1999) realizaram trabalho de pesquisa que demonstrou em uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde a coleta de informações para caracterizar as práticas docentes (a nível de planejamento, execução e avaliação de atividades e de ensino-aprendizagem) utilizadas por professores de alguns cursos da área de saúde, no Brasil: Odontologia, Medicina, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Nutrição, Serviço Social e Medicina Veterinária. A amostra foi constituída por 29 professores, inscritos em uma disciplina de Didática a nível de Pós-Graduação, que responderam a um questionário composto por questões semi-abertas. As respostas obtidas apontam para uma prática de educação “bancária”, segundo a denominação de Paulo Freire, caracterizada por ênfase na transmissão de informações, cargas horárias muito grandes, pouca integração das disciplinas e aulas expositivas.
Abordagem Articular em Educação deve estabelecer as conexões naturais e mínimas existentes entre dois ou mais seguimentos educacionais (ensino e aprendizado) objetivando a diminuir ou minimizar a “dicotomia” dos conteúdos programático promovendo e estimulando a ampla participação do educando [1,2,3,4]. Ação e Interatividade em Educação Superior (Odontologia) deve estimular e despertar para Educação Transformadora, transcendendo a Literatura Educacional das “Classificações das Doenças” [3] e as orientações das condutas e dos procedimentos (Diagnóstico, Planejamento, Prognóstico, Tratamento e Controle da Doença), mas estimular o desenvolvimento das ferramentas virtuais facilitadoras promovendo e auxiliando os processos comportamentais do Educando (futuro profissional da área da saúde: Cirurgião-Dentista). Abordagem Articular pode ser orientada por Ação Educacional com apoio de Interatividade) com apoio de “Coaching Educacional” com profunda experiência em Educação Superior (Odontologia – PODAE – Laciro).
REFERÊNCIAS
Imprimir